Rota ecológica dos Milagres, um refúgio charmoso

Há 80km da capital de Maceió, entre São Miguel dos Milagres e Maragogi existe uma rota ecológica com a finalidade de hospedagens mais sustentáveis e tudo sem perder o bom gosto e o conforto. Assim é essa rota que logo de cara eu me apaixonei tanto e foi bem difícil de desapegar dela.

O Casotas da Laje, a pousada que ficamos , @casotasdalaje foi aquele achado do jeito que a gente gosta. Aconchegante e com um preço que o bolso amou. Para fazer as minhas pesquisas e reservas eu utilizo o site de hospedagens Booking.com.

Eu tinha Alagoas como um destino de desejo havia um tempinho e foi quando finalmente surgiu a oportunidade. Uma promoção da Latam, e imediatamente não pensamos duas vezes em comprar.

Uma das formas de se economizar em viagens é deixar o destino te escolher com essas promoções.

Passagens compradas e logo depois era só procurar o lugar para ficar.


Em frente a nossa pousada


Procurando um refúgio na Rota Ecológica.

Eu já tinha visto fotos incríveis de Alagoas e com isso eu tinha em mente um lugar sossegado, de frente para o mar, com praias desertas e paradisíacas e ao mesmo tempo que aceitassem crianças e que fosse num estilo bangalô charmoso. Porém ao mesmo tempo tinha que ter um custo benefício incrível.

Foi aí que finalmente eu achei o Casotas, na Praia da Laje em Pôrto de Pedras. Definitivamente eu amo encontrar esses cantinhos.

Quando cheguei lá, consequentemente morri de amores. Era exatamente como eu imaginava, eu ia acordar e olhar o mar. Me apaixonei pela Praia da Laje, e é lá que fica o santuário do Peixe Boi, chegamos a vê-los de longe.

Em primeiro lugar a minha escolha foi proposital, porque dessa maneira eu poderia ir não apenas a São Miguel dos Milagres, como também para Maragogi. Ficamos bem entre eles, tudo um do ladinho do outro, a localização não poderia ser melhor.

Essa região também é bem badalada no fim de ano com uma festa bem famosa, o Reveillon dos Milagres,as pousadas ficam lotadas nessa época. E também foi nessa região que construíram uma igreja particular de frente para a Praia de São Miguel dos Milagres já preparada para cerimonias e festas de casamentos.


Praia da Laje em Pôrto de Pedras


Como chegar

Para se hospedar para esses lados, é aconselhável alugar um carro, até para poder se locomover para os outros lugares. Além disso, ficamos mais independente e podemos descobrir e desbravar cantinhos poucos explorados.

Mas se não tiver viabilidade, é só agendar um transfer com a pousada ou então um transporte alternativo, é bem tranquilo. Afinal esse paraíso é imperdível e não importa a maneira que se chegue até ele.

Nós alugamos o nosso pela Rental Cars que te da a melhor empresa cotada do dia, colocamos o endereço no GPS do celular e foi muito tranquilo de chegar.

São quase duas horas de Maceió até Pôrto de Pedras, a estrada é bem conservada e sinalizada, como nós saímos de Maceió, pegamos a BR 101 em direção á Recife. Durante o caminho você vai passando pelos povoados e já vai sentindo a calmaria e o clima despojado do lugar. Não só a beleza natural como também sua arquitetura com igrejas e casinhas coloridas históricas.

A princípio eu não quis pegar essa estrada a noite, logo tive que dormir em Maceió, porém na volta já estava mais familiarizada, sendo assim voltei a noite mesmo já que nosso voo era bem tarde.

Uma pousada bem chamosa

O @casotasdalaje entrou para o meu coração. Sério! Era tudo que eu tinha imaginado. O quarto é um bangalô lindo de frente para o mar e com gramado enorme verde para meu filho de 3 anos correr. Uma praia praticamente deserta, belos coqueiros, passeio para piscinas naturais menos turísticas e consequentemente vizinha de outras praias lindas. De fato quase fiquei por lá de verdade. Com certeza é um lugar que eu volto.


Pôr do Sol no quintal da pousada


O paraíso, e uma Jangada

Antes de mais nada a localização não poderia ser melhor. Logo na frente da pousada eu descobri que havia uma piscina natural, as piscinas naturais do Patacho, em que a Jangada saia bem na frente do nosso hotel. Isto é: maravilhoso demais, sem exageros.

Eu literalmente estava no paraíso.

A cor da água é surreal, quando se olha para o horizonte se vê aquela mistura de cores, o azul do céu com o verde do mar, é muito lindo. Incrível!

As piscinas do Patacho são bem menos turísticas do que a de Maragogi. Ela é maravilhosa. Certamente ganhou meu coração. E como resultado, o fluxo de pessoas é sem comparação muito menor. Sem dúvidas uma piscina paradisíaca no meio do mar praticamente sua. O mar é tão lindo que não tem como se cansar de olhar.



Uauuuuuu


Os Arredores

Em um dia subiríamos mais ao Norte em direção a Maragogi e no outro iríamos em direção a São Miguel dos Milagres mais ao Sul. Antes de mais nada o caminho já é um passeio belíssimo de tirar o fôlego, esse é um dos motivo de eu dar preferência ao carro.

Como resultado podemos ir parando pelo caminho, quanto mais andávamos mais paisagens belas iam aparecendo bem diante dos meu olhos.


Direção Norte Maragoggi

Ainda em Pôrto de Pedras, logo após a praia da Laje fica a Praia do Patacho bem famosa por seus coqueiros, inegavelmente é uma praia linda, no entanto ficamos pouco tempo por lá visto que ainda tínhamos um bom caminho pela frente.

A maior parte da estrada para Maragogi é pelo próprio litoral, dessa forma passamos por estradas de terra que surpreendentemente nós levou a um túnel de árvores e com mais pousadas charmosas, e como resultado cada cantinho mais fofo que o outro.

Em seguida pegamos uma balsa para atravessar em direção a Maragogi, o passeio também é lindo, uma das vantagens de se alugar um carro é poder ir parando pelo caminho, foram muitas paradas, é praticamente impossível resistir. As praias para esse lado são incríveis.

Logo após a travessia fica a praia de Jabaratinga, definitivamente maravilhosa e deserta, e como eu gosto de deixar a paisagem ir me guiando, eu vou encontrando essas maravilhas. E como resultado eu vi a saída de um Rio indo em direção a praia e o seguimos, nos deparamos com um belo encontro de cores do Rio com o Mar na Praia de São Bento. Uauuu!

Nosso destino final foi na Praia de Maragogi, bem urbana do que imaginei. Fiquei bem pouco por lá.

Para fazer o passeio para as piscinas naturais de Maragogi tem que ser agendado antecipadamente e verificar a tábua das mares.

Mais acima, vizinha de Maragogi, fica a praia dos Antunes. Mas infelizmente essa teve que ficar para próxima, eu gosto de curtir os locais com mais calma, ainda mais com crianças, tudo com bastante calma e paciência.



Outro cantinho que curti, a Praia de Jabaratinga


Direção Sul São Miguel dos Milagres.

São Miguel fica bem ao lado de Pôrto de Pedras, que era onde estávamos hospedados. Então fomos conhecer a tão famosa praia, ela é realmente bem linda e cristalina com um pouco mais de infraestrutura. Ao lado tem a Igreja particular que mencionei acima. A paisagem com a saída do Rio é encantadora. Realmente o Nordeste é muito lindo, cada canto que eu vou conhecendo é mais apaixonante do que o outro. Como tínhamos o intuito de aproveitar bem, passamos algum tempinho e aproveitamos para almoçar e curtir o máximo desse momento.



Dicas

A melhor época para se ir e de Setembro até Marco. À partir do final de Abril até Agosto, se iniciam os períodos de chuvas portanto alguns lugares nem funcionam.

Antes de tudo, a boa é consultar a tábua de marés. Durante a lua cheia e lua nova a maré fica seca, desta forma é quando as piscinas ficam mais bonitas.

Devido ao fato de ser um lugar mais rústico, é melhor levar dinheiro em espécie, mas vi muitos lugares que aceitavam cartão, então na dúvida pergunte antes.

Quem curte um Pôr do Sol, em São Miguel Dos Milagres tem um Mirante pouco movimentado que é bem lindo. Seguindo pela estrada principal, você verá a Igreja dos Milagres( não é a da praia), vá em direção a ela e depois vire a direita e siga até o final. É um mirante com uma capela e uma vista para o mar.


Pôr do Sol no Mirante em São Miguel dos Milagres



Nosso roteiro

Dia 1. Chegada Maceió a noite e dormimos por lá.

Dia 2. Passeamos pela orla de Maceió pela manhã e logo depois pegamos estrada em direção a São Miguel dos Milagres

Dia 3. Passeio de jangada pelas piscinas naturais do Patacho.

Dia 4. São Miguel dos Milagres

Dia 5. Maragogi

Dia 6. Aproveitamos o dia na pousada e nosso voo era bem a noitinha.

Espero muito que tenham gostado, Alagoas é um lugar incrivelmente lindo.

Karol Teles


Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!

#viagem #sustentável #ondeficar #hotéisnonordeste #brasil #Viajandocomcriança #comoir #roteiro #melhorblogdeviagem #carro #sustentabilidade #roteirosdecharme #patacho #blogdeviagem #pousadasnonordeste #viajando #pousadascharmosas #litoral #hospedagem #oquefazer #rotaecologicadosmilagres #piscinasnaturais #comochegar #viagemcomcrianças #hotéischarmosos #hotéisemalagoas #pousadas #rotaecológica #passeio #alagoas #viajandopelonordeste

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram