O que fazer em Porto Santo - Arquipélago da Madeira

A Ilha Dourada e seus encantos

Porto Santo pertence ao Arquipélago da Madeira e deve ser incluído em sua viagem para este paraíso! As paisagens são incríveis e complementam esse cantinho de céu que é a Madeira. Mas o que fazer em Porto Santo? Há muitas atrações! Vou citar algumas das que fiz, e já adianto quero voltar a aproveitar o sol deste lindo lugar!


Antes de falar o que fazer em Porto Santo, eu vou situar vocês e contar um pouco da história e formação da Ilha.

História e descobertas

A Ilha da Porto Santo foi descoberta em 1418 por João Gonçalvez Zarco e Tristão Vaz Teixeixa e recebeu este nome por ter sido um abrigo aos navegadores que enfrentavam uma terrível tempestade, aparecendo quase como resposta as orações como um Porto Santo. Bartolomeu Perestrelo foi nomeado capitão donatário da Ilha a mando do Infante D. Henriques. Foi também nesta Ilha que Cristóvão Colombo viveu por algum tempo, ele casou com a filha de Bartolomeu Perestrelo, por volta do ano de 1479. Será que o descobrimento das Américas começou seu esboço daí? Lembrem-se que tanto as descobertas das Américas, por Cristóvão Colombo, quanto do Brasil, por Pedro Alvares Cabral, aconteceram mais ou menos 20 anos depois deste acontecimento.

Origem Vulcânica


Porto Santo, assim como a Ilha da Madeira, teve origem vulcânica, onde violentas erupções fizeram crescer e nascer do meio do mar este pequeno paraíso. Entretanto, mesmo estando há apenas um pouco mais de 50 quilômetros de distância da Ilha da Madeira, as duas são totalmente diferentes. Enquanto uma é conhecida como a ilha das flores, com seu verde exuberante, a outra predomina a cor dourada com vasta extensão de areia, e quase não vemos vegetação.

Eu vejo uma ilha quase como o complemento da outra, clique aqui e veja o que fazer na Ilha da Madeira


Porto Santo é bem mais plano que a Ilha da Madeira, sendo o Pico do Facho (517m) o ponto de maior altitude da ilha. Suas águas são ricas em cálcio, iodo e magnésio. Só de dar um mergulho, ou me enterrar na areia, eu já me senti melhor, recuperando alguns desses sais que o stress e a fadiga me levaram, risos.

Bem, chega de falar e vamos conhecer essa maravilha portuguesa! Afinal de contas o que fazer em

Porto santo? Como chegar em Porto Santo

Há duas maneiras: Avião -> Nós fomos da Ilha da Madeira para Porto Santo de avião e demorou cerca de 15 minutos apenas, é muito rápido


Barco -> O ferry boat saindo de Funchal, na Ilha da Madeira, faz esse trajeto todos os dias e é uma opção mais barata, entretanto demora em média duas horas e meia as duas Ilhas. Vale lembrar que em dias de mar agitado esse trajeto não é feito.

Mirantes


A Ilha é lindíssima, rodeada de ilhéus que fazem uma moldura em sua paisagem, e são nos mirantes que conseguimos ter essa melhor percepção.

Mirante das Flores

Foi o primeiro mirante que nós fomos, com um enorme ilhéu a nossa frente, conhecido como Ilhéu da Cal junto com a Ilha da Madeira ao fundo. Inclusive, é por isto que este mirante recebeu este nome, já que para quem mora em Porto Santo a Ilha da Madeira é conhecida como a Ilha das Flores, por seu verde exuberante e muitas espécies de flores presentes.




Mirante dos Morenos

Porto Santo apesar de ter nascido de atividades vulcânicas, hoje não tem mais nenhum vulcão ativo, todos estão extintos, isso mesmo, não estão adormecidos ou algo assim, estão mesmo extintos! E é possível ter total noção disto no mirante dos Morenos, onde vemos um desses vulcões extintos, com a lava marcada nas pedras derretidas até hoje. É majestoso e lindo poder observar de tão perto algo assim, principalmente por saber que essas marcas aconteceram há muitos milhões de anos atrás.




Mirante do Furado Norte

Logo em seguida, bem pertinho do Mirante do Moreno, encontramos o Mirante do Furado Norte, também com um ilhéu a nossa frente, entretanto menor que o primeiro, mas não menos bonito. Toda a região é incrível com sua particularidade e paisagem única. É legal saber que há milhões de anos, cada ilhéu destes fazia parte da ilha e o território de Porto Santo era aproximadamente 4 vezes maior, hoje Porto Santo tem 42,17 km² de área.




Mirante da Ponta da Calheta

Ao pé da praia da Ponta da Calheta, é um mirante onde conseguimos ver o mar mais de perto e

é praticamente impossível resistir ao mergulho, foi o último mirante que fizemos, de lá já ficamos em um restaurante próximo, e em seguida corremos para o mar, para aproveitar o restinho de dia que tínhamos em Porto Santo.




Moinhos da Portela

Quase em frente ao Mirante da Portela, ficam os moinhos da Portela, infelizmente estava chovendo bem neste momento, então só passamos de carro, entretanto conseguimos ver bem a particularidade destes moinhos, que podiam ser movidos para aproveitar mais a direção do vento.


Praia Ponta da Calheta




Claro que falar sobre o que fazer em Porto Santo e não incluir as praias é impossível! As praias com águas multi-coloridas entre azuis e verdes, são cristalinas! Mas quem rouba a cena de verdade são suas areias, que além de douradas, extensas e fininhas, ainda tem um benefícios para a saúde! Exatamente, como já falei um pouco a cima, as areias são ricas em cálcio, iodo e magnésio e a areia com o contato direto com a pele nos traz benefícios imensos! Eu e Emmanuel aproveitamos e brincamos muito de passar areia no corpo, risos.



Quinta das Palmeiras

É um jardim botânico e mini-zoo, com 5.380m², os pavões desfilam pelas as árvores enquanto vemos os outros animais, como cisnes, tartarugas, peixes, papagaios e até avestruzes.

Há um espaço de areia com brinquedos para os pequenos e um bar para os pais terem seu momento de descanso enquanto os pequenos brincam


Pico Ana Ferreira


A Ilha de Porto Santo começou a nascer de erupções vulcânicas ainda imersas no oceano, e isso gerou formações geológicas incríveis!! É possível notar com precisão como a lava esfriou aos poucos em incríveis colunas prismáticas


Porto das Salemas

Nós infelizmente só vimos este paraíso do alto, são incríveis piscinas naturais que aparecem apenas em maré baixa! Ficamos encantados com a beleza deste local, mas nesta hora o tempo não ajudou e chovia bastante, não conseguimos aproveitar, deixando como ponto principal para uma próxima viagem.





Casa da Serra

É possível conhecer um pouco mais a fundo a cultura e tradição da Ilha de Porto Santo, encontramos fotos antigas para ilustrar nossa imaginação e até mesmo vemos a casa montada com fogão a lenha, mobilias antigas e tudo do jeitinho que era, podemos mergulhar e entender melhor como se vivia antigamente por lá, mas o mais gostoso ainda está por vir! No final há provas de vinhos da região, completamente orgânicos acompanhados de deliciosos biscoitinhos típicos.

Deserto

Você já imaginou que em uma ilha como Porto Santo pudesse existir um deserto? Pois eu também me impressionei, entretanto este deserto revela segredos guardados pelo tempo, de um tempo que a ilha ainda fazia parte do fundo do oceano! É uma área repleta de fósseis de corais, se olhar com cuidado verá muitos deles presos na areia, mesmo com a chuva intensa não nos seguramos, saímos e vimos de perto esse espetáculo.




Restaurante Ponta da Calheta

Como nós ficamos apenas um dia na Ilha, fizemos só uma refeição e claro que foi em um local super estratégico! Na frente da praia com a linda vista do Ilhéu da Cal! A especialidade da casa são os peixes, entretanto como fomos em baixa temporada, só havia lanches rápidos ou prego no prato, optamos pelo prego no prato com uma deliciosa Poncha.



O que tem para fazer em Porto Santo além do que fizemos:


Vila Baleira, capital de Porto Santo

Casa de Colombo

Pico do Castelo

Trilha do Pico Branco e Terra Chã

Praia do Zimbralinho

Fonte de Areia

Passeio de barco

Mergulho

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh! Também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou então, venha viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram