Madeiro de Penamacor – O maior madeiro de Portugal!

Uma tradição de Natal portuguesa, viva!

O maior madeiro de Portugal está localizado em Penamacor, um lindo vilarejo com 1.500 habitantes e todos os encantos portugueses. Sua tradição é linda! Reza a lenda que o madeiro vem desde a época celta. Os romanos e católicos a tomaram como sua ao longos dos séculos e a tradição está viva até hoje!

Nós fomos convidados para conhecer esta tradição de pertinho e sentir toda a energia incrível deste acontecimento.

A vila toda vai para a rua, todos viram amigos, até nós que nunca estivemos por lá nos sentimos amigos de todos. Guloseimas são distribuídas, as músicas aparecem nos mais variados modelos e locais e é tudo uma alegria só. Poucas vezes na vida eu consegui presenciar algo assim.

Mas antes de contar tudo sobre o madeiro de Penamacor, vou falar mais da Beira Baixa e de Penamacor.

Beira Baixa

A Beira Baixa fica no coração da Península Ibérica, constituída por 6 municípios portugueses: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Cada um destes municípios trazem uma identidade única, o que faz da região um completo mosaico de cultura e diversidade. Eu costumo brincar que Portugal muda completamente a cada quilometro, e na região da Beira Baixa isto é visto com muita nitidez.

O que é o madeiro?

O madeiro é uma enorme fogueira que arde/ascende na véspera de Natal e é encontrado no centro das vilas e aldeias, ou próximo às Igrejas. Mantendo-se aceso em normalmente até o dia de reis.

É uma tradição secular da Beira Baixa em Portugal, onde os rapazes buscavam as madeiras e faziam o ritual de transição entre a juventude e a vida adulta quando montavam o madeiro.

Hoje em dia e há alguns anos, esta tradição se modernizou, além de não usarem mais carros de tração animal, e sim tratores, as meninas também participam desta enorme festa! Entretanto o Madeiro de Penamacor ainda tem outras peculiaridades, primeiro: é o maior madeiro de Portugal! A cada ano eles superam esta marca aumentando seu tamanho, é realmente incrível! Outra peculiaridade é: o ascender do madeiro de Penamacor acontece um dia antes, na noite do dia 23 de dezembro. Todos os outros lugares ascendem no dia 24 de dezembro.

Tivemos a oportunidade de participar da montagem desta linda tradição e vimos a cidade completamente em festa durante dois dias.

As árvores do madeiro de Penamacor

Ok, Cris, mas e as árvores? Conversei com a população local, e pude perceber o quanto a comunidade é unida e preocupada com a tradição! Eles normalmente utilizam árvores no final da vida, ou podres ou doentes e plantam árvores novinhas em seus lugares. Achei uma de uma consciência incrível! Portugal é um dos países mais arborizados que já fui, a todo canto que olhamos há natureza e esta atitude não vem apenas pelo desmatamento, e sim, por pensarem nas gerações futuras, que precisarão destas árvores específicas para continuar a tradição

A montagem do Madeiro

A montagem do madeiro acontece todos os anos no dia 8 de dezembro, entretanto a festa já começa no dia anterior, junto a uma linda fogueira, festa, música e confraternização onde os rapazes saem para buscar a madeira que será montada no dia seguinte e a população festeja como deve ser. Vimos muitos moradores locais oferecendo comidas e bebidas a todos que estavam nesta linda festa, e apesar, da noite estar fria, só conseguimos sentir o aquecer de nossos corações em poder participar um pouco disto.

Paramos, brindamos, cantamos e dançamos! Vimos um pouco de uma fogueira enorme aquecendo o centro da festa. Ali pude ter um pouco da ideia do que seria o grandioso madeiro, que é pelo menos o dobro desta fogueira.

Desfile de tratores

No dia seguinte começamos a ver um pouco de agitação na rua, e logo entendemos que o madeiro estava por chegar. Enormes tratores começaram a entrar na fila, imagina? Mais de 21 tratores com, troncos e árvores inteiras para o madeiro!

Mas não vá achando que o madeiro traz só as árvores, risos, além da “Malta 99”, muitas senhoras animadas vinham literalmente sendo trazidas pelos tratores, cantando, brindando e festejando!

A cidade fica completamente tomada pelo tratores, que vão um a um trazendo as madeiras para a enorme fogueira, isso dura o dia inteirinho.

Malta 99

A cada trator e grupo novo, um coro de Malta 99 vinha junto, mas o que seria isso? Claro que a curiosidade foi tanta, que parei um casal de jovens e perguntei. A Malta 99 é simplesmente o grupo de jovens que neste ano fazem 20 anos e estão participando da tradição de passagem da vida jovem para vida adulta.

Ali eu pude ver que a vila é jovem, haviam muitos meninos e meninas com blusas da Malta 99 e em cima dos tratores. É incrível ver a felicidade de todos, dos pais e da família abraçando os filhos como se realmente fosse uma formatura. Parabéns Malta 99, que todos tenham muito sucesso nesta nova caminhada.

Tenda de Natal em Penamacor

Bem, se estamos falando de uma tradição natalícia, também vamos falar de como estão as atrações para o Natal em Penamacor. E é claro que Penamacor também traz muitas outras coisas para este Natal, percorremos toda a cidade atrás de atividades para o miúdo antes do tão famoso desfile de tratores para o madeiro. Nos divertimos muito na tenda de Natal. Foi lá que encontramos diversão garantida para o pequeno.

Brinquedos Antigos

Na tenda de Natal encontramos muitos stands, e o que mais nos chamou atenção foi o de brinquedos antigos! Fomos recebidos pelo António Supico, que teve a maior paciência do Mundo, apresentando todos os brinquedos antigos ao pequeno.

Jogamos pião, brincamos de bate bate e muitos mais! Emmanuel pôde aprender a fazer seu próprio carrinho de carretel de linha, um pouco mais moderno, todo feito de madeira reutilizável e sabão. Foi uma manhã sensacional e Emmanuel aprendeu um pouco sobre os brinquedos da época de seus avós, esse resgate é muito importante.

WorkShops e pula pula

Saímos da tenda e logo nos deparamos com os duendes, a cada final de semana há um workshop diferente e neste eram cupcakes de natal! Emmanuel fez o dele todo animado, uma linda guirlanda de Natal branca e vermelha, ficou linda! Assim que terminou, foi para a cadeira ao lado e pôde pintar seu rosto, escolheu uma árvore de Natal que por sinal foi uma briga para tirar, queria deixar para sempre como uma tatuagem. Mostrava a todos todo orgulhoso, que tinhas uma árvore de Natal no rosto.

O pequeno ama essa época e tudo que remete ao Natal, e queremos deixar que esta fase dure o máximo possível.

Cupcake feito, desenho lindo no rosto e algo chamava sua atenção, uma enorme insuflável que imitava um castelo, pensa na alegria da criança? Foi ali que gastou toda sua energia. Pulava, escalava, brigava com os guerreiros e sua manhã foi animada deste jeito.

O Natal em Penamacor

Apesar de Penamacor ser uma pequena vila, seu Natal é gigantesco e pudemos ver o esmero que tudo é feito, cada stand, cada animação, cada apresentação musical e toda atmosfera. Foi muito bom ter sentido um pouco deste gostinho do Natal. Mas eu falei muito que o Madeiro é movido à música e não escrevi de nenhuma, não é mesmo?

Coro Misto da Beira Interior

Vou começar a falar do premiadíssimo Coro Misto da Beira Interior, que por sinal nunca tinha visto nada igual! Quando pensamos em coral, pensamos em algo estático, com música lindas a serem cantadas, mas quase sem performance nenhuma. De fato vimos o coral em uma igreja e tudo parecia ser normal, até que.. UAU! Primeiro o repertório é mais do que incrível e eu entendi o porque de tantos títulos depois de os ouvir. Se quiser sentir esta emoção aperte o play no vídeo:

Teve Queen, fado e muito mais, pude me arrepiar e me emocionar a cada canção, e o pequeno que adora ópera relaxou tanto que dormiu ao som dos anjos. E no final uma linda surpresa, o corpo vira instrumento musical e a apresentação sobe de patamar, simplesmente sensacional.

Khaganiço Orchestra

Outra feliz surpresa, foram os rapazes do Khaganiço Orchestra, enquanto andávamos para ver o Madeiro de Penamacor, tivemos um breve encontro musical! Todos vestidos de Pai Natal / Papai Noel a cantar músicas, cheios de instrumentos de metal, eu adoro uma orquestra! O som da voz saia de um megafone e achei super original a ideia. Segui para o desfile dos tratores e para minha surpresa, quem vinha a frente eram eles, cantando mais música e animando a todos! Eu falei que o madeiro foi movido à muita música, simplesmente magnifico.

Onde dormir em Penamacor

Para este final de semana emocionante, nós nos hospedamos em um dos locais que tem a vista mais bonita de Penamacor, com certeza! As Casas da Penha. O por do sol é a coisa mais linda e a vontade de ir embora era inversamente proporcional ao rosa que o céu apresentava.

Quem me acompanha sabe minha loucura por pores e nasceres de sol, e o de lá é simplesmente MAGNÍFICO! Vale a pena a visita, mesmo para quem não esteja lá hospedado.

Mas se o por do sol me chamou atenção, espere para entrar em uma das Casas da Pena. Uma antiga casa tradicional, que mostra modernidade por dentro. Com design arrojado, é uma verdadeira casa para quem viaja em família.

Nosso quarto na Casas da Penha

Na verdade quarto não, casa mesmo! A casa dispõe de sala, com cozinha, cama e banheiro. Tudo que uma família precisa! Eu adoro ter a liberdade de fazer o que for necessário para o pequeno e quem viaja em família, sabe que um fogão faz diferença em muitas das vezes.

O sofá da sala virou uma cama para o pequeno, que por ser em um patamar mais baixo que nossa cama, nos deu total liberdade e privacidade como casal. A cama é muito confortável, com aqueles cobertores que não me canso de descrever, tão fofinhos que nos abraçam embalando nosso sono. A luz do dia é muito bem vetada, e se quiser dormir até mais tarde, é completamente possível, mas não deixe de abrir a janela da porta lateral e apreciar a vista. É ali que aparece o lindo por do sol!

Onde comer em Penamacor

Restaurante Dois Pinheiros

A casa do restaurante já é uma atração a parte, almoçamos e jantamos neste local, difícil dizer qual refeição preferi. No almoço muitas entradas deliciosos, junto com um borrego macio e batatas bem temperadas, no jantar um arroz de feijão, que confesso ser meu fraco, com carnes grelhadas deliciosas.

Sem dúvidas o melhor do restaurante é o tempero, tudo tão delicioso que em nenhuma das refeições comi apenas uma vez, repeti e comeria mais! Risos. As sobremesas são de comer rezando!

Restaurante Encosta Muralha

No dia anterior, antes de chegarmos em Penamacor para conhecer a tradição do madeiro, fomos conhecemos um bocado do Natal Branco de Castelo Branco. São apenas 50 km que separam as cidades e pela proximidade acabamos por jantar por lá. Para a entrada, cogumelos deliciosos e sopa. Logo veio o prato principal, bacalhau! Porque em Portugal se come tão bem?

Castelo Branco

Nossa viagem pela Beira Baixa começou em Castelo Branco, onde pudemos conhecer o Natal Branco. Apesar de ter sido uma breve passagem, pudemos conhecer um pouco da cidade e ver o quão linda ela está!

Passeamos de comboio / trem e vimos que este ano apostaram muito bem na decoração e iluminação natalícia.

Em seguida fomos à Tenda de Natal e a magia do Natal é tão grande que vimos neve! Mesmo não sendo neve de verdade, fez a diversão do pequeno. Ficamos alguns minutos ali, pulando e brincando. Logo depois entramos na tenda e vimos que até o Papai Noel/ Pai Natal de Castelo Branco, está branco! Sua roupa ficou linda desta maneira e a decoração é de cair o queixo, vontade de reproduzir tudo em minha casa.

Crianças sempre tem seu espaço

Como de costume as crianças não são esquecidas e há um espaço onde os duendes colorem com as crianças.

Seguimos nossa visita e vimos mais surpresas, uma mini cidade inteira só de doces? Ou uma mesa gigantesca? Que tal a reprodução do Polo Norte? E mais atividades para as crianças se entreterem.

O que eu acho incrível em Portugal, é que as crianças são muito queridas e a grande maioria das atividades são gratuitas. Conhecemos Castelo Branco muito rápido, mas foi o suficiente para querermos voltar!

E vocês? Quais decorações natalícias ou tradições de Portugal ainda querem conhecer? Eu se possível quero ir de norte a sul por este país incrível. E esta foi uma viagem de Natal, amei participar da montagem do madeiro de Penamacor! Entretanto quero voltar e conhecer mais a fundo as duas lindas cidades.

Veja também como é o Natal em Portugal nas mais diversas cidades do País, clicando aqui

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Entretanto não esqueça de nosso canal do YouTube tem muiiita dica e viagem legal. E claro por aqui sempre traremos novidade

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram