Roteiros de Charme conquistando o Brasil

Sobre Roteiros de Charme

Uma vez que a sustentabilidade anda se espalhando e ganhando admiradores pelo mundo, a proposta sobre o mesmo ponto de vista foi criada em 1992 pelo Presidente da associação Roteiros de Charme Helenio Waddinggton, que com o passar dos anos foi percebendo os efeitos das condições climáticas através das ressacas e alteração de chuvas nas serras, assim sendo eles acabaram compreenderam os impactos negativos. Do mesmo modo, o Presidente acredita que é preciso envolver mais as pessoas sobre pequenas mudanças de hábitos.

Entrando para a Roteiros de Charme

Em principio para parte dessa associação, acima de tudo o hotel deve atender alguns requisitos estabelecidos.

Por exemplo ter uma localização privilegiada e com bastante natureza natural do mesmo modo que ter um valor histórico.

De acordo com isso, o programa de sustentabilidade da rede foi inspirado no Código de Ética e Conduta Ambiental, com o propósito de causar o menor impacto ambiental possível. Como também sem perder o conforto.


 Os Requisitos:

  1. Energia Solar para aquecimento da água através de placas solares.

  2. Captação de agua subterrânea.

  3. Tratamento de água com estação própria.

  4. Coleta seletiva de resíduos secos: papel e metal.

  5. Reciclagem de óleo de cozinha.

  6. Compostagem de parte dos resíduos orgânicos e produção de adubo através desse processo para adubação das áreas verdes da pousada.

  7. Compra de produtos orgânicos de produtores do município de Mata de São João.

  8. Decoração com peças produzidas por artesãos locais.

  9. Utilização de madeiras ecológicas de reflorestamento certificadas na construção.

  10. Iluminação com lâmpadas econômicas.

  11. Uniformes com tecidos naturais.

  12. Lavagem de roupa de cama e limpeza do hotel com produtos ecológicos sem cloro.

  13. Troca de toalhas e roupas de cama conforme necessidade.


A Piscina


“ A Roteiros de chame, entidade privada sem fins lucrativos, ligada ao fórum Empresarial da Organização Mundial do Turismo (OMT) avalia e seleciona hotéis e pousadas, de acordo com rígidos critérios quanto a conforto, qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental.”  

Fonte: www.roteirosdecharme.com.br

Mais um hotel entra para a grife

Eventualmente, no mês de Agosto de 2018 a capital Carioca ganhou o seu primeiro hotel na grife Roteiros de Charme, e o segundo em uma capital do País. O Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel, inegavelmente parece uma galeria de arte de tão charmoso que é.

Em virtude disso, obras de artistas locais ganham destaque entre a decoração do hotel e com isso a valorização da cultura local.





Sobre o Santa Teresa Rio MGallery

Originalmente estabelecido em uma histórica fazenda de café do século XIX no bairro de Santa Teresa, inclusive com vista panorâmica para a Bahia de Guanabara, o hotel segue toda essa linha sustentável e responsabilidade social.

Com um design estilo colonial inspirado na época do café e do cacau, surpreendentemente conta com móveis originais e feitos por artistas do bairro inclusive móveis com  madeiras recicladas e de demolição

Outro ponto positivo é que o jardim não precisa ser regado devido ao sistema de reuso da água e por ser original.

Não é á toa que o hotel parece uma galeria de arte, ele possui um projeto com exposições de artistas que é aberta ao público e fica até Fevereiro de 2019.

Além disso o hotel conta com Restaurante, Bar e Spa.



O Restaurante Térèze dispõe de uma cozinha local e contemporânea com um toque latino-americano comandando pelo chef Uruguaio Esteban Mateu, eleito como um dos 50 melhores do mundo pela Conde Nast Traveler Choice. Com uma Pool Lounge com uma vista linda, o hotel ainda tem o bar dos Descasados com um ambiente descolado aconchegante e com drinks exclusivos. Às sextas-feiras, rola um Happy Hour e aos domingos é possível assistir ao entardecer com Jazz ao vivo, ambos abertos ao público e gratuitos.

Um dos pontos que achei muito interessante é o projeto menu sustentável que a Rede Roteiros de Charme incentiva. Eles privilegiam os produtores da região, na verdade eles incentivam muito a cultura local.

Verdadeiramente apaixonante

Em vista disso tudo, o investimento vale cada centavo uma vez que só a experiência já é incrível.

A grife conta atualmente com 71 espalhados pelo Brasil.

Uma vez que escolhido o seu destino é só desfrutar desses cantinhos acolhedores que com toda certeza será muito bem aproveitado.

Assim sendo, com uma infinidade de opções, talvez seja difícil escolher, já que a grife segue uma linha muito convidativa.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!



#ondeficar #requinte #roteirodecharme #brasil #hotel #condutaambiental #charme #sustentabilidade #roteirosdecharme #hoteisdecharme #santateresa #boutique #hotéis #roteiros #hospedagem #artistasbrasileiros #ondesehospedar #artistaspopulares

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram