Swiss Travel Pass – Seu guia completo

Viaje sem complicação pela Suíça

Se você está planejando sua viagem para a Suíça, com certeza já ouviu falar sobre o Swiss Travel Pass, ou Swiss Pass ou Swiss Travel System, como ele também é conhecido.

Ok, mas o que é esse pass? Vale mesmo a pena? Como eu compro? Quais modalidades? O Swiss Travel Pass vale a pena para famílias?

Calma que neste texto eu vou tirar todas as suas dúvidas.

Vamos começar pelo começo:

O que é o Swiss Travel Pass?

É um Passe de viagem suíço que te permite viajar por cerca de 29.000 km da malha do transporte público da Suíça! Mas o Swiss Travel Pass não te dá direito apenas ao trem (comboio), ônibus (autocarro) ou balsas, o passe também dá direito a mais de 500 museus espalhados pela Suíça.

FOTO OFICIAL

Lembrem-se, a Suíça é um país muito caro e no final das contas o Swiss Travel Pass pode sair mais em conta que tudo separado. Mas Cris, vale mesmo a pena? Vou comprar agora! Calma, vamos fazer as contas que nem sempre vale a pena. Vou explicar tudo e já, já veremos isso.

Prós e contas

Prós →

  1. Você tem todos os bilhetes em um único bilhete

  2. Você não precisa comprar o próximo trem, é só entrar e pronto (veja se está em trajeto que não precisa de reserva)

  3. Economia! A soma de todas as atrações normalmente sai mais cara que o passe

  4. Os trens mais cobiçados da Suíça estão incluídos no pass (é cobrado uma taxa extra de reserva para o Glacier e outros trens especiais, fique atento)

Contra →

  1. Sem o planejamento certo, você pode comprar o Swiss Travel Pass atoa

  2. Utilizar o passe menos que o necessário

  3. Escolher passeios com taxas extras

O Swiss Travel Pass vale meso a pena?

Depende!! Quantos dias vai ficar no país? Vai ficar só no hotel ou vai andar bastante pela cidade? Vai trocar de cidades?? Vai passear muito pela Suíça ou escolheu uma cidade apenas? Vai a muitos museus ou montanhas? Vai querer passear nos trens panorâmicos?

Uma coisa eu posso adiantar, se for ficar em apenas uma cidade ou menos de 3 dias na Suíça, esquece o Swiss Travel Pass! O Passe pode ser comprado por no mínimo por 3 dias e já começa com 211 euros o mais barato! É caro, mas no final pode valer a pena. Faça as contas de quanto sairia tudo separado e compare, essa é a melhor maneira de saber se vale ou não vale.

FOTO OFICIAL

Dica: Lembrem-se, mesmo que o valor do Swiss Travel Pass esteja saindo um pouco mais caro que os bilhetes separados, ele ainda vale mais a pena! Não se esqueça que o pass te dá entrada em mais de 500 museus, veja aqui a lista

Nossa experiência com Swiss Travel Pass

Nós ficamos 8 dias na Suíça e não gastamos nadinha com o transporte público! Mesmo indo a montanha, já que algumas delas como o Schilthorn, estão incluídas no pass. Mas disso eu falo já.

Para vocês terem ideia dos valores dos transportes dentro da cidade, se nós fossemos pagar o ônibus que nos levou da estação principal de Lucerna a Bahnhof Luzern até Stans, teríamos desembolsado 8 francos suíços! E o trajeto é super curtinho. O Transporte público na Suíça não é dos mais baratos.

FOTO OFICIAL

Dica de ouro: veja com o hotel que ficará hospedado se eles dão voucher de transporte público! Nosso hostel em Interlaken nos deu um cartão de transporte público pela cidade.

Swiss Travel Pass é ideal para famílias

Nós que viajamos em família sabemos que os gastos são no mínimo duplicados, mas normalmente são mais que isso. Então tudo que os pequenos tenham benefícios grátis são bem vindos.

E no caso do Swiss Travel Pass é melhor ainda, pois até os 6 anos as crianças viajam de graça. Mas não para por ai…

Dos 6 aos 16 anos, crianças acompanhadas por ao menos um dos pais que tenham o Swiss Travel Pass, também viajam de graça.

Mas calma, que não é só embarcar e ok! No ato da compra tem que avisar que a criança vai estar com você e então é dado gratuitamente o Swiss Family Card.

Ok, então qual Swiss Pass devo escolher?

Se você já fez toda pesquisa se vale ou não usar o Swiss Travel Pass, essa pergunta já está quase respondida.

FOTO OFICIAL: Zuerich, Schweiz,11. September 2018 – STS Swiss Travel System.

Vamos lá: o Swiss Travel Pass pode ser escolhido por dias, e por usar de forma consecutiva ou não. Existe também um Swiss Travel Pass que te dá apenas descontos.

Swiss Travel Pass a partir de 211 euros*

  1. Viagem ilimitada em dias consecutivos

  2. Viagens ilimitadas em trens, ônibus, barco e transporte público nas cidades

  3. Válido em 3, 4, 8 ou 15 dias

  4. Entrada gratuita para mais de 500 museus

  5. Bilhete inclui: excursões de montanha para Schilthorn, Stanserhorn, Brunni e Rigi

  6. Até 50% de desconto na maioria das excursões de montanha

  7. Crianças <16 anos viajam de graça se acompanhadas por pelo menos um dos pais

  8. Disponível como ticket impresso em casa

Swiss Travel Pass Flex a partir de 243 euros*

  1. Viagens ilimitadas em dias flexíveis e não consecutivos no prazo de 1 mês

  2. Viagens ilimitadas em trens, ônibus, barco e transporte público nas cidades

  3. Válido em 3, 4, 8 ou 15 dias

  4. Entrada gratuita para mais de 500 museus

  5. O bilhete inclui (apenas em dias validados): Excursões de montanha para Schilthorn, Stanserhorn, Brunni e Rigi

  6. Até 50% de desconto na maioria das excursões de montanha em datas de viagem validadas

  7. Crianças <16 anos viajam de graça se acompanhadas por pelo menos um dos pais

  8. Disponível como ticket de papel para entrega ou retirada nos aeroportos suíços

Swiss Hald Fare Card a partir de 109 euros*

  1. Ingressos ilimitados pela metade do preço em trens, ônibus, barcos e transporte público nas cidades

  2. Viagem da fronteira suíça ou aeroporto para destino

  3. Entrada gratuita para mais de 500 museus

  4. Até 50% de desconto na maioria das excursões de montanha

  5. Crianças <16 anos viajam de graça se acompanhadas por pelo menos um dos pais

  6. Disponível como ticket impresso em casa

*Os valores são referentes a junho de 2019

FOTO OFICIAL

Mesmo com essas informações ainda não se decidiu? Não há problema o site do Swiss Travel Pass tem uma ajudinha para você se decidir. Clique aqui e forneça as infos da viagem que ele te sugere o melhor pass

Como usar o Swiss Pass

Agora que a parte mais difícil já passou, vamos para a diversão! Ueba, como eu uso meu passe? Com o Swiss Travel Pass na mão, você embarca e desembarca a qualquer hora do transporte escolhido.

Foto Oficial: Glacier Express

Só precisa validar seu pass na primeira utilização, isso é feito por um carimbo feito pelo inspetor do trem.

FOTO OFICIAL

Entretanto, se estiver usando o Swiss Travel Pass Flex, tenha o cuidado de inserir a data da viagem no dia de utilização. Caso não o faça, o fiscal poderá interpretar como fraude.

FOTO OFICIAL

Seja no trem, ônibus ou balsa, a utilização é ilimitada no período escolhido, pode usar e abusar. Só é necessário mostrar seu passe junto com o passaporte válido e tenha em mente, se for pego em um transporte sem seu passe, a multa é salgada.

Validade do meu Swiss Travel Pass

A validade do pass é iniciada no momento que for validado e vai até as 5 da manhã do último dia de viagem.

FOTO OFICIAL Zuerich, Schweiz, 10. November 2016 – STS AG, Gepaeck Service und Swiss Travel Pass.

Por exemplo: se você validou seu passe as 23 horas do dia 1 e seu passe é de 3 dias consecutivos, ele perderá a validade na madrugada do dia dia 3 para o dia 4. Com isso você só teve dois dias e 6 horas de passe! Tome cuidado e planeje bem.

FOTO OFICIAL

Reserva

Não vá achando que tem sua Swiss Pass e por isso não vai gastar mais nada para isso. Vai sim! Alguns trens requerem reserva de assento, fique atento a isso. Já posso citar dois que são os mais cobiçados e pedem reserva prévia: Glacier Express e Bernina Express.

Custo de um bilhete normal “full fare” para dois passageiros de Interlaken para Zurich

Esses são os trens mais procurados e mais bonitos da Suíça e por isso a necessidade desta taxa.

FOTO OFICIAL: STS9974 PostAuto im Winter / PostBus in Winter Copyright by: PostAuto/Swiss Travel System By-line: swiss-image.ch/Gaudenz Danuser

Já os outros trens que utilizamos, foram super tranquilos, não precisei fazer reserva e nunca estavam lotados, era entrar, sentar e ser feliz.

ALERTA!!!!

O Swiss Travel Pass é pessoal e intransferível! Tenha o sempre com você, como já falei, andar em qualquer transporte sem seu pass, pode te render uma bela multa.

FOTO OFICIAL: Impressionen des neuen Gotthard Panoramazuges aufgenommen fuer die SBB, am Montag, 3. Oktober 2016 auf der alten Gotthardstrecke. (KEYSTONE/Dominik Baur)

Os trens, balsas e ônibus não tem catracas, mas tem sempre fiscais para ver se todos estão com suas passagens. O passe tem que ser apresentado junto ao passaporte com mesmo nome.

Qualquer um pode comprar o Swiss Travell Pass?

Não! Se você mora na Suíça, esquece. Veja outros passes e opções para viajar pela Suíça.

Todo transporte suíço está coberto no passe?

Não! Mas o Swiss Travel Pass cobre cerca de 29.000 km de uma extensa rede de transporte público na Suíça. E para usar por completo todo esse benefício, é aconselhável baixar o app ou ter nas mãos o mapa que mostra todas as opções.

App Swiss Travel Pass

Este aplicativo não só ajudará você a planejar as rotas de trem suíças necessárias para chegar ao seu destino, mas também fornecerá informações úteis sobre a plataforma a qual você precisa ir e fornecerá atualizações em tempo real, para que você saiba se ou o trem vai chegar atrasado ou não. Bem, chegar atrasado é coisa rara na Suíça. O serviço é bastante pontual.

Lembrem-se, os passes do Swiss Travel System não são válidos apenas nas rotas de trem, mas também nos barcos e ônibus!

FOTO OFICIA: LUZERN – Motorschiff Waldstaetter auf dem winterlichen See. Auf dem Vierwaldstaettersee fahren die Schiffe das ganze Jahr. Motorship Waldstaetter on Lake Lucerne in wintertime. The ship of Lake Lucerne Navigation Company cruise year round. Copyright by SGV Luzern By-line: swiss-image.ch

Entretanto, tenha bastante atenção: da mesma maneira que o passe vale para alguns transportes, ele também não é aceito em todos os trens, como por exemplo os que são usados para o passeio de Jungfrau.

Tirei suas dúvidas?

Espero ter te ajudado nesse novo lindo roteiro. Fiz esse texto com intuito de ajudar a você ter a melhor experiência neste linda viagem. A Suíça é simplesmente incrível e merece ser esmiuçad em toda sua extensão. Eu já estou doida para voltar no verão.

Veja também: Monte Pilatus A piscina mais bonita da Suíça Vejo vocês na próxima viagem

O Cris pelo Mundo teve apoio em sua viagem do Swiss Travel System, porém este post é fidedigno às minhas impressões.

#comoandarnasuíça #transportepúblico #glacierespress #pass #Suíça #swisstravelpass

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram