Castelo do Almourol – Vila Nova da Barquinha

Um mergulho na época dos templários

Que Portugal surpreende e encanta a todos, nós já sabemos. Cada Freguesia, concelho ou vila é uma surpresa diferente. Eu tenho até a impressão de que quanto menor for a vila, mais encantadora é, e claro, não foi diferente em Vila Nova da Barquinha, junto ao Castelo do Almourol. Um local que me ganhou com seu belo por do sol no rio Tejo. Bem, de certeza toda criança já se imaginou em uma época de castelos e batalhas. Que menina não sonhou ser uma princesa, e que menino não pensou em ser um rei? Esse imaginário fica conosco por toda a vida, e alguns sítios mágicos conseguem resgatar esse sentimento.

Vila Nova da Barquinha é um destes sítios, junto com o imponente Castelo do Almourol, com paisagem de tirar o fôlego. Mas calma lá, vamos falar mais desse castelo ao por-do-sol.

Parque das Esculturas

Começamos, então, a nossa viagem pelo Parque das Esculturas, à beira do Rio Tejo, protegido pelas sombras dos salgueiros. Enquanto as crianças brincam entre as esculturas, que são em quase sua maioria interativas, relaxamos em um banho de sol no extenso gramado. E se o Parque das Esculturas encanta, espere até a próxima atração, a Quinta da Cardiga.

Quinta da Cardiga

Apesar de ser uma propriedade particular, e estar fechada há mais de cinquenta anos, merece a visita. Suas paredes estão tomadas pelo verde, e há uma construção que, no mínimo, aguça a curiosidade: uma torre medieval bem no meio do casarão. Esta torre fez parte de um castelo templário e está praticamente intacta.

Castelo do Almourol

Mas se é castelo templário que queremos ver, então vamos ao Castelo do Almourol. Um dos castelos mais cenográficos de Portugal, no meio do Rio Tejo. É uma reedificação militar templária, semelhante ao Castelo de Tomar. Mas isso não é uma mera coincidência. Os dois fazem parte da linha do Tejo, e foram fundados por Gualdin Pais, Grão-Mestre dos Templários em Portugal. Imaginem só quantas histórias essas paredes não devem guardar? Para melhorar mais ainda a magia do castelo, vamos ao topo, de onde é possível observar a belíssima vista do rio Tejo e seus bancos de areia. Para fazer esse passeio, escolhamos o horário perto do por-do-sol, para fechamos o dia com chave de ouro! Algumas empresas oferecem um piquenique no barco completamente elétrico, sem qualquer barulho, além das águas do rio e o barulho dos pássaros. Eu tive essa experiência com a Tritejo.

Quinta do Ribeiro Tanquinhos

Para hospedagem eu indico o turismo rural. Ficamos na Quinta do Ribeiro Tanquinhos. Um casarão tradicional lindíssimo, com direito até a uma quinta repleta de animais que encantam as crianças. É diversão garantida! No pequeno almoço surpreendemo-nos com as frutas frescas, colhidas do próprio jardim e depois podemos agendar um passeio a cavalo para aproveitar a região.

Vila Nova da Barquinha é bastante acessível, para quem parte de Lisboa, pode aproveitar e conhecer também Óbidos, outro vilarejo que merece fazer parte de sua lista.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Em nosso canal do YouTube também tem muiiita dica e viagem legal. E claro, por aqui sempre traremos novidades, fique ligado no Cris pelo Mundo

#ondeiremportugal #quinta #pousadasdePortugal #hotelcomcriança #PORTUGAL #templário #VilaNovadaBarquinha #quintadacardiga #tritejo #templários #quintadoribeirotanquinhos

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram