O que fazer em Braga – A cidade mais antiga de Portugal

Respire história e se encante com uma cidade Romana em Portugal

Braga é considerada a cidade mais antiga de Portugal, tendo mais de 2000 anos! Além disso, é uma das cidades católicas mais antigas do MUNDO! Fiquei encantada a cada esquina e vou contar para vocês o que fazer em Braga


Proponho a vocês uma caminhada por diversas épocas de nossa existência, fique de olhos abertos e preste atenção nos detalhes, Braga pode te surpreender. Foi o próprio César Augusto, imperador romano que veio em 16 A.D. criar a Brácara Augusta. Você sabia que além disso muito da História do Brasil está presente exatamente nessa linda cidade? Então vem viajar comigo dentre essas ruas, monumentos, praças, parques e museus.

Arco da Porta Nova

Como um bom português diz, vamos começar pelo começo, afinal era por este arco que entrávamos na cidade de Braga! Ela era toda circundada por um muralha e no início do século XVI o Bispo D. Diogo de Sousa, teve a iniciativa de abrir o Arco da Rua do Souto, conhecida como Arco da Porta Nova. O Bispo D. Diogo de Sousa, foi muito importante no desenvolvimento de Braga, com visão além do seu tempo.

Porém o Arco da Porta Nova só ganhou a configuração que conhecemos hoje, no século XVIII, onde o Arcebispo D. Gaspar de Bragança encarregou muito possivelmente André Soares para esta mudança. André Soares foi uma figura predominante no que diz respeito a atualização estética da cidade que ocorreu na época do Barroco e Rococó, sendo o Arco da Porta Nova um grande exemplo disso. Braga também é conhecida como a cidade do Barroco, estando este período presente fortemente em suas construções. Não deixe de prestar atenção nos detalhes do Arco da Porta Nova, tanto na parte virada para Rua do Souto, que tem grande influência Barroca quanto na parte oposta que tem um neoclassicismo latente.

Catedral da Sé

Passando pela Arco da Porta Nova e caminhando alguns minutos, você chega a Catedral da Sé! Claro que não posso falar sobre o que fazer em Braga sem citar essa atração, que virou algo muito importante para os Portugueses. Criaram até uma expressão onde essa catedral está inserida

“É mais velho que a Sé de Braga”

Os Portugueses usam essa expressão quando falam de algo antiguissimo! Afinal a Catedral da Sé foi a primeira Catedral de Portugal, construída no século VII. Encomendada pelo próprio Henrique, Conde de Portugal e sua esposa Teresa de León e Condessa de Portugal, pais do primeiro Rei de Portugal, Afonso Henriques. Porém não é só do lado de fora que ela impressiona, em seu interior podemos viajar por diversas épocas, lá dentro existe um museu com exposições bem interessantes. Mas tenho certeza que não é só o museu que vai te deixar surpreso, aliás gosta de lenda? Já ouviu falar do milagre das frutas? Vou te contar.

Era inverno e muito frio junto com neve aos montes e as árvores não cresciam por isso. Então São Geraldo que estava muito doente, começou a pedir frutas e pediu até que suas preces foram ouvidas e as árvores do pomar se encheram de frutas! Se tiver em Braga no dia 5 de Dezembro, não deixe de visitar a capela, é gratuito e as crianças podem recriar o milagre dos frutos dentro da catedral. É na Sé, mais precisamente na Capela dos Reis que também se encontram os túmulos dos pais do Primeiro Rei de Portugal, Henrique de Borgonha e Teresa de Leão. Conhecer a cidade e não incluir essa atração em o que fazer em Braga, é um erro! Além de toda história citada, ainda podem ver um belo acervo no museu da Sé.

Jardim de Santa Bárbara

Andar por Braga é simplesmente uma delícia, suas ruas são muito bem preservadas e os chãos limpos, a cada esquina uma surpresa.

Ei, pera aí mais uma aqui, temos que parar e apreciar esse aroma, com flores lindas e coloridas! O Jardim de Santa Bárbara foi idealizado pelo jardineiro chamado José Cardoso da Silva, eita moço caprichoso esse!

Praça do Município

Bem pertinho do Jardim de Santa Bárbara, encontramos a Praça do Município. Mas nem sempre ela teve esse nome, antigamente era conhecida como Campo de Touros e onde havia também um mercado. Engraçado como as coisas mudam com tempo, não é mesmo? Porém hoje essa é a praça onde fica a Prefeitura de Braga e, onde André Soares está presente mais uma vez.

André Soares nasceu em Braga, era arquiteto e idealizou a prefeitura com certeza com muito carinho. O nome dele está presente em muitas construções que encontramos pela cidade. É nessa praça onde também fica o grande edifício que abrigou os Arcebispos e foi chamado de Paço dos Arcebispos(palácio). Mas as surpresas não acabam por aí, bem no meio da Praça, encontramos a Fonte do Pelicano, que é lindíssima!

Igreja de Santa Cruz

Se tem algo que Braga é muito bem servida, é Igreja. A cidade é extremamente católica e as Igrejas não podem ficar de fora em o que fazer em Braga. Esta Igreja tem corredores dourados lindos e muitos elementos sobre a morte de Jesus. É mais um marco de André Soares e um dos primeiros grandes marcos do barroco bracarense. É aí também que encontramos mais uma lenda da cidade, rs adoro lendas.

Meninas que queiram casar, fiquem de olhos abertos e encontrem os três galos escondidos pela igreja, eles estão em alto-relevo! Se encontrares, está certo que seu casamento está por vir! Já os viram? Dois são super fáceis de ver, já o terceiro..

Torre de Menagem

Foi praticamente o que sobrou do antigo castelo de Braga, era a maior torre da antiga murada medieval. Na verdade essa torre foi construída cerca de 60 anos depois do castelo em um dos reforços de defesa da cidade.


Infelizmente o progresso da cidade de Braga foi impiedoso com suas antigas construções, em 1853 destruíram a porta do Souto e em seguida o castelo de Braga acabou com o mesmo destino em 1906. Os políticos do final da monarquia corriam com o progresso e acabaram com inúmeros testemunhos da cidade medieval, das oito portas da murada, só restaram duas.

Mas ainda bem que conseguimos sentir hoje um pouco do ar medieval da cidade, ainda mais visitando e conhecendo essa incrível Torre de Menagem. Emmanuel adorou ver a exposição contida no interior da Torre e ouvir tudo que contamos a respeito daquela época.


Palácio do Raio

É conhecido como Palácio do Raio ou Casa Mexicana, e é mais uma construção que André Soares esteve envolvido. Foi desenvolvida para a família de João Duarte Faria e a porta e o varandim principal são citados como o melhor exemplar de arquitetura civil bracarense.


Praça da República

Era onde os comerciantes costumavam negociar seus produtos, hoje encontramos muitos café e lojinhas. É nesta praça que encontramos um ótimo espaço ao ar livre e onde o pequeno ama correr para cima e para baixo.

Existe um lindíssimo chafariz e um dos cafés mais tradicionais da cidade, o Café Vianna. Vez ou outra é ali que encontramos o letreiro de Braga, onde os turistas adorar tirar mil fotos.


O que fazer em Braga, longe do centro.

Bom Jesus do Monte

É um dos cartões postais da cidade, com uma linda escadaria até a igreja, muita história e obras sacras, além de uma vista sensacional da cidade.


Vamos ver Braga por um canudo?

Passeie pela capelas contidas em cada patamar da escadaria e veja as lindas obras que contam toda vida de Jesus.



Sameiro

O Sameiro é segundo maior local de devoção à Virgem Maria, perdendo apenas para Fátima. Ele teve origem em 1863 com apenas um simples Pedestal para colocar a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Porém desde então os peregrinos não pararam de surgir e foi necessário o aumento do local, em 1870 ergue-se uma capela entretanto só em 1890 começou a construção da atual basílica que conhecemos hoje, sendo terminada apenas em 1953.


Gastronomia

Comer em Portugal é quase uma atração turística a parte e não poderia estar fora do assunto o que fazer em Braga. Podemos passear por vários paladares! Que tal começar pelo famoso Bacalhau à Narcisa ou à Braga?! Há quem goste de ousar um pouco e provar a sopa de Sarrabulho, confesso que não me apeteceu, carne encharcada no sangue coagulado de porco.


Principais festas, não deixe de curtir

Braga é antiquíssima e seus eventos não perderiam este posto também, são os eventos mais antigos de toda Portugal, neste quesito se destaca a Peregrinação de São João.

Semana Santa

Durante esta semana a cidade é toda modificada, há concertos e grandiosas procissões, retratando a vida de Jesus. As procissões são muito bem elaboradas, não se assuste com os Farricocos, são homens todos vestidos de preto e girando uma catraca barulhenta. Ocorre sempre na Semana Santa

Peregrinação de São João

É a peregrinação de São João mais antiga de Portugal, a cidade fica toda enfeitada e linda! O clima toma conta da cidade, para variar o destaque vai para decoração. Incluir este evento em seu roteiro de o que fazer em Braga, é colocar mais História em seu cronograma. As praças ficam lotadas de gente e as músicas fazem a festa! Não perca do desfile dos Ranchos Folclóricos. Ocorre em Junho

Braga Romana

Braga revive sua história todo ano, em uma linda festa! Mais parece que estamos voltando no tempo ao ver as bigas, romanos e guerreiros andando pela cidade. se tiver oportunidade de montar o que fazer em Braga neste periodo, você ainda ganha um evento que vale muito a pena! Feirinhas, teatros e apresentações certamente fazem a alegria da cidade e seus visitantes Ocorre no último final de semana de maio

Noite Branca

Na verdade são duas noites e dois dias de muita festa, cultura e felicidade. Mais um vez as praças são tomadas, agitação e shows fazem parte dessa noite.

Se puder incluir esta festa em o que fazer em Braga, não vai se arrepender. Os palcos e barraquinhas completam a festa. As ruas do centro são em quase em sua totalidade recheadas de gente que quer conhecer o melhor da cidade. Ocorre em setembro.

História de Braga

Você não pode pensar em o que fazer em Braga sem conhecer um pouco de sua história, isso fará total diferença em seus Passeios. Braga é considerada da cidade portuguesa mais antiga, com monumentos que passaram por diversas eras. São tantos os detalhes!

Assim fica até fácil apresentar a história ao nosso pequeno, brincando entre os períodos romano e medieval chegando até os dias de hoje. Conseguimos levar ele de volta ao Brasil nessa brincadeira toda, fazendo uma ponte entre o barroco presente em Braga e Minas.

Há também a primeira cruz usada na primeira missa do Brasil! Muito bom pode ensinar coisas daqui e de lá. Não poderíamos ter escolhido cidade melhor para começar nosso projeto “Era uma vez, um país por mês“. Braga respira história, encanto e surpresas. Nosso pequeno tem absorvido muita coisa boa enquanto aprende bastante. Aproveitamos para contar tudo de uma maneira lúdica e mágica, seus olhos brilham a cada novidade.

História milenar

A história de Braga vem de muitos séculos, vestígios mostram habitação nesta região desde antes da idade do bronze! Porém só na Idade do Ferro, que temos relatos mais significativos. Os celtas eram seus habitantes nesta época, conhecidos como Brácaros ou em latim Bracari. Nem preciso dizer que foi daí que surgiu o nome da cidade, certo, contudo não foram eles que batizaram a cidade. No século II a.D. isso mesmo ANTES DE CRISTO! Mais precisamente 16 a.D. os romanos tomaram a região, criando a Bracara Augusta.

O nome veio em homenagem ao Imperador da época, César Augusto, que foi pessoalmente fundar a nova cidade. Bracara Augusta chegou a ser a cidade romana fora de Roma de maior importância e a capital da Galécia. A partir daí muitas pedras rolaram e conflitos vieram, reinos e mais reinos passaram pela região. Reino Visigótico, conquistas dos Mouros, Reino das Astúrias e muito mais história até virar a linda cidade de Braga que conhecemos hoje. A História da cidade é extremamente rica e passear por essas ruas milenares e montar o que fazer em Braga sem conhecê-la, é perder muitos detalhes.

Veja aqui nossa aventura pela Tailândia, começando pela hospedagem em Bangkok Não deixe de seguir a gente no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!

#arcodaportanova #se #jardimdesantabarbar #PRACADOMUNICIPIO #IGREJADESANTACRUZ #cesaraugusto #torredemenagem #oquefazerem #sameiro #bomjesusdomonte #braga #roteiro #BRAGAROMANA #nortedeportugal #maisantigoquease #PORTUGAL #oquefazerembraga #oquefazer #palaciodoraio #bomjesus #praçadarepublica #bracaraaugusta #BRAGABARROCA #NOITEBRANCA #CATEDRALDASE #bragaporumcanudo #BRAGAANTIGA #SEMANASANTA

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram