13º Festival Gastronômico de Búzios

Prezados leitores,

Permitam-me apresentar-me, meu nome é Igor Duarte, mais conhecido como o editor dos vídeos e namorado da Cris. Bom, vamos ao que interessa, fui convidado a dar o ar da minha graça e escrever um pouco sobre a nossa última experiência turística e gastronômica no 13º Festival Gastronômico de Búzios que acontece nos dias 18, 19, 25 e 26 de julho de 2014.

Armação dos Búzios

A história deste balneário que caiu no gosto dos “hermanos” argentinos é bem curiosa e vale ser resumida. Localizado na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, este município, recentemente emancipado de Cabo Frio, teve sua história iniciada pelos franceses em 1555. Interessados no contrabando de pau-brasil foi criada a França Antártica, mas durou apenas 20 anos até os portugueses retomarem o poder. Tempos depois este território também foi disputado por ingleses e até mesmo piratas. Búzios, como é popularmente conhecido, começou a receber imigrantes portugueses que se uniram aos pescadores locais e os ensinaram novas técnicas de pesca, foi criada então a armação de pesca de Búzios, dando origem ao nome do balneário. Com o passar dos anos, a pequena aldeia de pescadores foi caindo no gosto da alta sociedade carioca e paulista, que no início alugavam as casas dos pescadores e posteriormente foram se apaixonando e ficando pelo lugar. Essa elite, encantada cada vez mais pelo balneário, começou a construir casas e mais casas de veraneio e receber visitas de algumas pessoas de prestígio da época, como por exemplo, a mais famosa estrela do cinema Brigitte Bardot. Rapidamente foi criada a fama do lugar, sendo comparado à Saint-Tropez brasileira, o que fez Búzios ganhar fama internacional e conquistar o coração de franceses e principalmente os argentinos, e é aí que eu queria chegar.

Por do Sol no Hotel Costa do Sol

Búzios ganhou fama internacional, e recebe atualmente turistas do mundo todo, em busca de sol, mar, praia e muita sombra e água fresca. Um lugar que mistura descanso e badalação para quem busca o mais alto nível de requinte e sofisticação. Hoje, o balneário conta com diversos estabelecimentos comerciais, em sua maioria de donos argentinos que fugiram da crise econômica no fim da década de 70 e chegaram a Búzios com muito dinheiro para investir em hotelaria, estabelecimentos comerciais e principalmente gastronomia.

O Festival

Sim, eu dei essa volta toda para falar dos cortes argentinos do festival, meus prediletos! No San Telmo Parrilla & Restobar, eu pude “lamber os beiços” com o Asado de Tira, uma deliciosa e bem temperada carne de angus prime argentina, acompanhado por timos, salada verde com tomates confitados e parmesão.

No Estância Don Juan experimentei o Asado Porteño, uma espetacular tapa de quadril (nossa famosa Picanha), um suculento bife de chorizo (contrafilé) e chorizo (linguiça), acompanhados de farofa com bacon e chimichurri, típico molho argentino para acompanhar carnes.

Outro prato que ganhou meu paladar foi apresentado pelo Noi, o Ragu de Cordeiro com Polenta Cremosa, um pernil de cordeiro desfiado e refogado no azeite com alho e cebola, redução de vinho tinto e demi-glacê, alecrim e tomate cassê. Confesso que o que me chamou atenção para ir até o Noi foi a cerveja, mas eu me surpreendi com esse prato que ficou na minha lista pra voltar e repetir.

Falando de cerveja, além dos pratos quase que infinitos, também participam do festival algumas cervejarias premiadas como a Sankt Gallen, produtora da famosa Therezópolis que nos deu esse kit de boas vindas, muito obrigado! Fizeram a minha alegria!..hehe

Quem não gosta de cerveja não precisa se preocupar, existem diversas opções de bebidas com preços bem acessíveis, inclusive eu experimentei uma Margarita Frozen no Mix Cocina Drinks Mexicana sensacional! Só tive um pouco de dificuldade em encontrar bebidas não alcoólicas, um ponto que pode ser observado pelos organizadores.

O convite partiu do pessoal do Búzios Convention & Visitors Bureau, que garantiu nossa acomodação no Atlântico Búzios Convention & Resort, um hotel espetacular com uma estrutura sensacional e perfeita localização, “de cara pro gol”, na própria Orla Bardot. Pena que foi só um final de semana e é humanamente impossível degustar todas as opções de pratos do festival, bem que eu tentei…hehe

Confira todas as opções de degustação e detalhes no site do evento, são 62 restaurantes cada um melhor que o outro, de deixar qualquer malandro perdido! Outro detalhe importantíssimo! O preço é fixado em R$10,00 para entradas e sobremesas e R$15,00 para pratos principais, uma grande oportunidade para degustar os melhores pratos dos melhores restaurantes de Búzios e pagar um preço de banana. Eu recomendo e vou voltar! E vocês?! Malas prontas?! Corre, corre que este é o último final de semana!Espero ter colaborado para direcionar suas escolhas nessa imensidão de comidas, bebidas e sobremesas, até a próxima!

Ass.

Igor Duarte.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Entretanto não esqueça de nosso canal do YouTube  tem muiiita dica e viagem legal. E claro por aqui sempre traremos novidade

#gastronomia #Armação #festival #festivalgastronômico #Búzios #dicas #armaçãodebúzios #gastronômico #preços #praia #OrlaBardot #balneário

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram