Lousada – A vila mais jovem de Portugal é rica de história

Uma surpresa cheia de adrenalina pela Rota do Românico

Quem me acompanha sabe que amo descobrir locais que me surpreendem e nestes anos morando cá em Portugal, isso tem acontecido com frequência. Que país para ter lugares bonitos e tão diferentes um dos outros! Então se preparem e venham descobrir Lousada junto comigo.

Lousada é considerado o concelho mais jovem de Portugal, e não falo jovem de idade e sim de população. Fiquei impressionada como há esportes de aventura por lá. Outra curiosidade é: apesar de ter tudo para ser uma cidade grande, ainda prefere ser uma Vila Portuguesa, com todo charme que lhe é conferido. Seus vinhedos, e muita história junto a Rota do Românico. Descobri em um delicioso final de semana que há muito a se fazer em Lousada, e sem dúvidas entrou no meu radar de locais maravilhosos para se descobrir em Portugal!

Onde fica Lousada

Lousada fica no norte de Portugal, pertence ao Distrito do Porto e da sub-região do Tâmega e Sousa. Nossa! Se é do Distrito do Porto, então deve ser muito perto mesmo! Sim, apenas 45 km separam Lousada do centro do Porto, então sugiro colocar em seu roteiro quando vier ao Porto. Também é muito próxima a Braga. Eu nem imaginava que haveria tudo isso aqui tão pertinho, apenas 50 km separam Braga de Lousada.

Atrações de Lousada

Lousada é extremamente atrativa em muitos sentidos, há diversas maneiras de aproveitar o turismo no Município. Fiquei realmente impressionada como o turismo é rico na região, desde atividades de muita adrenalina, até rotas históricas.

Rota do Românico

É em Lousada que fica um enorme Centro de Interpretação do Românico, e também um dos monumentos que está presente nesta rota, que no total abrange 58 monumentos por toda sua extensão, divididos por 12 municípios. É possível adquirir um passaporte no Centro de Interpretação do Românico, ou em qualquer outro dos seus monumentos.

Aproveite para carimbar todos os monumentos da rota em seu passaporte. Eu adoro esse tipo de brincadeira e já carimbei dois dos monumentos em meu passaporte. Entretanto, antes de começar a falar da Rota do Românico. Muitas pessoas acham que a Rota do Românico tem alguma coisa a ver com os romanos, esqueça isso!

O que é Românico?

É um estilo artístico que esteve presente na Europa entre os séculos XI e XIII. Após a queda do Império Romano, houve a expansão do cristianismo e foi aí que a Arte Românica se fez presente, com seus estilo principalmente visto nas igrejas católicas.

Torre de Vilar

Outro ponto interessante para visitar em Lousada que também faz parte da Rota do Românico, é a Torre de Vilar. Para quem olha acha que é uma construção militar, entretanto a torre é o um exemplo de uma residência fortificada (Domus Fortis), um símbolo de poder da nobreza senhorial.

Fiquei extremamente encantada e só conseguia imaginar como aquilo tudo um dia poderia ter sido uma residência. Seu interior está vazio, apenas com escadas para que possamos ir até o topo, mas a imaginação faz o resto do trabalho e viajamos em como tudo deve ter sido há séculos.

Quinta de Lourosa

Desde que nos mudamos para Portugal eu queria participar de uma vindima e foi na Quinta de Lourosa que fiz um check na listinha de sonhos.

A Quinta de Lourosa é um local espectacular para hospedagem, principalmente se você é amante de vinhos! Nós não nos hospedamos por lá, mas fizemos uma atividade ímpar que é aberta ao público, as vindimas acontecem todos os anos e em setembro de 2019 tivemos o prazer em poder participar.

Vestimos a luvas, pegamos as tesouras e fomos para o campo colher as uvas, depois pisamos como os antigos faziam e produzimos o início de um vinho verde delicioso!

Após a brincadeira, conhecemos todo o processo real da produção de vinho, atividade principal da Quinta de Lourosa e vimos que a produção vai muito além de colher, pisar e esperar.

Depois deste processo, fomos conhecer o resto da Quinta e me encantei com a área kids deles, tem até um mini trator para as crianças brincarem, é linda toda a Quinta e com certeza quero um dia me hospedar por lá.

Mas claro que não iríamos embora assim, ainda teve prova de vinhos com acompanhamentos deliciosos, queijos, embutidos e pão de chouriça! Muiiito muito bom.

Quinta da Tapada

É uma linda quinta construída em 1849, com tendência colonial, conhecida como brasileirismo em Portugal.

Se você passear por seus jardins, vai encontrar algumas surpresas pelo caminho como a camélia mais antiga de Portugal ou uma gruta que nos faz lembrar a gruta do Parque Lage no Rio de Janeiro, Brasil.

Na quinta também há produção de vinhos e queijos, além de ser um alojamento local, com um quarto digno de princesa.

É possível fazer uma visita guiada pela Quinta da Tapada com provas de vinhos.

Eurocircuito Automóvel de Lousada

Como já falei para vocês, Lousada é um município muito jovem e com certeza isso combina com uma vida cheia de adrenalina também, e é por isso, que a Pista do Eurocircuito faz tanto sucesso em Lousada.

O Eurocircuito de Lousada já foi palco de várias provas do Campeonato Europeu de Autocross e Ralis. A pista é de 40% de terra batida e 60% de alcatrão e com muiita velocidade e adrenalina e já que estamos na pista porque não aceitar um convite inusitado?

Tivemos a oportunidade de correr como pilotos na pista, ou melhor, co-pilotos! Entramos nos carros de Rali e colocamos o coração para acelerar junto com cada curva, foi simplesmente INCRÍVEL, uma experiência que valeu muito a pena.

Aperte o play e venha sentir a adrenalina junto conosco.

Essa não é uma atividade aberta ao público, foi algo da programação do Primeiro Encontro Internacional de Blog de Lousada

Casa Museu de Vilar

Já pensou em mergulhar na sétima arte, aprender como tudo começou e ver de pertinho as fotos virando vídeo? Foi exatamente isso que aconteceu na Casa Museu de Vilar.

É neste espaço maravilhoso que entendemos como a magia do cinema começou, conta toda a história e mostra o avanço da arte. Emmanuel ficou hipnotizado por tudo que viu por lá. É uma passeio delicioso para fazer em família.

Will`s Rock Club

Terminamos nossa noite com um animado show de rock no Will`s Rock Club, onde entre um drink e outro dançávamos um pouco. Emmanuel adorou a experiência e queria ter ficado mais para ver o show até o final, descobri que meu pequenote adora rock.

Onde comer em Lousada

Come-se muito bem em Portugal e em todos os locais que fui até hoje por aqui, não me decepcionei em nada, claro que Lousada não seria diferente. Conhecemos alguns locais que valem ser falados e provados, cada um com uma destaque de comer rezando! Entre os destaques já adianto alguns: sonho de bacalhau, lombo assado com batatas assadas e leite creme queimado.

Restaurante Brazão

Foi o primeiro restaurante que visitamos, tem um ambiente amplo e muito confortável para as família.

Comemos um delicioso arroz de forno com lombo assado, é um prato típico da região que acabei por repetir todos os dias, é delicioso!

E depois de nosso prato principal, veio a maior surpresa, o leite creme não é uma simples sobremesa, foi um show a parte! Eles trouxeram e queimaram o açúcar na nossa frente, é sensacional a maneira de elaborar o prato. Ameiii, e o sabor é indescritível.

Restaurante Estrada Real

Começamos nossa refeição com uma bela punheta de bacalhau, prato típico em Portugal. Nada mais é que bacalhau cru com azeite e cebola, uma verdadeira delícia, em seguida veio o prato acompanhado com grelos fritos, outra comida típica em Portugal, é uma hortaliça muito saborosa e bem temperada.

O lombo assado com batatas assadas estava a coisa mais maravilhosa do mundo, não consegui parar de comer as batatas! Foi sem dúvidas o ponto alto da noite.

Para sobremesa pedimos o bolo de rolo de laranja, outra sobremesa que amo em Portugal.

Restaurante Visconde

Foi outra feliz surpresa em nossa visita a Lousada, começamos nossa refeição com duas surpresinhas: carpaccio de bacalhau e sonho de bacalhau.

Difícil dizer qual estava melhor, passaria a noite toda comendo apenas isso, entretanto o lombo assado também não ficou para trás com a carne mais macia que comi em Lousada, estava a desmanchar na boca.

Uma verdadeira delícia de almoço que terminou com uma fatia de bolo acompanhado de uma deliciosa bola de sorvete.

Casa de Sedoura

É uma lindíssima casa, com uma enorme piscina e iluminação que chama atenção. A sala tem uma decoração de extremo bom gosto e nos sentimos muito aconchegados neste local.

A Casa de Sedoura funciona principalmente como alojamento local, sendo o turismo de rural sua principal atividade, entretanto não nos hospedamos na casa, fomos para um delicioso jantar.

Chegamos e as mesas já estavam a nossa espera, com apetitosas entradas! Bolinhos de bacalhau crocantes e divinos, chouriças, e algo que lembra uma trouxinha de queijo que repeti algumas vezes.

Para o prato principal, um delicioso picadinho de bife de peru com cogumelos e natas. Se quiser ter uma experiência como esta, é necessário reservar antes.

Aveleda Village

Para quem ama viajar essa é uma casa que chama atenção, a decoração é simplesmente magnifica, e um passeio entre os países. É também um alojamento local, com quartos românticos ou ótimos para famílias, há até um quarto repleto de brinquedos para os pequenos se divertirem enquanto os pais leem um livro.

Sandra é a anfitriã que tem muito gosto em receber todos em sua casa e faz de tudo para os hóspedes se sentirem realmente em casa. Não nos hospedamos na Aveleda Village, mas tivemos um delicioso brunch, com direito a brigadeiro e muita conversa gostosa.

Hospedagem em Lousada

Lousada surpreende em todos os seu detalhes e fiquei mesmo apaixonada pelos locais que visitamos, a vontade foi dormir uma noite em casa um deles, entretanto deixamos o melhor para o final.

Casa de Juste

Pense em um local de conto de fadas, com jardins impecáveis e até casa na árvore.

É uma casa original do século XIV completamente conservada, a casa tem muitos espaços comuns, onde podemos ver um filme ou simplesmente jogar papo fora em um final de tarde.

Aproveitamos para jogar um pouco de damas e apresentar o jogo ao pequeno. Seus jardins são tão delicados que conseguimos ver cenouras e coelhos nos arbustos, ou simplesmente colher algo em sua horta.

Passeamos entre as parreiras, colheu algumas uvas. Logo achamos lagos e casas na árvore, onde Emmanuel pode brincar de se esbaldar! A Casa de Juste é mesmo um local mágico para se hospedar em família em sua visita a Lousada.

Portugal encanta e surpreende em todos os locais que visitamos, é tudo tão ímpar e encantador.

Há três tipos de hospedagem na casa de Juste: Casa do Pátio, Casa da Cocheira e Casa da Eira

Nós ficamos na Casa da Cocheira, uma casinha separada da casa principal, fofa e aconchegante, de dois andares.

No primeiro andar há cadeiras, mesinha e a cama de casal, com um colchão delicioso e roupa de cama que abraça. Outra coisa que me chamou atenção foi que toda roupa de cama e toalhas tinham o brasão da casa, tudo de extremo bom gosto.

No segundo andar também há uma cama de casal, tornando nossa estádia ainda melhor e com total privacidade entre casal e filho.

O banheiro fica no primeiro andar, é amplo e uma banheira boa para relaxar pós passeios. O espelho para maquiagem é bom e ambiente é muito bem iluminado.

Café da manhã

Quem me conhece sabe que eu amo os gostos dos cafés da manhã, e na casa de juste não foi diferente, amei cada mordida.

Havia suco de amora recém colhidas no jardim, pastéis de nata, ovos e outras delícias, como as deliciosas geleias.

Nossa hospedagem em Lousada

Sem dúvidas a Casa de Juste nos surpreendeu de tal maneira, que já saímos de lá querendo voltar! Quero combinar com os amigos de irmos todos em um final de semana. Há tanta coisa na Casa de Juste que facilmente podemos passar o final de semana inteiro somente por lá, brincando em suas piscinas, ou passeando pelo bosque.

As crianças se divertem vendo os gansos, passeando entre as árvores ou procurando frutas, enquanto os pais desfrutam da mais profunda paz, que a natureza nos traz.

Atividades extras

Na casa de juste há algumas atividades extras como o workshop de compotas do qual participamos. Escolhemos as uvas, cortamos com cuidado, descascamos as nozes e tudo virou festa, foi uma delícia com muitos queijos e geleias para nos alimentar enquanto trabalhávamos.

Ter esse contato direto com a terra e frutas é extremamente gostoso, adorei poder participar, mas também, há outros tipos de workshop por lá, como os Workshop de cozinha, bordados, vinhos do porto (provas) e jardinagem.

A cada é mesmo viva e transforma cada época no ano em algo a ser desfrutado, entretanto as hospedagens se limitam entre a primavera e o verão.

Lousada

Lousada nos mostrou que realmente é jovem e verde, que seus vinhos são deliciosos e que há atração para todos os gostos e idades! Nosso pequeno adorou conhecer o museu do cinema e as cores do centro de interpretação do Românico, e claro, se divertiu muito ao colher as uvas na vindima. Atrações não faltam em Lousada e queremos voltar para conhecer mais riquezas deste lugar.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Entretanto não esqueça de nosso canal do YouTube tem muiiita dica e viagem legal. E claro por aqui sempre traremos novidade

ESSA EXPERIÊNCIA FOI PATROCINADA PELA CASA DOS ÓCULOS DE LOUSADA E O MUNICIPIO DE LOUSADA

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram