Oceanário – Projeto Tamar de Aracaju

Experiência para vida!

Sem dúvida alguma uma das experiências mais emocionantes da minha vida foi proporcionada pelo Projeto Tamar de Aracaju. Todo primeiro sábado de cada mês ocorre a soltura de tartarugas, um pouco antes do pôr do sol, na orla bem em frente a sede do projeto, e eu tive a honra e o prazer de participar desse momento único para as tartatuguinhas.

Foi incrível poder ver, tocar e participar de um momento tão frágil e especial como esse, fiquei em êxtase e o bebe também amou, ficou observando junto comigo, mas não quis tocar ou chegar mais perto, só olhando e fazendo ARGHT, achando que as pequenas eram filhotes de dinossauros, rs!

Opa, uma coisa importantes!!! Não peguem as tartaruguinhas que estão indo para o mar, elas precisam fazer isso sozinhas e memorizar cada passo, pois quando ficarem adultas é para esse mesmo lugar que elas vão voltar e fazer as suas desovas!

Poxa, mas você segurou em uma, também quero! Bem, eu só fiz isso porque naquele dia estava vazio e foi antes de colocá-las no chão, com muita gente pegando elas acabam ficando estressadas e desorientadas não é isso que queremos, né?! São várias tartaruguinhas que começam a sua aventura, é tão lindo de ver! Saem das mãos dos especialistas, direto para o mar, pena que muito poucas chegarão na vida adulta, a taxa de sobrevivência é baixíssima, seja pela própria seleção natural, predadores, ação do homem ou poluição dos mares, que contribuem para essa taxa ficar menor ainda!

Então, se você é como eu e acha lindo esse bichinho e toda natureza, não esqueça de catar seu lixo e fazer a sua parte, se possível conscientize as pessoas que você conhece e cate todo o lixo que tiver ao seu alcance, toda ajuda é muito bem-vinda e não custa nada dar aquela força para natureza. Foi numa ação de homens querendo ajudar a natureza que nasceu o conceito e o Projeto Tamar, em 1980, José Catuêtê, Guy e Neca Marcovaldi começaram o levantamento de espécies e praias de desova de tartarugas marinhas, e aos poucos o Projeto Tamar ia se tornando cada vez mais real, dando seus primeiros passos em 1982, quando foi criada a primeira base do Tamar em Pirambu, juntamente com o da Praia do Forte e Camboios-Regencia, os três primeiros do Brasil. Hoje o projeto deu mil passos e conta com 19 bases e 11 centros de visitantes espalhados por 9 estados brasileiros, são mais de 15 MILHÕES de filhotes protegidos e rastreados.

Bem eu sou fanzoca do Projeto Tamar, já conheci a base da Praia do Forte na Bahia e agora me encantei com o Projeto Tamar de Aracaju também! Além das tartarugas, é possível ver tubarões, moreias, e até mesmo animais que eu nunca teria a possibilidade de ver de perto, se não fosse o Submarino Amarelo, um projeto dentro do Projeto Tamar de Aracaju, eu não saberia nem que existiam tantos animais exóticos e diferentes, nessa sala eles simulam uma condição ideal para seres que vivem em grandes profundidades, realmente não conhecemos nada dos oceanos ainda. Tudo começa com um mini filme bem legal que explica como muitas das espécies presentes foram capturadas e depois entramos em uma sala bem escura e mais fria ainda que a ante sala, vimos caranguejos que mais parecem pedras, baratas do mar gigantescas, tubarões minúsculos e moreias assustadoras!

Para ter acesso ao submarino amarelo, é necessário pagar mais uma taxa e há um limite de publico e horários específicos, como é um ambiente controlado, são necessárias algumas restrições, caso contrário o frio e a luminosidade são prejudicadas, mas eu garanto que a experiência vale a pena, já que são animais que você nunca veria de outra forma e de tão perto! O mundo realmente me impressiona com suas diferentes formas de vida de acordo com o meio em que vivem, viva Charles Darwin! Vimos vários outros aquários espalhados por todo o oceanário e claro brincar nas replicas de ovinhos já virou parada obrigatória para o #bbpelomundo..rs Ele não queria sair de lá

Ahhhh, outra coisa muiiito legal, é que o oceanário, quando visto de cima, é uma tartaruga perfeitaaaaaa, olha que lindo, tudo pensado!

O Projeto como um todo é muito legal e um verdadeiro mergulho no fundo do mar, amei e quero conhecer os outros 9 centros de visitantes que ainda não fui! E vocês, em quais foram? Qual gostaram mais???

Informações úteis:



Endereço: SE-100, 1010 – Atalaia, Aracaju – SE, 49037-475



Telefone:(79) 3214-3243 Funcionamento: Todo dia de 9 às 21h

Nossa ida para Aracaju foi a convite da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) , fomos juntos com mais 6 blogs, o Prefiro Viajar, Diário de Mochileiro, Nós na Trip, Maior Viagem, Casal no Mundo e Estevam pelo Mundo, além do Claudio do jornal Estadão e Natália da Resvista Viaje Mais.

#baratodomar #viveemprofundezas #projetotamar #submarinoamarelo #Aracaju #oquefazeremaracaju #pordosol #animaisdiferentes #moreia #arraia #tubarão #primeirosábadodecadamês #solturadetartaruga #Sergipe #praia #oceanário

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram