6 Motivos para conhecer o Outono/Inverno no Rio de Janeiro.

Viva o Rio de Janeiro

Um Rio de Janeiro com praias mais vazias, dias de sol, curtir um climinha de montanhas no mesmo destino e de quebra aproveitar bem mais o destino. Essa é a essência carioca nessa época.

Passeios ao ar livre mais fresquinhos

Sem dúvidas o Outono é uma das minhas estações preferidas. Principalmente se falando de Rio de Janeiro, que é o lugar onde eu moro. Porém há controvérsias, existe os que gostam e outros que não, mas faz parte da vida né? Eu curto bastante já que a cidade fica relativa mais vazia. Com isso parece que a sua identidade meio que volta ao lugar.

Mesmo fora do Rio de Janeiro, eu particularmente curto muito viajar para os lugares fora de alta estação. Desta maneira além dos preços ficarem mais baixos eu acho que consigo aproveitar mais o local. E com isso o turista recebe uma atenção melhor, afinal os restaurantes não estão aquela loucura. Inclusive podemos negociar melhor os passeios e assim por diante. Por outro lado, cidades turísticas mesmo fora da estação sempre são movimentadas, faz parte.

A princípio tem muita gente que acredita que só vale a pena vir ao Rio de Janeiro no Carnaval e Réveillon ou ainda no período do verão, o que de fato é um desperdício não dar o devido valor para o Outono ou Inverno.

Um inverno com cara de verão

Se por acaso você só tenha disponível esse período, não precisa achar que não irá valer a pena. Realmente pode acontecer de seus dias coincidirem com uma frente fria e com isso sua viagem fique um pouco mais restrita, mas para sua alegria, normalmente os dias chuvosos não são prolongados.

Certamente, mesmo nublado e com um friozinho da para sair e passear pela cidade, mesmo sem aproveitar aquele praião, mas eu te digo: até frio e nublado o Calçadão de Ipanema e Copacabana ficam bem movimentados.

Afinal não tem jeito ,turista tem aproveitar de qualquer forma, e já estar viajando, curtinho um lugar e um clima diferente é bom, então não fica triste se caso suas datas tenham caído em dias chuvosos e com frio, mesmo a gente sabendo que chuva com praia não combinam.

Mirante dona Martha


Pôr do sol de inverno

O Rio de Janeiro é uma cidade que faz calor o ano todo. E por sinal para nós cariocas quando os termômetros apontam temperaturas a baixo de 20 graus, para nós é um inverno rigoroso, e com isso aproveitamos para colocar os casacos, botas, cachecol para fora do armário. Certamente preparem-se para ver os cariocas em estilo europeu em pleno inverno carioca. De certo para pessoas que estão acostumadas com frio não entendem nada, mas com essas temperaturas mais baixas temos certezas que vamos congelar rs.

Já falei bastante, agora vamos ao que interessa.

Vou listar 6 motivos para você fazer aquela visitinha básica por aqui. Inegavelmente existem muito mais motivos, mas seremos objetivos não é mesmo?

1º motivo – Praias mais vazias

Um dia de domingo


Calcadão de Copacabana

Nossa senhora das praias lotadas, vocês têm noção do que é uma praia aos fins de semana? Não tem lugar para estender a canga, a disputa por um metro quadrado é intensa.

Uma vez eu estava na praia com uns amigos e estava tão cheio, que consequentemente uma canga fica grudada na outra, aí um outro amigo chegou e cumprimentou um pessoal que estava ao nosso lado, sendo que nem ele e nem nós conhecíamos, ele achou que estavam com a gente. Conclusão: todos rimos muito.

Entretanto para aquelas pessoas que curtem uma badalação, podem achar um pouco diferente o clima do Verão carioca quando as praias são cheias todos os dias, mas eu sinceramente amo quando elas estão mais vazias e consequentemente posso estender a minha canga com uma distância maior das pessoas. Alías, por eu gostar de uma praia mais tranquila posso dar uma dica de verão, vá a praia cedo se quiser ter mais tranquilidade.

2 º motivo – As cores do Outono são lindas

As cores de um amanhecer de inverno em Copacabana

O entardecer…


vai ficando mais lindo e mais rosado.

A princípio, eu preciso falar para vocês da paisagem nessa época. Para mim é quando a cor do mar fica mais linda. Eu sou vidrada em natureza e embora morando aqui, vou todos os dias apreciar o mar e nessa época a cor dele fica incrível, clarinho e verdinho. Vocês não tem noção das piscinas que se formam por conta das ressacas. Quando a frente fria chega, o mar fica agitado e sempre acaba pegando grande parte da areia, e com toda a certeza um outro espetáculo da natureza. E com resultado, quando a ressaca vai embora, formam-se piscininhas clarinhas e verdinhas, é muito lindo, um espetáculo que só essa época pode proporcionar.

De fato o bom do Rio é esse, temos 3/4 dias de frentes frias e logo depois sol para poder aproveitar a beleza o que a ressaca deixou.

Após uma ressaca


O Mar recuou as piscininhas se formaram.

Se eventualmente você não consiga aproveitar o sol, coisa que eu acho difícil, porém acontece dos seus únicos 3 dias coincidam com a chuva. O negócio é partir para passeios mais culturais e barzinhos, vou separar algumas dicas no final do post. Porque de certo quando chove o carioca se esconde, frio e chuva então o Netflix e edredom viram ponto turístico, a rua fica deserta mesmo.

3º motivo – Preços mais baratos

Quer coisa melhor que essa?

Inegavelmente essa é a parte mais interessante. Primeiramente podemos investir em uma acomodação mais confortável por exemplo, já que os preços por aqui são mais salgados mesmo. Sabe aquela cadeirinha na praia que no verão custa R$15,00? Então… no inverno ela custa R$5,00. E consequentemente a caipirinha também fica com um precinho especial.

4º motivo – Melhor Qualidade nos serviços

Como o movimento fica mais tranquilo consequentemente a qualidade dos serviços acaba melhorando, e acaba que nos restaurantes você não fica esperando horas até a sua bebida chegar, logo o atendente pode te da uma atenção melhor e a comida fica mais caprichada também.

5º motivo – Temperaturas mais amenas

Arpoador

O Rio no verão podemos ter a sensação de 50 graus em alguns bairros como Bangu e lá podemos fritar um ovo no asfalto.

Visitar os pontos turísticos nessa época é um ponto alto. Normalmente os pontos turísticos são todos abertos e aqui mesmo sendo 8hs da manhã é um calor brabo. Antes de mais nada, pensa que beleza poder aproveitar a beleza do lugar sem derreter. Porque sem brincadeiras gente, não estou colocando sardinha para o Rio não, mas que lugar lindo viu! Mesmo com todos os probleminhas.

6º motivo – A serra é logo ali

Uma pousadinha em Araras- Petropólis.


Bem climinha de Montanha.

Ter praia e serra em mesmo destino e um tão perto do outro, são coisas do Rio.

Sendo assim, essa seria uma das opções caso os seus dias no Rio tenha entrado naquela frente fria. Mesmo sendo de última hora consegue -se uma boa hospedagem. Por exemplo em Petrópolis a Cidade Imperial que fica uns 70 km saindo da Zona Sul do Rio.

Tomar um vinho, curtir uma lareira, chocolate quente com climinha de montanhas em uma pousadinha bem linda é incrível né? Eu falei Petrópolis mas a nossa Serra aqui tem outras opções, Visconde de Mauá, Teresópolis, Lumiar, assim como outras Cidades. Normalmente nessa época, esses lugares possuem festivais de inverno bem legais, de fato vale a pena dar uma olhada na programação antes de comprar a passagem. Na verdade essa é uma dica que independente da época ou do lugar que se vá é bom dar um check e ficar de olho nos feriados, dias que pontos turísticos abrem e fecham também.

Então! Vale ou não vale a pena? E se as suas datas coincidirem com dias chuvosos e frios? Gente, isso pode acontecer independente da época em qualquer lugar que se vá né? De certo que quando chove os passeios ao ar livre ficam limitados, mas aproveite o que der para aproveitar.

E lá vão algumas dicas

A verdade é que com chuva não é muito agradável caminhar por aí, sejamos honesto. Porém quando estamos viajando a história muda um pouco. E o que podemos fazer é partir para os programas mais culturais, o Rio vai muito além de praias bonitas, tem uma história e uma arquitetura linda.

Um dia mais cult

Conhecer o Centro do Rio de Janeiro é super bacana, além dos passeios culturais é legal para comprar coisinhas.

A Rua da Alfândega, mais conhecida como Saara é um Shopping a céu aberto, lá é onde o Carioca vai quando quer comprar com preços mais em conta, encontramos de tudo um pouco, desde fantasias para o Carnaval á produtos para casa.

Do mesmo modo que eu não poderia de deixar de falar da Uruguaiana. Sabe aquele lugar onde podemos encontrar tudo eletrônico? Então é lá que você á principio encontrará, porém a procedência é duvidosa, muita coisa falsificada, mas o passeio vale. Porém é só ficar atento para não ir aos domingos, além do comércio estar fechado, tem a questão de segurança, o ideal e de Segunda a Sexta.

Posteriormente, você podera1 conhecer o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e além disso tomar um café bem gostoso na tradicional Confeitaria Colombo.

Os Museus são uma boa pedida também, como o Museu do amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu Natural da História.

Museu do Amanhã


E para terminar, vou dar a dica de uma agência de turismo, a Heli Tours Turismo na qual eu conheço o dono. O nome dele é Eraldo e ele faz diversos passeios aqui pelo Rio, desde Transfer até bate e volta para Região dos Lagos. Vale a dica.

http://www.helitoursturismo.com.br

E para terminar, aquele amanhecer em um dia de inverno que mais parecia verão. Esse é o nosso inverno com carinha de verão.

Um beijo Karol Teles

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!

#Destinodeinverno #RiodeJaneironoinverno

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram