Belmonte a cidade de Pedro Álvares Cabral

Uma feliz descoberta: Belmonte

Vamos viajar por mais uma Aldeia Histórica de Portugal? Garanto-te que desta vez ela é mais que especial: Belmonte, a cidade de Pedro Álvares Cabral!

Sua atmosfera medieval se conserva até hoje com as construções feitas de pedra em uma linda paisagem. Mas não são só as belas construções de Belmonte que chamam a atenção e sim as enormes referências ao Brasil, que existem por toda aldeia. Bandeiras de Portugal e do Brasil se dividem por todo cenário.

Museu dos Descobrimentos em Belmonte

O Museu dos Descobrimentos é incrível! Simplesmente brutal, com suas dezesseis salas totalmente interativas. É possível viajar junto com Pedro Álvares Cabral até o descobrimento do Brasil, e fazer todas as etapas da aproximação dos portugueses com os índios.

Mas o Museu não mostra só a História de 1500. Vai além apresentando a música e cultura do Brasil. É uma delicia conhecer ou matar um pouquinho da saudade do Brasil nessa viagem.

Castelo de Belmonte

E se conhecemos um pouco mais do descobrimento do Brasil é hora de conhecer um pouco mais do descobridor. O Castelo de Belmonte fica no Morro da Esperança, a 650 metros de altura, e de onde conseguimos ver a bela paisagem com toda a Aldeia aos seus pés. Além disto, o Castelo de Belmonte conta a história de Pedro Álvares Cabral e sua família em uma exposição permanente. É uma construção inicialmente militar. Mais tarde, séculos depois, se tornou a residência da família Cabral. No século XVII foi abandonado, devido um incêndio em seu interior. Ainda bem que o incêndio não acabou com tudo, e algumas ruínas estão de pé! Conseguimos ver até hoje, as janelas no estilo manuelino.

Belmonte tem diversas atrações para serem visitadas, como: a Igreja de Santiago ou até mesmo o Panteão dos Cabrais onde estão as cinzas de Pedro Álvares Cabral e seus pais.

Entretanto, não é só sobre o descobrimento que Belmonte nos ensina. Também é possível ver todos processo de fabricação do azeite, outro tesouro português, e no final degustar um pouco das delicias com direito a biscoito de azeite e tudo.

Museu Judaico

Outro ponto muito conhecido em Belmonte é o Museu Judaico. Apesar da forte perseguição à comunidade judaica conseguiram, em segredo, preservar suas tradições e rituais em Belmonte. O museu está recheado de objetos utilizados em segredo ao longo dos anos. Belmonte encanta e ensina. É uma linda visita! Com mil e uma atividades. Aproveite! Veja também a Sinagoga Bet Eliahu, Antigos Paços de Concelho e Pelourinho, estátua de Pedro Álvares Cabral e o Ecomuseu do Zêzere.

Centum Cellas

As ruínas da Torre de Centum Cellas não fica exatamente em Belmonte, mas sim em seus arredores. Entretanto é um monumento que não pode ser descartada a visita, sua atmosfera misteriosa chama a atenção. A Centun Cellas também é conhecida por “Torre de São Cornélio”, e seu passado é misterioso. Acredita-se que pode ter sido um templo, acampamento romano, ou então uma prisão. O que foi ao certo não sabemos, mas sem dúvidas amamos passar algumas horas por lá, imaginando o passado e pulando entre as pedras. Sua localização é em uma área particularmente fértil e próxima da confluência da Ribeira de Gaia com o Rio Zêzere. Foi uma uma ótima maneira de terminar nossa viagem.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Em nosso canal do YouTube também tem muiiita dica e viagem legal. E claro por aqui sempre traremos novidades, fique ligado no Cris pelo Mundo

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram