Barra da Tijuca – Praias, trilhas, restaurantes e muitas atrações!

Surpresas por todos os cantos

Quando pensamos no Rio de Janeiro, o bairro da Barra da Tijuca não é a primeira opção que nos vem a cabeça. Porém existem belezas e atrações que não podem de maneira alguma ser esquecidas ou riscadas do roteiro de quem visita o Rio de Janeiro. Por muitos anos o bairro da Barra da Tijuca teve um acesso mais difícil e era considera longe para maioria dos cariocas e turistas.

Porém hoje há diversas maneiras para se chegar ao bairro e até mesmo o metrô facilita esse transporte para os cariocas e turistas. Ok, Cris! Mas o que tem de legal na Barra da Tijuca?

É na Barra da Tijuca que ficam praias lindíssimas, o pantanal carioca e as trilhas mais concorridas do Rio de Janeiro. Também é na Barra da Tijuca que a noite ferve e os restaurantes nos deliciam. É nesse bairro que rolam os shows e atrações para todos os gostos, faz a alegria de todos!


A Barra é um bairro sensacional!

Desde muito novinha a Barra da Tijuca me encantava, meus pais sempre passeavam conosco pelo bairro. Com suas avenidas largas e prédios modernos. Brincávamos que era um pedacinho dos EUA no Brasil! Com muitos letreiros, shoppings gigantescos, condomínios fechados e avenidas enormes, não é bem o Rio que imaginamos quando fazemos uma imagem da cidade.



Praia da Barra da Tijuca

É na Barra da Tijuca que fica a maior praia carioca, com seus 14,4 Km de belezas até chegar ao Recreio dos Bandeirantes.


Entretanto existe uma reserva ambiental na praia da Barra, onde chamamos carinhosamente de praia da Reserva e neste pedaço não há calçadão, fica no trecho a partir da Avenida Ayrton Senna. Logo em seguida a Praia da Reserva, encontramos um dos mais badalados quiosques da região está ali.

Praia, agito e azaração

Mas se você quer mesmo curtir a praia em um point agitado, prefira o início da Barra da Tijuca onde fica a famosa barraca do Pepê que pertencia ao campeão mundial de voo livre, quem dá o nome a esse pedaço da praia, símbolo da juventude e de gente bonita. Ali perto também é fácil encontrar a galera que curte voar baixo com as pranchas em seus kites surf.

A praia da Barra da Tijuca é perfeita para praticar esportes, com vento predominantemente forte e areia com boa extensão. Mas não vá achando que o burburinho da praia da Barra se resume ao dia, muitos quiosques e bares tem iluminação especial junto com musiquinha gostosa a noite! Ideal para aproveitar 24 horas desse bairro agitado.

Praia da Reserva

Como falei, a praia da Reserva, fica logo depois da Praia da Barra, do ladinho da Praia do Recreio. É uma área de proteção ambiental, onde não há calçadão e os quiosques estão quase dispensados.


Lagoa de Marapendi o Pantanal Carioca

Mas não é só na praia que encontramos diversão na água! Na Lagoa do Marapendi, é possível brincar e falando em esportes aquáticos, existem boas opções para quem curte água além da praia. Como por exemplo as brincadeiras como o Flyboard ou até mesmo travessias que vão até as Ilhas Tijucas

Há uma comparação com as terras inundadas do Pantanal, apelidada de pantanal carioca, existe até uma balsa que faz o passeio pela lagoa nos mostrando o que a natureza tem de melhor.



Trilhas

Muitas trilhas começam próximas ao bairro da Barra, e se você curte uma boa adrenalina vai adorar! Tem trilhas de intensidade leve, modarada e bem hard core!

Com certeza já ouviu falar da Pedra da Gávea não é mesmo? É uma trilha bem pesada do Rio de Janeiro, porém uma das mais bonitas também, são 844 m de altura com uma carrasqueira no meio que acabou dando a fama de trilha mais pesada da cidade!

Normalmente se leva 3 horas de subida e requer muito condicionamento físico, nenhum medo de altura e coragem rs A Pedra da Gávea também é conhecida por ser o maior bloco de pedra a beira mar, no MUNDO!


Porém se você não curtir escaladinhas e gelar só de ouvir falar do nome carrasqueira, relaxe! Ainda dá para curtir outras trilhas como a Pedra Bonita por exemplo, que alias é LINDA!

Dali é possível ficar de frente para a cabeça do gigante que tem na Pedra da Gávea. A vista também é deslumbrante e a subida muito mais tranquila. Se quiser saber todos os detalhes desta trilha, clique aqui e desfrute dessa beleza.

Um pouco da história do Bairro da Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca originalmente era cheia de alagadiços e imprópria para plantio, o que retardou a ocupação da região. Só em meados do século XX que começou a ser ocupada por pescadores. Já a ocupação que conhecemos hoje, iniciou-se pelas extremidades, nos conhecidos sub-bairros, Barrinha e Jardim Oceânico.

Um dos grandes marcos do desenvolvimento do bairro veio no governo de Negrão Lima. Que junto com o urbanista Lúcio Costa fizeram um belo trabalho urbanístico para Barra da Tijuca. Por sinal, Lúcio Costa é o nome de uma das avenidas mais importantes da Barra, está aí motivo.

Se você notar bem, a Barra da Tijuca tem avenidas grandes, com espaços abertos, o que torna o bairro diferente de todo Rio de Janeiro. O Plano Piloto da Barra da Tijuca, data de 1969. É e é similar ao Plano Piloto de Brasília, tendência na época, criada pelo urbanismo racionalista.

Em seguida, no ano de 1970, foi construída a autoestrada Lagoa-Barra que uniu a Barra a Zona Sul de uma maneira muito mais rápida. Nesse mesmo período começaram a aparecer os grandes condomínios da barra, conhecidos pela sua grandiosidade até hoje! Cada condomínio desse, é um verdadeiro mini bairro.

Mais acessibilidade

Graças aos jogos olímpicos, o metrô, ligado ao sistema BRT de faixas exclusivas faz o bairro ficar bem mais acessível.

Por falar nisso, uma das regiões que mais ganharam destaque foram os arredores do parque olímpico, que ganhou novos hotéis de bandeiras reconhecidas internacionalmente, alimentando também a demanda para os negócios, já que os escritórios estão cada vez mais migrando do centro da cidade para essa próspera região.

Então vale a visita e até mesmo um pernoite em seus hotéis chiques e com preços bastante atraentes. Eu recomendo!

Não deixe de deixar seu comentário =)

Não deixe de seguir a gente no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!

#ondeficar #lagoabarra #bairrodabarra #Comoé #barradatijuca #brasil #comoir #hotel #bairrodabarradatijuca #história #urbanismo #blogdeviagem #hotéisnabarra #barra #restaurante #ondeir #praiadabarra #metrobarra #praiadopepe #praias #rio #shopping #acessibilidade #oquefazer #ondecomer #comochegar #avenidaluciocosta #praia #praiadareserva #restaurantes #comocomeçou #olegariomaciel #RiodeJaneiro

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram