Rovaniemi e a Casa do Papai Noel – O que fazer no Circulo Polar Ártico na Finlândia com criança

Um sonho de criança realizado

Todo mundo sonha em conhecer o Papai Noel de verdade, não é mesmo? Que criança ou até adulto não gostaria de ter uma conversa com o bom velhinho? Então e se eu te falar que isso realmente pode se tornar real?? Foi com esse sonho de criança que decidimos viajar até Rovaniemi e a Casa do Papai Noel, em pleno “Polo Norte”.

Ok, mas será mesmo que seria possível? Existe mesmo a Casa do Papai Noel no Polo Norte? Será fácil chegar? É muito caro? Onde fica a Casa do apai Noel de verdade? Lá só tem a Casa do Papai Noel? São tantas questões! E neste texto eu vou responder todassss! Fui atrás das respostas e consegui achar a verdadeira Casa do Papai Noel! E o melhor, conseguimos visitar a Casa do Bom Velhinho! E já adianto, seu telhado fica exatamente na linha do Circulo Polar Ártico.

Como Papai Noel foi parar no Polo Norte?

Tá, tudo bem, mas quem foi que disse que Papai Noel morava no Polo Norte?? Todos nós sabemos que a lenda do Papai Noel já teve várias versões: ele já foi um padre, São Nicolau, suas roupas foram verdes, foi alemão e por aí vai.

Como então que o bom velhinho foi parar no Polo Norte? Ou melhor, como Rovaniemi e a Casa do Papai Noel se conectaram? Coincidentemente, nos anos de 1860 a revista norte-americana Harper`s Bazzar começou a publicar histórias do Papai Noel vivendo no Polo Norte, cheio de gelo e renas para todo o canto

Na verdade não se sabe ao certo se essa história veio antes da lenda ou se a lenda foi criada por conta desta história. Mas o caso é que havia uma lenda onde dizia que o Papai Noel vivia em um lugar quase inalcançável, no meio de muito gelo e de difícil acesso. Certamente isso foi criado para as crianças acreditarem que ele realmente existia e não tinha como visitá-lo.

Um golpe da mídia

Bem, o fato é: em 1960 a revista norte-americana deu a localização da casa do Papai Noel como o Polo Norte. E foi aí que Rovaniemi e a Casa do Papai Noel começaram a fazer sentido!

Tudo acabou se encaixando, já que Rovaniemi nesta época estava se reinventando, fica no Circulo Polar Ártico e ainda fica na Finlândia, onde existem mais renas que pessoas! O local ideal.

História de Rovaniemi e a Casa do Papai Noel

Após a Segunda Guerra, Rovaniemi estava completamente destruída! Até que Rovaniemi teve um plano geral de desenvolvimento se reerguendo pós segunda guerra.

Este plano contou com o arquiteto Alvar Aalto, que teve o cuidado de transformar Rovaniemi na cabeça de uma Rena! Se virem a cidade de cima verão isso e a partir daí o turismo começou a tomar conta da cidade, entretanto essa força veio mesmo quando em 1980 decidiram criar a Vila Do Papai Noel, a 8 km da cidade. De início, o Santa Claus Village não passava de uma placa no meio da estrada, depois evoluiu para uma cabana e enfim se tornou o que conhecemos hoje.

A ideia deu tão certo que anos mais tarde as 16 maiores empresas finlandesas se uniram e criaram a Associação da Terra do Papai Noel e dessa forma transformaram esse cantinho mágico e gelado na Casa Oficial do Papai Noel.

E foi assim que Rovaniemi e a Casa do Papai Noel acabaram se tornando algo único.

Ok! Mas então onde fica a Casa do Papai Noel?

A primeira coisa que pesquisamos foi a localização da verdadeira Casa do Papai Noel, será que existia? Embora eu tivesse lido sobre Rovaniemi, eu não conseguia acreditar que realmente tinha a casa do Papai Noel por lá. Fica mesmo no Polo Norte? E a resposta foi surpreendente! Ela só não existe como realmente fica na linha do Circulo Polar Ártico, na Finlândia, na Lapônia, mais precisamente a 8 km do centro de Rovaniemi!

Ué, então não é no Polo Norte? Bem é, no circulo ártico, risos. O Polo Norte em si não é habitável, fica bem no mar, e por isso as pessoas acabam por falar que o que está no Circulo Polar Ártico, está no Polo Norte.

E a Casa do Papai Noel tem o telhado exatamente em baixo da linha do Circulo Polar Ártico. É possível ver esta linha no Santa Claus Village através de uma linha azul que cruza o céu no inverno, ou em uma linha pintada no chão no verão.

Também existe um marco do Circulo Polar Ártico onde pode-se tirar uma foto bem bacana com o termômetro mostrando a temperatura do dia, claro que fizemos isso. Outro fato interessante é: existe ao menos um dia do ano no circulo ártico onde é noite por 24 horas, chamado de noite polar ou então no verão um dia interino de sol, conhecido como dia polar. No verão também é possível ver o tão curioso sol da meia noite!

DICA: Não deixe de pegar o certificado confirmando que você cruzou a linha do círculo Polar Ártico, é só ir no centro de informação ao turista.

Museu Arktikum

Mas antes de embarcamos na magia do Natal, vamos conhecer mais sobre o Polo Norte e a cultura local, em um museu incrível!

Poxa, você está na casa do Papai Noel e vai em um Museu? Sim! Certamente se tem uma atração que não perco em lugar nenhum que viajo, é um bom museu! Meu pequeno já sabe que toda vez que viajamos, ao menos um museu estará no roteiro, e claro, que o Arktikum não iria ficar de fora.

Certamente eu viajo para conhecer mais as culturas locais e os museus nos proporcionam isso.

O Arktikum é um museu sensacional que mistura ciência, história e cultura, ideal para quem quer entender um pouco mais sobre o Polo Norte e seu povo.

Viajamos dentro do museu e pudemos ver até uma aurora boreal reproduzida no teto de uma das amostras, aliás é muito legal ver o globo literalmente por outro ângulo.

Há muito aprendizado pelas salas

Fica fácil explicar sobre o circulo ártico aos pequenos quando eles veem tudo na prática. A noite polar é facilmente entendida quando os miúdos tocam e rodam o globo inclinado sem receber luz ao fazer a rotação no auge do inverno com a inclinação certa.

Também é possível ver a cultura através de roupas típicas, animais árticos e entender um pouco mais da exploração econômica e suas riquezas polares. Principalmente, para nós que estamos bem distantes desta realidade foi legal ver e entender mais sobre o assunto.

Surpreendentemente o ser humano se adapta e consegue viver mesmo em um ambiente mais inóspito.

O Arktikum também dá aula sobre o aquecimento global, foi bem fácil para o pequeno Emmanuel entender como precisamos preservar nossa querida Terra. Foi uma tarde de muito aprendizado em família, e agora sim podemos voltar a Rovaniemi e a Casa do Papai Noel.

Santa Claus Village

Na verdade a Casa do Papai Noel não é apenas uma casa, e sim um complexo enorme com muitas e muitas coisas para visitar. Como por exemplo: o correio do Papai Noel, fazenda das renas, park dos Husky, mundo do boneco de neve, zona de inverno e muito mais!

Coisas para fazer no Santa Claus Village não vai faltar, tanto que até dormimos próximo a vila em uma de nossas estadias.

Santa Claus Office/ Casa do Papai Noel

Se viemos até Rovaniemi, foi para esse momento! Conhecer a Casa Oficial do Papai Noel, tudo pensado para tornar o mais especial possível. Ao entrarmos, nos deparamos com um lojinha onde as atendentes são duendes, em seguida há uma porta, que se olhar pela fechadura vem uma surpresa!

É possível ver os duende trabalhando na fábrica de brinquedos!! É sensacional, sério!

Tá agora a parte mais esperada, vamos percorrer o corredor mágico até chegar a sala do Papai Noel, eu estava talvez mais nervosa que o pequeno, meu ar começava a ficar pesado e as mão a suarem.

Melhor impossível

Sem dúvidas alguma esse foi a atração mais esperada de TODA VIAGEM! Aliás, foi esperado por toda a vida! Imagina ficar cara a cara com o Papai Noel? Foi para isso que viajamos até Rovaniemi e a Casa do Papai Noel, para falar com ele de verdade!

Ahh, Cris, mas sério? Sim! Ele é tão amoroso em sua voz, seus olhos são mesmo simpáticos e não adianta sua idade você vai travar! Eu fiquei em choque. Aliás o bom velhinho é realmente o bom velhinho, nos recebendo com saudações em português e logo desatando a falar em inglês. Olhar doce, mão gigantes, barba maior ainda e pés enormes, tudo maravilhoso e mágico! Emmanuel ficou mais paralisado que a gente, e sim, meus olhos encheram de água, impossível não encherem.

Indico que façam essa viagem, de verdade! Vale cada centavo, principalmente se estiverem com filhos pequenos, fica melhor ainda! Será algo que nunca mais esquecerão. A neve e cenário real que Rovaniemi e a Casa do Papai Noel te proporcionam, é algo de outro Mundo.

Ah, mas deve ser um absurdo essa viagem! Barato não é, mas há opções para todos os bolsos, o mais caro é chegar em Rovaniemi, o resto não fica tão pesado, até porque a casa do Papai Noel é de graça para visitar.

Correio do Papai Noel / Santa Claus`s Main Post Office

Se no Santa Claus Village fica a casa do Papai Noel, é lá também que fica o posto de correio do Papai Noel.

Foi um dos locais que adorei na vila, tudo super fofo e a lojinha é enlouquecedora. Assim que entramos notamos armários gigantescos cheios de cartas e com a informação dos países que mais mandam cartas ao Papai Noel. São eles : 1 China, 2 Polônia, 3 Itália. O Brasil ou Portugal nem de perto aparecem no topo da lista, ou pelo menos entre os 7 primeiros. Acho que temos que escrever mais ao Papai Noel, não?

Sabe o que é mais legal? Além de poder escrever para o Papai Noel , endereço abaixo:

Santa Claus Santa Claus’ Main Post Office Tähtikuja 1 96930 Arctic Circle, FINLAND

Também é possível que ele escreva para você! É Só clicar aqui e encomendar sua carta que vem direto do Polo Norte, com um selo lindo e tudo muito fofo.

E se estou falando de coisas fofas, lembra que eu disse que a loja era enlouquecedora? Então, foi na loja do Posto de Correio do Papai Noel que achei meu imã da Finlândia, fiquei completamente apaixonada e queria levar absolutamente tudo para casa!

Outra coisa legal é que no Santa Claus Main Post Office você pode postar uma carta para qualquer lugar do Mundo, deixando já agendado o próximo cartão de natal ou mandando algo em tempo real.

Snowman World

É um espaço que fica no Santa Claus Village, é incrível e mexe com todo o Mundo gelado, imagine só beber um drink em um copo de gelo? Lá literalmente poderá pedir um copo de água, risos.

O Ice Bar, Ice Restaurant e Winter Zone, funcionam somente de dezembro a março. Entretanto há também um restaurante normal no local, onde funciona todo tempo.

Ice Bar

Foi onde começamos nossa visita! Um espaço totalmente de gelo, desde as paredes até os copos! O balcão do bar também é de gelo e parece que estamos em outro Mundo, é uma experiência sensacional.

Primeiramente, que tal um vodka típica da Laponia para esquentar o corpo?

Pedi o sabor Aureaus da Vodka Laplandia, que é feita de cloudberries, são como framboesas e amoras, mas tem um toque mais amargo de início. São típicas da região e claro que não iria deixar de experimentar, afinal queria aproveitar o máximo a experiência!

Ah!!! Também quis experimentar no copo de gelo, afinal não é todo dia que podemos beber algo assim. Simplesmente amei e quis trazer uma para casa, mas infelizmente nossa viagem ainda tinha mais um mês pela frente e alguns trajetos de avião.

Também há opções de sucos quente de frutas vermelhas e refrigerantes para os miúdos.

Ice Restaurant

Se já estava divertido experimentar beber algo em um copo de gelo, e me impressionar com todas aquelas esculturas. Agora imagina sentar e comer por ali? Eles nos dão mantas para ficarmos mais quentinho e o menu também ajuda.

Surpreendentemente eu não senti frio algum! Experimentamos no menu de almoço: Sopa de salmão com pão da casa, com sobremesa de frutas árticas! Para esquentar mais ainda, um chá de frutas vermelhas ou café acompanham a refeição

Há opções de menu jantar, mas sugiro confirmar a disponibilidade do dia. Os jantarem são mais elaborados, podendo ter até um file de rena no cardápio.

Amei a experiência, é no mínimo MUITO diferente de tudo!

Zona de Inverno/ Winter Zone

Essa foi a zona que ficaríamos facilmente o dia inteiro, subindo e deslizando pelo gelo! Completamente divertida e com duas opções.

Patinação no Gelo (ice-skating) -> Dá direito a patins, pista e tudo que precisa, nos divertimos tanto no snowtubing que acabamos por não fazer a patinação.

Tobogã de gelo na boia (snowtubing) -> Tem duas opções de descida, nós três fomos diversas vezes nas duas! Completamente divertido e cheio de adrenalina!! Aliás, tanta adrenalina que teve até tombo, risos.

Até nosso pequeno de 3 anos se aventurou, de início ficou com certo medo, mas depois da primeira descida não quis mais sair, foi até difícil o tirar de lá! Aliás foi difícil até me tirar de lá, risos.

Santa Claus Reindeer

Bem, se eu fui na Casa do Papai Noel no Polo Norte, também queria conhecer o tão famoso trenó com suas renas! E é no Santa Claus Village em Rovaniemi que ficam as renas, é claro! De fato, é impossível não se animar e além de conhecê-las, pular no trenó para passear com elas.

Nosso passeio começou pela tenda Sami que tem logo na entrada e em seguida passamos para o fogareiro que havia ao lado, aquecer no frio ártico é mais que necessário.

Ficamos por ali enquanto esperávamos nossa hora para subir no trenó, optamos pelo caminho mais curtos e já foi o suficiente para nos sentirmos dentro da magia do Natal, Emmanuel ficou doido e comentou que só não voou com as renas, por não ser a noite de Natal.

Imagina um passeio desses na cabeça de uma criança?

Duas curiosidades que aprendi neste passeio

Primeiro -> Os chifres (galhadas) das renas caem todo inverno e começam a crescer de novo na primavera. As renas se batem até conseguirem arrancar os chifres antigos, deixando-os com sangue e ás vezes bem “feios”, mas é um processo natural e elas não estão sofrendo ou sendo mal tratadas.

Segunda -> Na Lapônia comer carne de rena é super comum, experimentamos e não senti tanta diferença quanto as outras carnes.

Aurora Emotion

Esse é outro passeio que não pode faltar, principalmente se quiser aproveitar o inverno no Ártico! Imagina andar de snowmobile em cima de lago completamente congelado ou por florestas cobertas de neve?

Fizemos este passeio na parte da manhã e simplesmente amamos! O pessoal da Aurora Emotion nos buscou no hotel e quando chegamos em seu escritório nos deu a roupa completa para fazermos esse passeio em segurança.

O que achei mais legal foi que mesmo estando com o pequeno e essa atividade ser de pura aventura, pudemos aproveitar da melhor maneira! Primeiramente, há um espaço especial para transportar as crianças pequenas e nem eu, nem o Igor precisamos ficar de fora desta aventura!! Normalmente temos que revezar.

Estrutura para segurança das crianças

De início eu fui na cabine com Emmanuel, para ele se sentir mais seguro, já na volta, vim de carona com Igor para aproveitar um pouco da adrenalina.

Durante o passeio, eventualmente fizemos algumas paradas pelo caminho, a primeira nos impressionou, tudo lindo e cheio de neve! Aliás era tanta neve que a cada passo nossas pernas ficavam presas até o joelho de tão fofa que estava. Além de ser uma bela colina com ótima vista para a cidade, brincamos um pouco e seguimos até nossa próxima parada.

Cabana quentinha

Nossa próxima parada foi na cabana de caça, em momento algum passamos frio, mas sem dúvidas ter sido recebido na cabana com fogo para nos aquecermos, com deliciosos chás e petiscos, foi maravilhoso.

Os arredores da cabana também merecem ser desbravados, é igualmente encantador! Caminhamos por algumas trilhas e nos divertimos muito em família fazendo anjinhos e bonecos de neve.

Depois deste pit stop quentinho, voltamos para nossos snowmobiles e fizemos o caminho de volta, com uma bela surpresa! No meio do lago congelado vimos alguns moradores locais pescando em em buracos feitos cuidadosamente. Muito legal poder ver a cultura local e a maneira diferente de viver, entretanto eu queria mesmo é ter pulado do snowmobile e ter pescado também! Rs.

Husky Park Artic Circle

Imagina um local cheio de neve, pinheiros e cães loucos para correr?? Eu nunca vi tanta felicidade em cachorros correndo na vida! Dizem que os huskys foram feitos para correr na neve e só tive real noção disto quando entrei no Husky Park Artic Circle! No total são mais de 100 huskys pelo park, todos em harmonia, em seu habitat natural, é possível ver vários filhotes pelo parque, contudo eles não correm, só são fofos demais e deixam a gente feliz em poder brincar com eles.

O Husky Park Artic Circle fica ao lado da Vila do Papai Noel em Rovaniemi.

Ah! Mas será que terão filhotes quando eu for?

Bem são mais de 100 huskys no park, eles tem filhotes com frequência e ao menos duas ou três vezes ao ano tem linhadas no park, se não virem filhotes muito pequenos, com certeza cão bem jovens verão.

O cuidado dos cães é bem observado também, são alimentados somente com alimentos crus e muito bem escolhidos.

Trenó de Husky

Quando pensamos no Polo Norte, logo lembramos dos lindos huskies e das renas não é mesmo? Principalmente dos trenós! Então eu não poderia deixar de experimentar esta experiência, ainda mais depois de ver o quão felizes os cães ficam ao correr.

Eu tinha certo preconceito, achava que eles ficavam exaustos por levar pessoas, mas depois que fiz e vi com meus olhos que ele ficam latindo pedindo para correr, mesmo sem ter ninguém! Por isso, eu pulei no trenó e experimentei, é lindo e super gostoso ver os cães correndo e latindo e querendo mais. Aliás, é imperdível!!!

Trenós de Huskies são uma tradição da Lapônia e era impossível ir embora sem fazer nem que fosse a trilha menor no Husky Park Artic Circle e me despedir em grande estilo de Rovaniemi.

Como chegar em Rovaniemi

Sem dúvidas viajar para o “Polo Norte” chega a ser inimaginável? Quem diria que era possível ir a casa do Papai Noel na Lapônia? Primeiramente, eu sou da máxima que se há pessoas morando, conseguimos ir também! E quem sabe até onde não haja, quero um dia ir a Marte, risos. Voltando ao assunto.. Inegavelmente Rovaniemi é um pouco longe sim! Mas é MUITO mais fácil chegar do que se imagina.

Para começar, existem voos para Rovaniemi, já pensou em pousar no aeroporto oficial do Papai Noel? Fiz a cotação de quanto sairia mais ou menos Porto/Rovaniemi ida e volta e achei valores na base dos 400 Euros. Tudo bem não é tão barato e na ocasião eu fui de trem mesmo. Com o EURAIL PASS, talvez valha mais a pena, principalmente se você estiver um mês de viagem para conciliar com alguns países.

Trem até Rovaniemi

Normalmente quem faz o trajeto de trem até Rovaniemi é a VR, empresa finlandesa, com rotas de Helsinki, capital finlandesa até Rovaniemi. Entretanto nós fomos um pouco mais ousados e saímos de Bergen na Noruega até a Suécia, onde dormimos e depois seguimos de Harads na Suécia até Luleå, também na Suécia, onde alugamos um carro para ficar os próximos dias e aproveitar mais ainda a região, conhecendo além de Rovaniemi, Kemi e até mesmo viajando até Kirkeness no Norte da Noruega, conhecendo toodo norte da Finlandia de carro. Não se assustem com o inverno polar. É super tranquilo andar de trem ou carro por lá, as pistas são totalmente preparadas para isso.

Foi uma viagem dos sonhos e algo que quero fazer de novo com toda certeza! Até porque só vimos a Aurora Boreal na Suécia e ainda quero ter a oportunidade de ver na Finlândia e na Noruega também.

Preços para conhecer a Casa do Papai Noel em Rovaniemi

Vale lembrar que esses valores foram visto em fevereiro de 2019, reveja os valores perto da viagem, principalmente se estiver na época do Natal. Pode variar bastante os valores, principalmente se depender da época do ano que você for a Rovaniemi e a Casa do Papai Noel. Na ocasião ficamos em dois hotéis diferentes no Santa`s Hotel Rudolf e no Santa`s Igloos Arctic Circle, principalmente para mostrar dois tipos de hospedagem.

Hospedagens:

Santa`s Hotel Rudolf -> 135,00 Euros a diária com café da manhã Santa`s Igloos Arctic -> 990,00 Euros a diária do Igloo quadruplo com café da manhã

Passeios:

Entrada no Husky Park -> 10 Euros por pessoa Passeio no Husky Park -> 30 Euros por adulto e 10 Euros por criança

Zona de inverno -> 25 Euros por pessoa. Passeio de Rena (5 minutos) -> 18 Euros por adulto e 14 por criança. Aurora Emotion -> Snowmobile individual 239 Euros, Snowmobile duplo 169 Euros por pessoa, 85 Euros por criança.

Alimentação:

Almoço no SnowMan World -> 49 Euros por adulto e 36 Euros por criança (de 3 a 12 anos)

O Cris pelo Mundo teve apoio em sua viagem do Visit Rovaniemi, porém este post é fidedigno as minhas impressões.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Entretanto não esqueça de nosso canal do YouTube tem muiiita dica e viagem legal. E claro por aqui sempre traremos novidades, fique ligado no Cris pelo Mundo

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram