17 FILMES PARA VOCÊ VIAJAR E MATAR AS SAUDADES DO RIO NESSA QUARENTENA

Saudades de passear pelo Rio.

Enquanto estamos de quarentena, o ócio muitas vezes pode nos deixar sem saber o que fazer. E ao invés de ficar ligado nas notícias que de fato não são nada animadoras, podemos prestigiar a cultura, a arte e principalmente a Brasileira. E foi por isso que eu separei 16 filmes para você viajar e matar as saudades do Rio nessa quarentena. O último é um bônus surpresa.

Que o Rio é cenário de novelas e filmes não é novidade para ninguém né?

Por esse motivo, nada mais justo que matar as saudades(para nos cariocas) enquanto estamos de quarentena e não podemos circular por aí relembrar os cantinhos dessa cidade tão cinematográfica, principalmente naqueles momentos que estamos sem saber o que fazer. Mas pensando também nos que ainda não conhecem viajar mais um pouquinho nesses cenários belíssimos. Afinal, quando essa quarentena acabar e podermos voltar a viajar, o legal será dar mais oportunidades para movimentarmos a nossa economia. São muitos filmes, muitos cenários e ficou bem difícil escolher, mas vai aqui à lista dos filmes que me fazem suspirar e viajar.

Essa lista conta desde clássicos, ganhadores de Oscar e para comemorar quando a quarentena acabar um filme que ainda vai estrear nos cinemas brasileiros. Então vamos a lista então que separei.

1- Cidade de Deus

Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970, dois rapazes seguem caminhos diferentes. Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar, e Zé Pequeno é um ambicioso traficante.

Data do lançamento: 30 de agosto de 2002 (Brasil)

Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund

Elenco: Leandro Firmino, Alice Braga, Alexandre Rodrigues, Seu Jorge, Phellipe Haagensen

Gênero: Drama



2- Tropa de Elite

O capitão da força especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro treina dois recrutas novatos para que possam sucedê-lo.

Data de lançamento: 5 de Outubro de 2007 (Brasil)

Direção:José Padilha

Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Maria Ribeiro

Gênero: Policial, Ação



3- Era uma Vez

Um garoto da favela que trabalha num quiosque de uma prestigiosa praia do Rio de Janeiro se apaixona pela filha de um milionário. Eles seguem o romance apesar das objeções do pai da menina.

Data de lançamento: 25 de julho de 2008 ( Brasil)

Direção: Breno Silveira

Elenco: Thiago Martins, Vitória Frate, Rocco Pitanga, Cyria Coentro

Gênero: Drama, Romance



4- Rio

Capturada por contrabandistas de animais quando tinha acabado de nascer, a arara de nome Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada feliz em Minnesota, nos Estados Unidos, com sua dona, Linda. Blu pensa que é a última arara de sua espécie, porém quando descobrem que Jewel, uma fêmea, vive no Rio de Janeiro, Blu e Linda vão ao seu encontro. Os contrabandistas capturam Blu e Jewel, mas as aves escapam e começam uma aventura arriscada rumo à liberdade.

Data de lançamento: 8 de Abril de 2011 (Brasil)

Direção: Carlos Saldanha

Elenco/Vozes: Jessé Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro

Gênero: Animação



5- E aí, Comeu?

Três amigos passam por fases em seus relacionamentos. Fernando tenta lidar com um divórcio, enquanto Honório desconfia da traição de sua mulher e Afonsinho quer vencer seu bloqueio com namoros.

Data de lançamento: 20 de junho de 2012 (Brasil)

Direção: Felipe Joffily

Elenco:

Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira, Emílio Orciollo Neto, Dira Paes

Gênero: Comédia



6- Avassaladoras

A vida profissional de Laura vai muito bem, ao contrário de sua vida amorosa. Desde que foi traída pelo namorado, ela ainda não conseguiu encontrar o homem ideal. Disposta a acabar com essa situação, Laura pede ajuda a uma agência de casamentos.

Data de lançamento: 2002 (Mundial)

Direção: Mara Mourão

Elenco: Giovanna Antonelli, Caco Ciocler, Reynaldo Gianecchini, Ingrid Guimarães

Gênero: Comédia, Romance



7- Como ser Solteiro

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, um jornalista que tem dificuldades para se aproximar de mulheres recebe conselhos de um amigo, um típico garotão de praia, que costuma se dar bem com o sexo oposto. Ele conhece uma jovem solitária e consequentemente os dois passam a noite juntos. Porém, seu orientador o aconselha a desaparecer por duas semanas e procurar outras mulheres. Com isso, a jovem acaba se aproximando do guru sexual do jornalista e a confusão está armada.

Data de lançamento: 30 de janeiro de 1998 ( Brasil)

Direção: Rosane Svartman

Elenco: Antonio Pitanga, Fernando Gabeira, Cássia Linhares

Gênero: Comédia



8- Loucas para Casar

Malu, 40 anos, tinha a vida perfeita até se apaixonar por Samuel, o homem ideal. Após três anos de namoro com ele, nada de pedido de casamento. Um dia, ela percebe que estão faltando camisinhas no estoque dele. Desconfiada, Malu contrata um detetive particular e descobre que Samuel tem, não só uma, mas duas amantes. Resta saber quem ele vai levar para o altar: Malu, Lúcia, uma dançarina de boate, ou Maria, uma religiosa fanática.

Data de lançamento: 1 de janeiro 2015 (Brasil)

Direção: Roberto Santucci

Elenco: Ingrid Guimarães, Marcio Garcia, Tatá Werneck

Gênero: Comédia



9- Vai que Cola

Valdomiro Lacerda dá um golpe e, para fugir da polícia, acaba se escondendo na pensão de Dona Jô, que fica no subúrbio do Rio de Janeiro. Seu ex-sócio tem um plano para Valdo recuperar sua cobertura de frente para o mar no Leblon, porém a turma do subúrbio vai junto e com isso apronta muita confusão no bairro mais caro do Brasil.

Data de lançamento: 1 de outubro de 2015 (Brasil)

Direção: César Rodrigues

Elenco: Samantha Schmütz, Marcus Majella, Emiliano D’Ávila, Cacau Protásio, Paulo Gustavo

Gênero: Comédia



10- Menino do Rio

Ricardo, um surfista carioca, envolve-se com uma garota rica da alta sociedade que consequentemente guarda um segredo sobre o seu passado. Porém, para viverem o seu romance, antes de tudo eles precisam enfrentar o preconceito da família dela e o tumulto criado por seu ex-noivo.

Data de lançamento: 14 de janeiro de 1982 (Brasil)

Direção: Antônio Calmon

Elenco: André de Biase, Cláudia Magno, Ricardo Graça Mello, Nina de Pádua, Cissa Guimarães, Claudia Ohana

Gênero: Aventura



11- Cazuza – O Tempo não Para

A história de Agenor, conhecido como Cazuza, um jovem talentoso que sempre quis aproveitar ao máximo todas as emoções da vida. O filme mostra a trajetória de Cazuza, desde seus tempos com a banda Barão Vermelho até sua carreira solo como cantor e compositor. O longa-metragem exibe ainda a luta do artista contra a aids.

Data de lançamento: 11 de junho de 2004 (Brasil)

Direção: Sandra Werneck, Walter Carvalho

Elenco: Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Leandra Leal, Reginaldo Faria, Andréa Beltrão

Gênero: Drama Biográfico



12- Sexo, Amor e Traição

Inicialmente conta a história de dois casais que lidam com seus problemas matrimoniais. Além disso eles precisam lidar com a chegada de pessoas importantes do seu passado. Com isso vai rolar muita confusão.

Data de lançamento: 1 de janeiro de 2004 (Brasil)

Direção: Jorge Fernando

Elenco: Alessandra Negrini, Betty Faria, Caco Ciocler, Fábio Assunção, Heloísa Périssé, Malu Mader

Gênero: Comédia



13- Central do Brasil

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste a fim de ir em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Data de lançamento: 3 de abril de 1998 (Brasil)

Direção: Walter Salles

Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira

Gênero: Drama



14- Desenrola

A jovem Priscila se acha uma garota normal demais. Ela aproveita a viagem de sua mãe e decide que vai dar um jeito na sua caretice. Entre as muitas mudanças que pretende promover na sua vida, perder a virgindade parece ser uma das prioridades.

Data de lançamento: 2011 (Mundial) Direção: Rosane Svartman

Elenco: Olívia Torres, Lucas Salles, Juliana Paiva, Kayky Brito

Gênero: Comédia Romântica



15- Qualquer Gato Vira Lata

Depois de ser desprezada pelo namorado mimado e mulherengo, Tati busca maneiras de reconquistá-lo. Para isso, ela procura Conrado, um professor de biologia que defende uma polêmica tese sobre as conquistas afetivas humanas e as atitudes dos animais.

Data de lançamento: 10 de junho de 2011 (Brasil)

Direção: Tomás Portella, Daniela De Carlo

Elenco: Cleo Pires, Dudu Azevedo, Malvino Salvador, Rita Guedes.

Gênero: Comédia Romântica



16- De Pernas Para o Ar

Após ser abandonada pelo seu marido João e demitida de seu emprego, Alice fecha uma parceria com Marcela, sua vizinha e dona de uma loja de artigos eróticos.

Data de lançamento: 25 de dezembro de 2010 (Brasil)

Direção: Roberto Santucci

Elenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula, Rodrigo Candelot

Gênero: Comédia



E para terminar e comemorar a nossa volta as ruas assim que a quarentena tiver fim, com o intuito de voltarmos as nossas vidas, em breve nos cinemas, um filme que ia ter estreia agora em Abril de 2020 mas teve sua estreia adiada e ainda sem data.

17- De perto ela não é Normal

Pressionada por todos, Suzie, aos 40 anos, se afastou completamente da menina sensível e criativa que foi na infância. Agora, anos depois e coberta por diversos arquétipos da mulher perfeita, ela inicia uma longa busca por si mesma.

Data de lançamento: Não confirmada

Direção; Cininha de Paula

Elenco: Suzana Pires, Cristina Pereira, Marcos Caruso, Marcelo Serrado

Gênero: Comédia



Considerações dessa quarentena

Pois é galera, inesperadamente a humanidade foi pega de surpresa e apesar de estarmos em quarentena e às vezes ficarmos sem saber o que fazer, e com isso surgem milhares de dicas com o intuito de aproveitarmos melhor esse momento. Porém, a verdade é que não precisamos nos cobrarmos ou ficarmos chateados diante de milhares de opções. Antes de mais nada, acredito que essa quarentena veio para nos ensinar a viajarmos um pouquinho mais para o lugar que mais importa — que é o nosso interior.

Diante disso, faça dessa quarentena o seu momento, não se sinta na obrigação de assistir os milhares de filmes, realizar todos os cursos e entre outras infinitas de opções que nos foi dada de como devemos fazer. É provável que isso nos faça ficar mais ansiosos e com isso gerar frustrações. Ou seja: aproveite da maneira que lhe for mais confortável para que isso passe da melhor forma possível.

Grande Beijo,

Karol Teles

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!

#quarentena #viajar #dicasdefilmes #dicas #riodejaneiro #filmes

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram