Guia: roteiro de viagem

Roteiro de viagem é uma parte importante do processo de viajar por 2 motivos:

1) Dá uma visão geral do que fazer, mesmo que não siga a risca vai ter uma idéia do que é legal, da distância dos locais e o que pode ser feito durante quanto tempo.

2) segundo motivo é um pouco mais romântico: você se apaixona pelo local antes mesmo de sair de casa! E isso importa!

Algumas perguntas precisam ser respondidas para começar a montar o guia roteiro de viagem. Sao elas:

Quantas pessoas vão viajar?

Vai viajar com namorado(a) ? Vai levar os filhos? Primos ? É importante para logística saber quantas pessoas vão.

Tipo de viagem

O que você quer? Mochilão? Viagem de luxo? Viagem para relaxar ? Poder mudar completamente a pesquisa da viagem e o orçamento.

Orçamento geral

Antes mesmo de começar, descobra quanto dinheiro você está disposto a gastar. Não importa se é muito ou pouco, mas saiba seus limites!É importante saber quanto você deseja gastar e quanto você pode gastar, senão o roteiro de viagem não vai ajudar.

Tempo de viagem

Vai planejar uma viagem de 1 mês ? 10 dias ? 1 semana ? Importantíssimo saber bem o seu tempo.

Sabendo estas respostas, vamos ao que interessa!

Pesquisa geral sobre o local

Hora de conhecer um pouco mais sobre a cidade que irá visitar. Saiba o que tem para se fazer, que tipos de programas são mais comuns em um roteiro de viagem para este local.

Pesquise sobre o local que você quer visitar, mas não se prenda a blogs de viagem e roteiros de profissionais. Por que ? Simples, eles tentam falar de forma interessante, mostrar as boas coisas, já o usuário comum fala o que achou no geral e muitas vezes fala de cara sobre as partes ruins. Basta tomar cuidado pois as pessoas geralmente pegam 1 problema específico – que pode ter ocorrido só com ela – e tornam isso algo de suma importância, o que pode enganar um leito desavisado. Leia de muitas fontes!

Sites referência

Alguns locais onde pode-se encontrar boas referencias:

http://www.google.com.br

http://www.tripadvisor.com.br/

Parte 2 – Onde ficar ?

Bom, você conhece a cidade, agora vamos atrás de onde ficar! Você sabe se quer um albergue, hotel 1, 2 ou até 5 estrelas então esta fase é mole, simplesmente entre em sites de hoteis e escolha. Tome cuidado para não olhar apenas as fotos do próprio hotel/albuergue, geralmente elas são mais “legais”do que a vida real se apresenta. Como fizemos antes, veja reviews na internet. Procure o nome do hotel no google, leia principalmente as reclamações, as vezes algo que o hotel falta é inadmissível a você ( como não ter wifi para nós do blog ).

Sites referência

http://guia.melhoresdestinos.com.br/hoteis

http://www.tripadvisor.com.br/

http://www.hoteis.com/

http://www.oyster.com/

Uma vez escolhido os hoteis, é legal fazer uma reserva, sempre. A pior coisa que pode acontecer com sua viagem é chegar a cidade e não ter onde ficar. Durmir em estação de trem/aeroporto é bem ruim, não recomendamos!

Alguns hoteis pedem o pagamento de uma taxa, geralmente não reembolsável, para fazer a reserva. Fique atento a isso, é uma pratica comum e geralmente tem que ser paga no ato da reserva. Salve todos seus comprovantes, sempre.

PARTE 3 – Transporte

Pesquise como se locomover do hotel para os pontos que você planeja ir, é MUITO importante que você não perca muito tempo se locomovendo, pois no geral é cansativo e você quer se divertir nos locais e não a caminho deles! Calcule o que vai cabe melhor no seu bolso, procure opções alternativas caso algo de errado. Pesquise se no local existe um cartão que lhe dá direito a várias passagens, como existe na Europa e Estados Unidos.

Esses dados geralmente podem ser encontrados no site do local que se viaja.

PARTE 4 – Alimentação

Uma das melhores coisas de se viajar é conhecer novas culturas e a culinária diz muito sobre os lugares. Aproveite sua viagem para conhecer os mercados e restaurantes. No hotel que se hospedar procure informação sobre onde é legal comer, lugares tradicionais da cidade e bons bares.

Conversar com os locais geralmente resolve o problema rápido, eles sempre tem ótimas dicas de restaurantes, bares, etc.

PARTE 5 – Outros custos e considerações

Seu roteiro de viagem está basicamente pronto! Agora você precisa por em um papel todos os custos envolvidos nos passeios, dia-a-dia e estadia. Lembre-se sempre de ter uma reserva caso algo aconteça.

Se for levar muito dinheiro é bom que não carregue tudo em nota, pois pode ser roubado, perder,etc. Existem opções de cartões “travel Money” que funcionam como cartões de débito e são aceitos em quase todos os países. Sempre confira se existe caixa para sacar no local onde vai e se é aceito a bandeira nos hoteis e restaurantes.

OBS: leve consigo uma copia de todas as reservas e pagamentos feitos. Reservas feitas meses antes podem ser facilmente perdidas pelo hotel.

#viagem #dica #roteiro #hotel #guia #orçamento

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram