Bergen com criança – Um passeio mágico na cidade dos trolls

Noruega em família é diversão na certa! Bergen com criança é uma grande aventura pela história Viking

Viajar para Noruega em família é mergulhar em um conto de fadas, principalmente se você vai para Bergen com criança. Há trolls por todos os lados, a história Viking está latente e as montanhas que brotam do mar fazem um cenário único, os tão famosos fiordes.

Bergen é a porta de entrada para os fiordes noruegueses, além de ser uma ótima opção para quem quer conhecer o início da história da Noruega. Principalmente por ser possível ver até hoje casinhas de madeira, da época que Bergen ainda era a capital do país. Este posto passou para Oslo em 1299, entretanto Bergen ainda é a segunda maior cidade da Noruega. História e natureza estão completamente imersos à Bergen, mas a diversão em família também está presente! Nosso pequeno se esbaldou no museu de ciência, aquário e nossos passeios pela cidade! Então já pega a caneta e anota várias dicas para fazer em Bergen com criança.


Bergen no Inverno


Nós fomos à Bergen no inverno, e apesar de ser uma cidade chuvosa, acaba por ser um pouco mais quente que a capital Oslo. Em nenhum dos dias que estávamos lá, pegamos temperaturas negativas, enquanto em Oslo estava mais ou menos – 5 graus.

Saíamos sempre com casacos impermeáveis e estávamos prontos para o que der e vier!

Bergen é uma das cidades mais chuvosas do mundo, com média de 250 dias chuvosos por ano! Mas calma, que mesmo que ocorra chuva, dá para aproveitar bem o dia. Entretanto vale olhar os museus que você quer visitar, nesta época muitos deles estão fechados, e os parques não estão tão floridos como nas outras épocas.

O lado positivo de ir a Bergen no inverno, é ver uma paisagem diferente, com os fiordes congelados e a cidade mais vazia, em nosso passeio estávamos praticamente sozinhos, mas claro que quero voltar na primavera ou verão também! Afinal quero fazer a tão famosa trilha de trolltunga que no inverno é impossível.


Centro de Informação turística


Fica ao lado do mercado do peixe, logo no centrinho da cidade, e é onde você pode pegar mapas, informações e comprar o Bergen Card, que dá direito a entrada gratuita ou ótimos descontos em mais de 30 museus e atrações pela cidade, além de ônibus gratuito.

Mercado de peixe – Fish Market


Para quem quer experimentar um pouco da culinária local de forma “barata”, é uma ótima opção. Foi onde comemos em muitas das ocasiões quando estávamos pelo centro de Bergen.

Para quem viaja para Bergen com criança, o fish market acaba por ser ótimo para uma refeição deliciosa e rápida, já que tem fish and chips por um bom preço.

Outra dica para quem quer economizar é: Se comprar para viagem é ainda mais barato, entretanto nós preferimos comer lá, já que tem mesinhas, água e aquecedor, risos, por mais que as temperaturas de Bergen sejam mais amenas que Oslo, ainda são frias.

Vilvite Bergen – Museu de ciência


O Vilvite é o Museu de Ciência de Bergen, simplesmente fantástico! Completamente tecnológico, nós nos divertimos demais. Igor até ficou de ponta cabeça ao pedalar uma bicicleta e Emmanuel me ganhou no futebol de mesa só com o cérebro! Heim?!

Pois é, eu falei que esse foi o Museu de ciência mais tecnológico que já fui, em uma das atrações nós colocamos sensores na cabeça e ao falar, ou emitir qualquer onda cerebral a bolinha anda, ou não! Emmanuel conseguiu me ganhar nesta disputa, simplesmente sensacional e muito pedagógico para ensinar as crianças como as coisas funcionam.

Claro que há diversas coisas para fazer no museu, como por exemplo, pilotar uma moto com simulador de vento da velocidade, ou virar um goleiro. Podemos também dar ordens a um robô ou entender como funciona a reação em cadeia. O Museu de ciência de Bergen é simplesmente sensacional!

Para chegar ao Vilvite do centro, nós pegamos um ônibus, pois estávamos com pressa, mas se você for a cidade na primavera ou verão, reserve o dia para fazer uma caminhada e curtir os parques que estão pelo caminho.

Aquário – Akvariet


O aquário de Bergen tem uma pegada ecológica muito forte, funciona desde 1960 e todos os animais que estão lá ou nasceram em cativeiro, ou foram resgatados de maus trados, sendo recolocados no habitat natural depois de tratados, entretanto os animais que não tem possibilidade de voltar ao habitat natural, são tratados e mantidos no aquário.

Nós ficamos encantados como todos esse cuidado deles, em algumas das áreas é possível ver uma representação completa do fundo do mar, em lixo retirado do oceano. Emmanuel ficou bem impactado com isso e partiu dele falar que isso não podia acontecer e ele trataria disso um dia quando ficar mais velho.

Eu acho que apresentar essas espécies aos pequenos e promover esse tipo de pensamento é essencial para o crescimento de um indivíduo consciente. Eu curti demais o modo como o aquário de Bergen promove esse tipo de reflexão sobre a conservação e biodiversidade.


Sem dúvidas se você vai a Bergen com criança, deve visitar o aquário, até porque, também tem um parquinho bem legal para eles dissiparem toda a energia. Emmanuel brincou bastante enquanto nós apreciávamos um belíssimo por do sol. Sem dúvidas é um ótimo local para curtir um fim de tarde também.

Bairro de Bryggen


Quando falamos de Bergen, já pensamos ou nos fiordes, ou nas casinhas coloridas perto do cais, e não é atoa! Bryggen é o bairro dessas lindas casinhas que na verdade são os primeiros prédios construídos na cidade.

É um local maravilhoso para passear de dia ou a noite, com muitas lojinhas, restaurantes e museus! É um dos cartões postais de Bergen e é impossível não passar por lá, é provável que não queria mais sair desse bairro também! Assim que entrei pelas ruelas de Bryggen me senti no filme infantil “Como treinar seu dragão” e acaba por ser um ótimo local para voltar no tempo e brincar com imaginário de quem vai a Bergen com criança. Não deixe de olhar para cima quando estiver passeando pelas ruas de Bryggen, as construções tortas irão te surpreender.

Bergen foi resumida as cinzas em 1702 por um terrível incêndio, entretanto Bryggen foi reconstruída e permaneceu praticamente inalterada, mantendo as fundações do século XI Bryggen entrou na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979, e hoje, existem mais de 20 atrações na área de Bryggen, desde o mercado de peixes à fortaleza de Bergenhus.

Nós não conseguimos ver todos os museus de Bryggen que normalmente fecham no inverno, época que fomos, entretanto não são todos. É em Bryggen que você pode ir a um museu e ver sobre os comerciantes da Liga Hanseática (uma aliança de cidades mercantis), que fizeram de Bergen um dos portos comerciais europeus mais importantes da época. Não deixe de visitar a Igreja de Santa Maria – o edifício mais antigo da cidade, que data do século XII e tem a arte da igreja mais elaborada de todas as igrejas medievais da Noruega.


Mount Floyen e Funicular Floibanen


O Monte Floyen é uma das atrações mais visitadas de Bergen, do topo é possível avistar toda cidade, as casinhas coloridas e um pouco dos fiordes.

Infelizmente deixamos este passeio para última hora e o tempo não ajudou muito, mas sem dúvidas é uma das vistas mais bonitas da cidade, super privilegiada, vale muito a pena, mesmo com mau tempo. Reserve algum tempo para ficar lá em cima, além de aproveitar a vista, ainda tomamos um delicioso café. Se quiser ir além, desbrave o local, descubra a entrada das trilhas e os espaços para as crianças brincarem até encontrar um enorme troll.

Há duas maneiras para chegar ao Monte: caminhada subindo por 30 minutos, ou funicular.

Nós optamos por subir com o Funicular Floibanen , ele fica próximo das casinhas coloridas no centro histórico de Bergen. A cidade é uma delícia para andar e desbravar suas surpresas, fizemos praticamente tudo a pé, entretanto para subir ao monte preferimos o funicular.

Dica para quem vai a Bergen com criança → Crianças até 4 anos não pagam o bilhete do funicular.

Veja aqui os valores

Se perca pelas ruas

As ruas de Bergen estão cheias de surpresas, nós nos hospedamos em um Airbnb perto do centro histórico de Bergen e preferimos fazer o trajeto até o centro a pé todos os dias.

Mesmo com temperaturas mais baixas, ou tempo nublado, o passeio pelas ruas de Bergen acaba por ser uma delícia. São algumas subidas e descidas, que quando reparamos nos detalhes, encontramos casinhas coloridas feitas dos mais diversos materiais. Era difícil andar sem querer fotografar em cada canto.

Existe até a possibilidade de fazer um tour guiado por essas ruelas, onde é falado da vida na Idade Média até o presente, mas se não quiser fazer o tour, não tem problema, pode ir sozinho que vai se surpreender da mesma maneira.


Bar de Gelo


Bem se era frio que nós queríamos, é frio que nós teremos! Além disso, o bar de gelo é um local onde tudo é feito de gelo, até mesmo o copo onde tomamos nosso drink para esquentar o corpo! E eu estava doida para conhecer isso. A temperatura fica nos menos 5 graus, foi bom que já começamos a nos preparar para próxima parada, Circulo Polar Ártico!

Brincamos de esquimó, e sentamos em um trono de gelo! Se você vai a Bergen com criança, não se preocupe, também há suco para os pequenos poderem experimentar o copo de gelo.


Fiordes


Incríveis paredões que brotam no meio do mar, muitas das vezes verdes com com lindas cachoeiras, é uma verdadeira jóia norueguesa! Uma vez que Bergen é a cidade conhecida por ser a entrada dos tão famosos fiordes noruegueses, e mesmo com tempo não muito favorável não iríamos perder essa experiência. Há cruzeiros pelos fiordes todos os dias, o ano inteiro, nós gostamos tanto que fizemos dois passeios.

Foram nossos primeiro passeio pelos fiordes. Então eu estava completamente ansiosa para ver essa beleza, mesmo com tempo completamente nublado e com possibilidade de chuva. Ouvi dizer que mesmo em dias bons os passeios pelos fiordes podem ser uma verdadeira surpresa, com sol, chuva e vento no mesmo passeio, então arriscamos.

Nós fizemos os dois passeios com a Rødne Fjord Cruise

Cruzeiro pelo Fiorde Bergen – Mostraumen


Embarcamos torcendo para o sol aparecer, principalmente por estarmos com nosso pequeno e não queríamos pegar muito vento, mas fiquei tranquila depois que embarcamos e vi que tinha cabine coberta com bancos caso ficasse muito frio.

O cruzeiro pelo Mostraumen passa por locais estreitos, em um momento até parece que vamos tocar nas paredes ou poder molhar nossas mãos na cachoeira. É simplesmente mágico! Como era inverno, estávamos quase sós no passeio, o que tornou a visão de tudo muito mais fácil! O tempo é realmente louco, com sol, nuvens e chuvas durante o passeio, a única coisa que não mudou foi o vento, que estava intenso!

Leve um casaco forte, principalmente se você vai a Bergen com criança, e caso queira aproveitar o passeio fora da cabine. Dessa forma nem você, nem o pequenote vão passar frio e poderão aproveitar a vista.

É quase impossível permanecer na cabine durante o passeio, que por mais que tenha janelas, não é a mesma coisa que ver do deck.

Ao longo do caminho você verá, a beleza dos fiordes, ilhas idílicas, pequenas fazendas e aldeias. É fascinante! Esse passeio também passa por Modalen, uma remota e encantadora cidade, o segundo menor município da Noruega, com apenas 380 habitantes, certamente você vai se surpreender.


Barco expresso Hardangerfjord


É um passeio de um dia inteiro, e eu não vi tantos fiordes quanto no primeiro, mas nos levou até Rosendal, um lindo local onde desembarcamos e descobrimos uma cachoeira lindíssima! No meio de toda neve um oásis cheio de verde e vida.

Rosendal no inverno não tem quase atividade nenhuma, então nós decidimos caminhar e fazer um piquenique nesta linda cachoeira, o passeio que era para ver os fiordes, acabou por se tornar uma linda surpresa.

Em Rosendal, você pode passear pelo menor castelo da Escandinávia e visitar pontos turísticos, lojas e cafés locais.

Se você quiser conhecer a famosa trilha de Trolltunga é uma boa opção, já que é de Rosendal que sai um dos ônibus para o início desta trilha. Os ônibus correspondentes continuam para Tyssedal. Em Derfra, a maioria das pessoas demoram aproximadamente 11 horas para conhecer essa jóia da natureza mundialmente famosa, mas fique de olho nos horários do barco.

Bergen com criança no inverno

Nós adoramos nossa experiência e deu um gostinho de quero mais, muito mais no verão ou primavera. Deu para ver que são duas cidades completamente diferentes durante o inverno e o verão, mas foi ótimo conhecer tudo com neve e mais vazio.

A cidade é linda, pequeninha e charmosa, com encantos para serem desbravados a todos os momentos! Adoramos nosso passeio aventureiro tanto pelos fiordes, quanto para Rosendal, e claro, o museu de ciência e o aquário foram um dos pontos fortes da viagem. Entretanto eu chuto que nosso piquenique na cachoeira de Rosendal tenha tido tanto sucesso quanto as outras atrações. Com toda a certeza, foi um dos nossos momentos que eu mais curti.

Brincamos de Vikings nos passeios de barco e procuramos trolls a todos os momentos, Bergen em Família foi uma delícia.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!

Gostou do texto sobre Viena com criança? Veja também:

Berlim com criança

Amsterdam com criança

Paris com criança

Finlândia com criança e a casa do Papai Noel

Viena com crianças


Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram