Roteiro Romano em Braga

Uma caixa de surpresas históricas

Braga, a cidade que guarda a história do maior Império do Mundo! Falar de Braga sem lembrar a importância de Bracara Augusta é impossível. A cidade foi fundada pelo Imperador César Augusto no século 16 a.C. e foi um dos mais importantes pontos comerciais e pólos sociais do Império Romano. E foi por isso que decidi fazer um Roteiro Romano por esta linda cidade.


O nome Bracara Augusta foi a escolha perfeita. Faz referência ao povo que aqui viveu antes dos romanos, os Brácaros, uma tribo de índios de origem celta.

Para todos os lados que olhamos, deparamo-nos com monumentos que lembram a época do Império e a sua ocupação. Posto isto, convido-vos a voltar no tempo e a percorrer as ruínas espalhadas pela cidade. E agora, já encontrou todos os tesouros de Braga?


Cada passo uma surpresa romana


Cada escavação ou até mesmo um simples restauro pode desvendar alguns mistérios. A cidade está em constante renovação, entre o novo e o antigo, e essas descobertas dão à humanidade vestígios impressionantes e que nos fazem entender melhor aquela época.

Se é fascinado por História, Civilização Romana ou apenas é curioso com uma dessas questões mais latentes da humanidade, Braga tem que ser uma paragem obrigatória no seu roteiro. Venha viajar comigo e passear pela cidade.


Torre de Menagem


Vamos começar pela Torre de Menagem. Apesar da Torre ser da época medieval, é possível perceber, com base no seu interior, o que foi Bracara Augusta, com registos históricos impressionantes! Encante-se com o tamanho da antiga cidade romana e veja como ela foi reduzida nos anos. Não deixe de observar as paredes da Torre, segredos podem estar por lá.

Fonte do Ídolo e caminhada romana continua


Depois, continue andando entre as ruas e ruelas da cidade. São lindas e limpas. Passear pelo centro histórico é uma delícia. Surpreenda-se com a Fonte do Ídolo, na Rua do Raio, no centro da cidade. É um antigo monumento romano, construído no início do século I.

A fonte está parcialmente conservada, com 3 metros de largura e uma estátua com 1.10m, sendo esse um dos locais com presença romana mais divulgados na cidade.


Roteiro Romano e uma pousa para um café especial


Antes de continuarmos a nossa caminhada, que tal uma parada para um cafézinho? Seguimos para a pastelaria Frigideiras do Cantinho, e, ao olharmos para o chão envidraçado, encontramos mais vestígios romanos. Quando apontei que os segredos são revelados aos poucos, não estava a brincar. Nesta ocasião, as ruínas foram achadas no contexto de um restauro . Imagine só! A cidade romana era tão grande e importante que pisamos sem saber em muitos locais importantes do antigo Império.

Domus da Escola Velha da Sé


Continuando a busca pelos tesouros de Bracara Augusta vamos até à Domus da Escola Velha da Sé, uma incrível construção que corresponde a uma antiga casa romana do século I, onde também é possível contemplar o resto do alicerce da antiga muralha medieval.


Termas Romanas


Em seguida, sugiro uma visita às Termas Romanas. Ficam a apenas 5 minutinhos a pé do centro histórico, localizadas no Alto da Cividade. Há vestígios que as termas datam do século II, sendo compostas por vários compartimentos de banhos quentes e frios. Além disso, muitos museus guardam peças e tesouros do tempo dos romanos, como é possível encontrar muitas dessas maravilhas da humanidade no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.


Museu Pio XII


A nossa caminhada termina no Museu Pio XII, no Largo de Santiago. O museu presenteia os seus visitantes com uma exposição intitulada “Um Museu, uma História”. Nela se conta a história da humanidade, desde o paleolítico ao neolítico, ou desde a idade do bronze à idade do ferro. A exposição também conta a história dos romanos, suevos e visigodos, passando pela Idade Média e até os nossos dias.

Braga está sempre se reinventando e descobrindo novos tesouros. Perca-se e encante-se com essas descobertas. E então, o que será que a cidade ainda vai nos revelar? Tenho certeza que este roteiro Romano ainda vai ter muitas novidades em breve.

Embarque connosco na próxima viagem e até lá.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Em nosso canal do YouTube também tem muiiita dica e viagem legal. E claro por aqui sempre traremos novidades, fique ligado no Cris pelo Mundo

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram