Onde comer no Rio de Janeiro: Entretapas

ATUALIZADO – O RESTAURANTE FECHOU

Um pouco de Espanha no Brasil

Fomos recebidos pelo Chef Jan Santos e Antônio, responsáveis pelo empreendimento, que se mostraram super atenciosos na apresentação e harmonia dos pratos da casa. Pois bem, vocês sabem o que é um bar de tapas?

Relativamente uma novidade no Brasil, os bares de tapas são excelentes lugares para ir com os amigos, como eles próprios brincaram, ninguém vai à um Bar de Tapas discutir a relação, vai para ter experiências gostosas sempre! Tá bom, mas o que são tapas??? Tapas não são pratos específicos que encontraremos no cardápio, elas representam a cultura gastronômica espanhola, uma maneira divertida para se alimentar, sejam em pratos de pequenas porções ou não, são gostos e sensações para serem partilhadas dentre os demais a mesa e compartilhar além do sabor! As tapas são deliciosas e tem para todos os gostos.

Fui ao restaurante no Dia dos Namorados e estava tendo um menu para lá de especial, na ocasião custava R$119,00 com direito a welcome drink, belisquetes para começar, duas opções de salada, duas opções para prato principal e sobremesa! Claro que só de ler eu já estava pra lá de curiosa com os nomes e vi que na parede tem uma cola muito legal, uma foto explicando de uma maneira divertida muitos dos nomes que fazem parte da cultura dos espanhola.

Um desses nomes que despertou a minha curiosidade veio logo no belisquete do começo, croqueta de jamón e creme de champignon com Jerez e chocante de jamón! O que são croquetes??!  Segundo o quadro, são bolinhos crocantes por fora e deliciosamente macios por dentro, eu diria mais SUCULENTOS! Muito bom, sem dúvidas pedido obrigatório para quem for ao restaurante.

Boa parte do menu do dia dos namorados, não estará presente no cardápio tradicional deles, porém as croquetas são mais do que tradicionais, não deixem de experimentar! Para a salada tinham duas opções, salada de pato e tomate 3 texturas e a salada de favas brancas e vinagrete de tomate e pimentão, de fatoa primeira é um prato lindíssimo, mas a minha escolha foi  a segunda opção, de comer rezando, muito saborosa e crocante, adoro quando comemos e faz aquele croc crock…

Para o prato principal tinha as opções de Filet mignon com queijo Bousaín, cebola caramelizada e trinxat de hortelã e ervilhas, eu já havia comido em outra ocasião um prato parecido, e tudo que tiver esse trinxat de hortelã e ervilhas, é uma óóóótima opção, muitooo gostoso! Mas como eu gosto de experimentar coisas diferentes e o renomado Chef Jan também nos confessou que o arroz era seu queridinho, fui na opção do arroz, afinal como não seguir a dica do criador dessas delícias?? Rs

Arroz Mar Y Montanã com codorna e fidéus de lula, MUITO gostoso e deixou o clima mais legal ainda, ele nos ensinou como comer a codorna, não se sinta acanhado, é com a mão mesmo! E eu particularmente amo tudo que coloco a mão para comer, curto demais usar vários sentidos na refeição e o sentir literalmente o prato, fez a diferença, sem contar que o arroz estava na textura certa com um toque sensacional de “fedéus” de lula, era a lula em filete, parecendo mais queijo que qualquer coisa, mas com paladar surreal e discreto da lula, sou tão comilona que já estou pensando novamente no prato como se tivesse na minha frente!

Para fechar com chave de ouro veio o Empredat de chocolate com crema inglesa de pequi, ué mas.. o pequi não é daqui? Sim! Não é genial quando conseguimos casar tão bem duas culinárias?? A Espanha e o Brasil casaram tão bem que fizeram um sabor sem igual! O empredat, é como um mini brownie e com o azedinho leve do pequi, transformou completamente o prato em outro nível!

O jantar foi maravilhoso junto com pessoas maravilhosas! Alguns blogs marcaram presença e foi super agradável reencontrar os amigo Leo do Maior Viagem, a Lili do Apaixonados por viagens, a Carla do Fui, gostei e contei e a Dani do na Mochila da Ninja. Pudemos comemorar de um jeito diferente esse dia dos namorados, exemplificando todas as formas de amor, ou seja, desde solteiros, a casados, ou namorados, ou casados sem seus pares podem celebrar essa data entre amigos no mais profundo amor pela comida…rs

Começamos às 20 horas e para lá de meia noite ainda estávamos conversando, conheci a fundo a belíssima história de Jan, que desde muito novo teve que trabalhar para ajudar a família e só mais tarde por um caso de amor, lá na Espanha que de uma maneira despretensiosa entrou para culinária! Que bom que teve esse estalo e pôde nos dar o prazer de seus pratos! Também pude perceber todo carinho tanto de Antônio que com seus olhos de águia que observam tudo que acontece no restaurante e tem o maior zelo, quanto Jan preocupado de dar boas vindas pessoalmente a todos os clientes. Um clima muito bom, que nos fez ver o quanto o amor junto ao trabalho faz toda a diferença. Aliás, eles são tão competentes que além de ganhar diversos prêmios, como destaque por dois anos consecutivos no Guia Michelin, um dos prêmios mais cobiçados entre os restaurantes, ainda foram escolhidos para cozinhar para os Reis da Espanha e sua comitiva durante as olimpíadas no Rio, veja que responsabilidade?!??!?! Não tem como negar a qualidade da casa. Eu já era fã antes desse papo super gostoso, sempre que podia frequentava o restaurante da Jardim Botânico, que estará fechado para as Olimpíadas, agora eu virei mais fã ainda!

Informações úteis:

Site : http://www.entretapas.com.br/

Botafogo Rua Conde de Irajá, 115 Botafogo | Rio de Janeiro Reservas: 21 2537 0673 botafogo@entretapas.com.br

Jardim Botanico Rua Saturnino de Brito, 84 Lagoa | Rio de Janeiro Reservas: 21 3197 4227 jardim@entretapas.com.br

#gastronomia #ondecomernoriodejaneiro #comidaespanhola #tapas #culináriaespanhola #jardimbotânico #culinaria #entretapas #Espanha #gastronomiaespanhola #comida #entretapasbotafogo #croqueta #entretapasjardimbotânico #espanhola #RiodeJaneiro

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram