Estrada Real

Caminho Velho.

Carnaval chegou e um enorme feriado junto com ele, então simbora! Pé na estrada e vamos aproveitar. Saímos sem nenhuma reserva e nem lugares certos para parar, só o caminho e o destino final eram certezas, desta vez escolhemos desbravar a Estrada Real pelo caminho velho. Ela vai de Paraty até Diamantina e foi aberto oficialmente pela Coroa Portuguesa. Os tropeiros da época o usavam para fazer o trajeto do litoral ao interior de Minas Gerais, fiquei super animada em poder voltar no tempo e reviver a História do Brasil! Porém como o tempo era curtinho, decidimos ir até Ouro Preto e de quebra aproveitar um dos carnavais mais famosos do Brasil, o de Minas. Ué, mas chegar do Rio de Janeiro até Diamantina demora tanto assim? Não conseguem fazer isso em cinco dias? Ser for pela Estrada Real demora sim! São vários trechos de trilhas onde só carros 4×4 conseguem ir, já outros nem esses carros tem acesso. Tenso, não é? Sem muitas certezas partimos e encontramos várias surpresas pelo caminho! Então bora viajar com a gente?? Pegue sua planilha com as instruções dos marcos e nos acompanhe. Marco? Que marco? A Estrada Real é toda guiada por marcos, que estão espalhados pelo caminho e são responsáveis por te guiar. Pelo site da Estrada Real  você consegue ter acesso às planilhas e também a várias informações das cidades que passamos pelo caminho, ao todo são 87 cidades e distritos! Cidade pacas, né? Onde será que vamos parar? Nem a gente sabia. Fui escolhida a navegadora da aventura e tomei uma surra para entender as planilhas, mas em pouco tempo virei craque e aprendi a ler as informações que são extremamente importantes. Para facilitar vou dar algumas dicas para a leitura de futuros navegadores:

  1. A primeira coluna mostra o quanto você andou desde o primeiro marco até a sua posição atual;

  2. A segunda coluna diz respeito à distância entre o marco atual e o próximo marco.

  3. Na descrição estão as instruções que indicam o que fazer e para onde deve seguir;

  4. Na última coluna está o número do marco, mas preste atenção, eles ficam na placa metálica, bem na pontinha no final, quase perto do parafuso que prende a placa.

Seguir as planilhas é bem fácil e tranquilo, depois que pega o jeito flui que é uma beleza e se torna uma brincadeira bem gostosa. A única dificuldade é encontrar alguns marcos, que às vezes são da cor da paisagem ou estão escondidos pela mata ou simplesmente não existem. Ah, quando você entra nas cidades, entre um trecho de trilha e outro, o trajeto também fica um pouco complicado, pois não existe ligação entre o último marco da planilha anterior com o primeiro marco da planilha seguinte, você precisa se guiar dentro da cidade pelas informações locais. Os marcos só te levam até as cidades e saem normalmente das igrejas matriz. Destino escolhido, muito espirito de aventura, planilhas entendidas e barraca no carro! Já que não sabíamos onde iriamos dormir, todo cuidado é pouco. Agora só falta seguir e ver o que nos espera, vamos lá??

#quecarro #planilha #viajandodecarro #minasgerais #navegadora #comoir #carro #trilhadecarro #caminhovelho #ondeir #comochegarr #Paraty #Estradareal #gasolina #viagemdecarro #trilha #cunhasãopaulo #4x4 #posto #caminho #estraada #RiodeJaneiro

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram