Ilha grande guia completo

Um paraíso na Terra

Ilha Grande é um dos únicos destinos do mundo que eu não me canso de visitar. Também pudera, a Ilha Grande é realmente enorme e não é possível ver tudo em apenas uma visita. Cada viagem, uma surpresa em seus 192 quilômetros quadrados de extrema beleza dividida por 106 praias montanhas e cachoeiras.


Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco


Ilha Grande é tão especial que acaba de receber o título, juntamente com Paraty, de Patrimônio Mundial da UNESCO. O título foi dado nesta sexta-feira, 05 de julho de 2019, pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), durante reunião em Baku, no Azerbaijão. No total, são 22 bens brasileiros na lista de lugares de excepcional valor universal.

Entretanto, Ilha Grande e Paraty vão além. Elas entraram como o primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto, ou seja, cultural e natural. Abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental. Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.

Sua área de entorno, com mais de 407 mil hectares, possui 187 ilhas, grande parte coberta de vegetação primária, onde salta aos olhos a rica diversidade marinha.

O inicio de Ilha Grande e sua história


A Ilha Grande era habitada pelos índios Tupinambás e Tamoios e foi daí que seu nome surgiu, Ipaum Guaçu, que traduzido significa Ilha Grande.

Os nativos da Ilha Grande a conheciam com a palma de sua mão e foram eles que traçaram a maioria das trilhas usadas até hoje. Mas se engana quem acha que esse paraíso estava na boca do povo desde sempre. Foi só no século VXIII que sua fama começou, entretanto de início essa fama não era nada boa.


Piratas holandeses, ingleses e franceses fizeram a festa nessa época em Ilha Grande. Eles se abasteciam de água potável, lenhas e frutas antes de seguirem para a Europa. Eu que não queria estar viva para ver uma batalha entre estes piratas, já pensou?

Os piratas foram embora e chegou a vez dos comerciantes ilegais de escravos. Eita que coisa, não? Esses “fora da lei” sabiam escolher um belo lugar tranquilo para descansar.


Mas a festa acabou em 1850 quando a marinha passou a tomar conta das águas de Ilha Grande e as plantações de café e açúcar começaram a prosperar junto com a pesca de baleias. Porém, as plantações praticamente acabaram no início do século XX e a vegetação retomou o seu lugar.

O presídio


E 1903 foi construído presídio de dois Rios para presos comuns, já em 1940 o presídio passou a receber presos políticos da 2ª guerra mundial vindos de Fernando de Noronha. Depois abrigou presos da alta Periculosidade até que em 1994, o seu funcionamento foi extinto.

Imagina só que tortura não deveria ser passar e ver aquele paraíso todo dia e não poder usufruir?

Lazareto


Foi um local construído em 1871 que funcionou até 1910 para imigrantes e viajantes como local de quarentena.

Em 1940 foi transformado na colônia penal de Cândido Mendes onde abrigou presos comuns até 1954 quando parou de funcionar. Outro fato interessante sobre o Lazareto é que foi construído um aqueduto em 1893 por Dom Pedro II de 125 metros para o abastecimento do Lazareto.


Parque estadual de Ilha Grande


Claro que Ilha Grande merecia mais e nos anos 70 foi transformado em Parque Estadual e criada também a Reserva Biológica da Praia do Sul. Ainda bem que pensaram na preservação desse paraíso.

Existe praias para todos os gostos! Das mais agitadas para o paraíso dos surfistas até as mais tranquilas para a alegria das famílias. Águas cristalinas e peixinhos coloridos. Cheio de vida marinha, é diversão garantida para toda família.


Ilha Grande se divide basicamente 2 partes:


Lado sul de mar aberto com águas mais agitadas.

Lado norte ostenta mar protegido com águas calmas e cristalinas.


Entre as duas, a diferença é grande. Enquanto no norte suas águas são quase como piscinas verde esmeraldas, no lado sul suas ondas fazem a festa e dão a coloração mais azulada. Mas em ambas as partes a água é cristalina e hipnotizante.


Como chegar em Ilha Grande


Existem diversas maneiras de chegar em Ilha grande, mas em todas elas inclui transporte aquático. Você não consegue chegar de carro até Ilha Grande. Não existe pontes ou qualquer ligação com continente apenas muitos e muitos litros da água entre o continente e a ilha.

O que mudará é o ponto de embarque e o tipo de embarcação que você pegará.

Vou contar pra você todos os tipos que são possíveis para chegar em Ilha Grande. A 1ª coisa que você deve ver é o cais que você vai embarcar para Ilha Grande:

Mangaratiba é o mais próximo do Rio

Angra é o mais próximo de São Paulo

Conceição de Jacareí é o mais próximo de Ilha Grande


Visto isso agora você terá que ver os tipos de embarcação:

Fast Boat ou Flex Boat → Saí tanto de Angra quanto de Mangaratiba e Conceição de Jacareí. O trajeto dura de 15 minutos, saindo de Conceição de Jacareí ou 30 minutos saindo de Angra ou Mangaratiba. Nós fizemos o trajeto de ida com a Doce Atitude Turismo e voltamos com a Objetiva Tour. Tanto na ida quanto na volta, optamos pelo flex boat, em uma embarcação feita de fribra, como um bote inflável.

Salva vidas estão disponíveis para qualquer emergência e as embarcações são limpas.

Foi a primeira vez que fui a Ilha do modo rápido e adorei a experiência.


Outras Modalidades


Barcas → As barca saem apenas de Angra e Mangaratiba e nas duas ocasiões só levam até Abraão. O trajeto dura em média de 1 hora e 20 min a 1 hora e 40 minutos. É a embarcação que menos balança e a mais barata, entretanto é a mais demorada também.

Também existe opção de catamarã e escuna em todos os portos. Visto isso tudo, vamos falar agora do próximo passo, qual praia você quer ficar?

Praias

Sem dúvidas é quase impossível falar das 106 praias de Ilha Grande, então escolhi as minhas favoritas para aparecerem por aqui.

Aventureiro


Você até pode não ter ouvido falar de Ilha Grande, mas com certeza viu uma foto da Praia de Aventureiro com um coqueiro torto super famoso.

Aventureiro fica na parte do mar aberto, ao lado da Reserva Natural da Praia do Sul . É uma das praias mais cobiçadas e é a minha favorita, ou melhor está dividida entre as top 3 junto com Lopes Mendes e Palmas. A praia tem boa estrutura com restaurante, camping e casas de pescadores, que alugam quartos compartilhados e até quartos privativos para casais. A estrutura existe mas é bastante simples, um verdadeiro convite ao estilo de vida caiçara.

Mas lembrem que para dormir na praia é necessário pegar autorização em Angra. Existe um limite de pessoas na praia e em alta temporada isso pode ser um problema.

Se for só a passeio não precisa de autorização.

Saco do Céu


Na verdade o Saco do Céu não é bem uma praia, e sim, uma grande baía com praias, restaurantes e até mansões. Mas a mágica do lugar acontece mesmo a noite, quando suas águas calmas refletem o céu, parecendo de fato um saco contendo todo o céu estrelado.

Dois Rios


Como o nome sugere a praia fica entre dois rios. É nesta praia que está uma atração muito famosa da Ilha Grande: o presídio. Ele parou de funcionar em 1994, mas é possível visitá-lo e até e conhecer o museu. Existe uma trilha entre Abraão e Dois Rios, entretanto são um pouco mais de 10 km! Outra opção é fazer o trajeto de taxi boat.

Há estrutura com restaurantes na praia , mas leve dinheiro pois não aceitam cartão.

Praia dos Meros


Se você procura um bom mergulho com peixinhos, água cristalina e calma, esse é seu lugar. A praia é pequenininha, mas o seu tamanho é inversamente proporcional à sua Beleza. Passei horas vendo peixinhos com o pequeno e simplesmente amamos!

Não existe qualquer estrutura ou vendedores ambulantes, leve comida e água.

Parnaioca


É a praia que define o sentido de tanto faz ! Mar ou Rio?

Os Dois são deliciosos e podem ser aproveitados juntos. Mergulhamos, pulamos ondinhas e depois nos banhamos nas águas refrescantes e doces do lago que desemboca no mar.

Não existe nenhuma estrutura ou vendedor ambulante , leve água e comida.

Caxadaço


É uma praia bem pequenininha, com mar cristalino! Rodeada de pedras, de onde os mais aventureiros adoram subir e pular. Para chegar lá numa boa, fizemos o passeio com a Mariana Tour, a única que para em Caxadaço no roteiro de volta à ilha.


Infelizmente no dia que fomos, a visibilidade da água não estava como de costume e não a vimos tão deslumbrante como falam. Não há estrutura ou ambulante. Leve água e comida.

Lopes Mendes


Essa é uma das praias “menina dos olhos” de Ilha Grande e várias vezes já esteve presente entre as praias mais bonitas do mundo! Essa fama não é atoa, sua enorme extensão de areia branca contrasta com mar azulado e o verde de suas matas.


Suas ondas são fortes por ficar na parte da Ilha voltada ao mar aberto, isso faz a alegria dos surfistas. Com certeza muitos passarão por você enquanto estiver na trilha.

O transfer que leva até Lopes Mendes para na praia de Pouso, de onde é necessário fazer mais uma trilha de vinte a trinta minutos.

Suas águas revoltas devem mesmo fazer fama à Ilha, foi a única praia de toda ilha que eu vi salva vidas.

Há ambulantes na praia, mas os preços são bem salgados! Uma água pequena custa 5 reais. Sugiro levar água e lanche.


Santo Antônio


É uma praia tímida ao lado de Lopes Mendes, a praia parece uma miniatura de Lopes Mendes com as mesmas ondas fortes, porém com muito mais pedra. O acesso também é feito pela mesma trilha de Lopes Mendes, porém há uma bifurcação no meio do caminho. Fique de olho na plaquinha, que é quase escondida. Você vai avistá-la logo depois que começar a descida da trilha no sentido Lopes Mendes.


Pouso


É o ponto de partida para a trilha de Lopes Mendes, onde os barcos normalmente param. As águas calmas chamam as crianças para o mergulho .

Aproveitamos e voltamos com folga de Lopes Mendes para não perder nosso barco e curtir também um pouco de praia tranquila.

Há um restaurante flutuante na praia.

Se eu continuar falando não paro mais, mas vocês já notaram que Ilha Grande tem mil e uma opções, não é mesmo?


Palmas


É uma praia que tenho muito amor, foi nela que eu acampei por muitos anos na adolescência. Sua extensão é relativamente grande com areias mais escuras que Lopes Mendes e mar verde esmeralda muito tranquilo e gostoso. Há estrutura com restaurante, camping e pousada na praia.


Brava


Do lado de Palmas, é um tesouro mais escondido. A praia Brava é linda e mais deserta que sua vizinha, a estrutura também existe, porém só há uma pousada por lá. É uma das minhas prainhas favoritas em Ilha Grande.


Abraão


É a praia com maior estrutura de Ilha Grande, o centrinho da cidade com todo tipo de lojas e comércio. Há até um hospital, restaurantes e tudo o que você possa imaginar. Aproveite e compre seu souvenir por ali.

É também a praia que oferece mais passeios e opções de hospedagem…

Mas não são só as praias que chamam atenção na Ilha Grande.


Cachoeira da Feiticeira


Ilha grande encanta e surpreende em suas diversas maneiras. E se você gosta tanto de água salgada quanto de água doce aproveite se jogue nas trilhas.

Saindo de Abrão, com um pouco depois de 1 h 20 min, você encontrará a Cachoeira da Feiticeira. O legal é que no meio do caminho você também encontra alguns tesouros como o Poção do Aqueduto e se quiser ir além, vá também a Praia da Feiticeira, é muito bonitinha e fica logo depois da cachoeira.


Pico do Papagaio


Não é necessário esforço para ver o Pico do Papagaio, é o segundo maior ponto de Ilha Grande com seus 982 metros de altitude. O engraçado é que pra mim mais parecia a cabeça de uma águia, é lindo de ver! E deve ser maravilhoso ver o nascer do sol de lá.

Já vi muitos passeios que saem as duas da manhã de Abraão para ver este espetáculo. Entretanto não me aventurei nas 6 horas de trilha com o pequeno.

Lagoa azul

Como o próprio nome diz é uma lagoa bem no meio do mar e só é possível chegar de barco.


Os barcos param e os peixes já se aproximam, sua cor verde azulada chama a atenção e o chão que fica entre 3 a 4 metros de profundidade é visto com clareza junto a transparência da água. Eu ficaria o dia inteiro neste paraíso.

Lagoa Verde


É outra linda lagoa que só se chega de barco, com águas mais rasas e muito transparentes, tem um estreito onde é possível ficar de pé e ver os peixinhos.

O sol reluz e transforma a cor da água em verde claro cristalino, junto com muita vida marinha que é vista de longe. A Lagoa Verde é um pouco mais distante de Abrão.

Normalmente esse passeio é conjugado com a Gruta do Acaiá. Amamos o passeio e fizemos a festa, nos divertimos muito no passeio oferecido pela Objetiva Tour.


Gruta do Acaiá


É uma gruta que fica dentro de uma propriedade privada e por isso é cobrado uma taxa extra de 20 reais para entrar. Acaiá significa sopro e sua entrada faz jus ao nome, com uma enorme ventania saindo de seu interior.

O trajeto na gruta não é pra qualquer um, primeiro descemos por uma escada de madeira e depois seguimos mais dois, três minutos por uma parte bem baixa e escura! Até que tudo vale a pena em um lindo aquário natural de luz fluorescente.

Passeios


Existe uma infinidade de passeios em Ilha Grande! Falar de todos é quase impossível.

Então vou falar apenas dos passeios que fizemos e citar mais alguns que me chamaram a atenção. Todos os passeios falados aqui são com saída em Abraão.

Gruta do Acaiá e Lagoas

Fizemos esse passeio com a Objetiva Tour com uma lancha rápida, o que foi maravilhoso, pois a Gruta do Acaiá é longe e assim chegamos super rápido! Apesar de todo trajeto ter paisagens lindíssimas e até golfinhos terem aparecidos para gente.

Aproveitamos as Lagoas Azul e Verde e almoçamos na praia de Crena.

Esse passeio também pode ser feito saindo de Conceição de Jacareí. Veja aqui todos os passeios da Objetiva Tour.


Lopes Mendes


Ir para Lopes Mendes é delicioso e pode-se ser considerado um passeio! Pegamos a escuna em Abraão e fomos direto para Praia de Pouso de onde sai a trilha.

No meio do caminho passamos pela costa da Ilha e vimos o mar claro que nos empolgou a cada segundo. É uma delíciaaaa passear por essas águas. Veja aqui todos os passeios da Equipe Athos.


Volta a Ilha com Mariana Tour


Esse para mim é o passeio mais completo de Ilha Grande e onde você consegue ter um ótimo “overview” da ilha. Entretanto, esse passeio só sai com condições favoráveis do mar.

É feito com uma lancha rápida. Contornamos a Ilha inteirinha em sua totalidade e paramos em algumas praias: Praia de Caxadaço; Parnaioca; Aventureiro; Meros; Almoço em Maguariquessaba;

Veja aqui todos os passeios que a Mariana Tour faz

Veja outros passeios:

Meia Volta Ilha

Lagoa Azul Lagoa Verde Maguariquessaba Praia do Amor Saco do Céu Praia da Feiticeira


Aventureiro Tour


Praia de Parnaioca Aventureiro Praia dos Meros

Super Sul

Ilha de Jorge Grego Dois Rios Caxadaço Lopes Mendes


Onde comer em Ilha Grande


A Ilha é enorme e tudo depende onde você vai estar. Nós encontramos pratos feitos por 25 reais em vários lugares, mas lembrem-se em sua grande maioria só o dinheiro é aceito. Não se esqueça de levar notas para Ilha. Os passeios costumam oferecer os almoços, se planejem para isso também.

Aqui eu vou falar de dois restaurantes que gostei muito e merecem ser indicados.

Restaurante Lua e Mar


O restaurante fica em Abraão e já recebeu diversos prêmios. Música boa e drinks deliciosos fazem parte de um ambiente típico caiçara. Provei e abusei de todas os delícias que pude. Seja na tábua de frutos do mar ou no peixe com banana, comida típica caiçara. O difícil é dizer qual prato estava melhor.

Sentamos com os pés na areia, entre o barulho do mar e a voz afinada que vinha junto ao som do violão. Também existe um salão dentro do restaurante, para quem não quer ficar com os pés na areia. As paredes são tomadas de prêmios e quadros antigos mostrando as transformações que a casa teve ao longo dos anos.

Adriana é a dona do restaurante e nos recebeu com muito carinho, contando a todos história de sua família, que vem desde a época de seu querido pai. Ele se reunia com os amigos em casa depois da pesca e todos traziam delícias para sua mãe cozinhar e tudo virava uma verdadeira festa. A coisa deu tão certo que o restaurante nasceu, cresceu e hoje dá orgulho a toda família.

Peixe com Banana

O restaurante tem um pouco mais de um ano e fica em Maguariquessaba, almoçamos por lá em um fim de passeio maravilhoso.

É possível chegar de trilha vindo de Abraão, não é distante. Começamos o almoço com uma moqueca mista divina! Experimentei também o camarão com catupiry que estava de rezar.

Emmanuel brincou na praia em frente, enquanto esperávamos pelos pratos. É tão tranquila que não havia nenhuma onda sequer.

Onde se hospedar em Ilha Grande


Ilha Grande não é um local de hospedagem 5 estrelas, o melhor das hospedagens é o seu estilo simples e rústico, imerso na natureza.

Dormir com barulho do mar e acordar com o cantar dos pássaros é maravilhoso.

Entretanto existem muitas modalidades de hospedagem em Ilha Grande, desde campings, casa de pescador, hostel até pousadas nas mais diversas categorias. O local das hospedagens também varia muito e tem muitas praias para escolher: Abraão, Palmas, Brava, Aventureiro… Aqui nesse texto não vou me estender muito, vou apenas citar a nossa última hospedagem que foi em Abraão.


Pousada Cantinho de Céu

É uma ótima opção para quem vai em família tem uma perfeita localização. Próximo ao cais e da igreja, onde acontecem as festividades da Ilha. Entretanto longe, afastada o bastante para fugir do barulho da agitação da noite. Foi perfeito! Como falei, a pousada é uma ótima opção para quem vai pra Ilha grande com criança. Sua decoração e o jardim ganham os pequenos e de cara o Emmanuel adorou e correu para os bichinhos de gesso do Jardim. Pulou na rede e ficou brincando o tempo que ficávamos na pousada. Nosso quarto era simples, mas tinha tudo que necessário: frigobar, televisão com canais infantis e até mesmo o secador de cabelo! Ameiiiii todo esse mimo que nem sabia que existia em Ilha Grande.

Passamos as noites vendo desenho e curtindo muito em família. O café da manhã também nos surpreendeu! Pão de queijo, ovos , bolos, gelatina e tudo mais. Foi uma delicia! A tarde também tem um cafézinho com bolo para os hóspedes. A Pousada Cantinho de Céu é uma gracinha e cada quarto tem o nome de um planeta, as cores da pousada também chamam atenção, é tudo fofinho demais. Amamos nossa experiência e espero ter ajudado a vocês a terem uma ótima viagem também.

Quem nos proporcionou essa viagem maravilhosa foi o Rico, do site Navegue Angra e onde tem roteiros riquÍssimos e muita informação valiosa sobre a região. Veja também outros blogs que participaram desta viagem: Apaixonados por Viagens Seguindo Viagem Te Vejo Pelo Mundo Trilhas e Aventuras Viagens e Outras Histórias Viagens Imperdíveis

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Em nosso canal do YouTube também tem muiiita dica e viagem legal. E claro por aqui sempre traremos novidades, fique ligado no Cris pelo Mundo

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram