Feira Escandinava

Uma Joia ao Norte de Europa

A Feira Escandinava, em São Paulo, chega à sua 51º edição e já se tornou tradicional na cidade! O evento começa hoje, dia 08 de novembro de 2016, e vai até amanhã no Esporte Clube Pinheiro na Rua Tucumã, 36, com acesso livre ao público! Ué, mas o que é a Escandinávia afinal? A Escandinávia é a região do norte da Europa que abrange a Dinamarca, Suécia, Noruega, podendo incluir também a Finlândia e a Islândia.

São várias barracas com diversos produtos, mas a que me mais chamou atenção foi a barraca Círculo Salvai as Crianças, com uma proposta bem interessante, todo artesanato vendido será revertido em verba para entidades que ajudam as crianças. Na feira trabalham em torno de 800 pessoas, todos voluntários, sendo 50% brasileiros e 50% escandinavos, todo dinheiro arrecadado na feira é beneficente, ajudando 10 mil crianças espalhadas por 22 instituições do Estado de São Paulo.

É possível sentir de pertinho a cultura, o sabor e tradição de cada país, nesse ano tem uma novidade incrível, o país que ganha destaque é a Suécia, riquíssimo em história desde o século IX, junto aos famosos vikings, desbravadores que contribuíram para formação dos países nórdicos. Já pensou poder sentir um pouco dessa cultura sem ao menos sair do Brasil? Mas cuidado que corre o risco de se apaixonar! Infelizmente não pudemos conferir de perto, mas fomos muito bem representados por nosso amigo Will Barradas que nos mostrava todos os detalhes e a cada informação, aumentava a minha vontade de pegar o primeiro voo e me mandar pra lá!

Na barraca da Suécia ele conversou com a Gabriela Klink que é filha de suecos e ficamos bobos com tanta informação legal, ela falou que não podemos deixar de visitar Estocolmo a capital da Suécia e conhecer alguns museus como o Vasa, onde fica o navio de guerra que afundou em 1628 e foi trazido a tona, é único no Mundo, imagina estar diante de algo tão antigo?? Tem também o museu do ABBA, quem curte música vai gostar bastante e recentemente o museu dos Vikings, olha que máximo!! Eu particularmente acho incrível a história deles, deve ser realmente encantador poder ter contato com tanta história, e claro fazer um passeio de barco pelo arquipélago, lembrando sempre que Estocolmo é um conjunto de ilhas, eu nem gosto de água, imagina se irei gostar desse país, rsrsrs. Humm e ainda tem a parte deliciosa, a gastronomia! Caso vá a Suécia, não deixe de provar o Smörgasbord, uma mesa com pratos típicos, com frios e quentes típicos da Escandinávia, imperdível, mal comparando seria o nosso café colonial do Sul do Brasil.

Ah e se você estiver procurando uma bebida típica da Escandinávia, não deixe de provar o Aquavit, deve ser porreta. É no norte da Suécia que podemos começar a ver as tão procuradas Auroras boreais, sou louca para presenciar esse fenômeno pelo menos uma vez na vida, e é pra lá que também fica a casa do Papai Noel, imagina o #bbpelomundo vendo a neve e o Papai Noel junto? Magia incrível que não proporcionaria ao meu filhote? Falando nisso, uma ótima opção para quem viaja com os pequenos e parada obrigatória é o Museu Skansen, fundado em 1891 é ao ar livre e inclui o Jardim Zoológico. A parte histórico cultural da Suécia é bem latente, diversão na certa para toda família. Já na barraca da Noruega a Cecília nos deixou com mais vontade ainda de visitar a Noruega e conhecer seus belíssimos Fiordes, ela nos indicou fazer a caminha na montanha de Preikestolen e lá no topo tem a Rocha de Púlpi e uma das vistas mais bonitas do MUNDO, sabe aquelas paisagens que mais parecem ter sido pintadas de tão perfeitas? Pois é, lá é um desses lugares! Ela nos contou também sobre Oslo, que mais parece um presépio, é lindíssima e cheia de coisas interessantes para fazer como o Folk Museum que é o museu popular e muito bonito, além do Vigeland Park, que também é lindo, com a vegetação impecável, espaço aberto ideal para brincar e correr com os pequenos, aproveite para ir até o Castelo do Rei, que é um passeio bem interessante! Existem outras mil opções na cidade, além da gastronomia que é maravilhosa, você não pode deixar de provar o salmão defumado. Ai vai uma dica, ficou curioso e quer provar um pouco desse sabor? É só ir no restaurante do Clube Escandinavo na Morais de Barros, em São Paulo. Conhecemos também a Sirlei Madsen casada com um dinamarquês, ela nos contou como é n a visão de uma brasileira o impacto cultural diante de um país tão diferente. A conduta é extremamente disciplinada, com pessoas alegres e descontraídas, as paisagens são lindas e os pontos turísticos que valem muito conferir como por exemplo, o Tivoli em Copenhagen, capital da Dinamarca, com ótimos restaurantes e perfeita opção para quem viaja em família, aonde os pequenos vão se divertir de montão enquanto os pais saboreiam a culinária local.

Essa feira nos deixou com mais vontade ainda de conhecer todooos os países da Escandinava ! Principalmente nessa época, que o natal se aproxima e lá é bem forte essa cultura, só indo para entender, não perca! Aproveite também para conversar com os expositores e descobrir mais encantos de cada lugar.

Informações úteis: Data e horário: 08 de novembro, das 11h às 22h e 9 de novembro, das 10h às 20h

Local: Esporte Clube Pinheiros (Rua Tucumã, 36 – esquina com a Av. Brigadeiro Faria

Lima)

Entrada franca (até o fim do estoque)

Mais informações: feiraescandinava.wordpress.com

*Quem nos representou na feira foi William Pereira Barradas e nos passou todas essas informações preciosas para montarmos o texto.

#estocomo #paísesnordicos #sãopaulo #Dinamarca #feiraescandinava #tivoli #noruega #oslo #escandinava #feira #sp #vikings #Escandinávia #suécia #Finlândia

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram