Viajar de motorhome – Como é? Descubra aqui tudo sobre essa aventura

Liberdade indescritível


Eu sempre tive curiosidade de saber como é viajar de motorhome, cada vez que ouvia falar das aventuras vividas por aí essa vontade crescia. Eu tinha mais que certeza que nasci para viajar assim, porém essa experiência conseguiu me surpreender ainda mais. Sério, descobri lugares magníficos, pude parar para almoçar e jantar em locais cinematográficos! Tudo porque a cozinha sempre andava comigo. Dormi com a luz das estrelas, em meio a neve e eu e minha família pudemos aproveitar cada segundo disso. Viajar com a casa nas costas não só me ganhou, como me apaixonou. Quero poder viajar assim sempre, quero sair por aí sem rumo e fazer mil descobertas, ameiiii esse estilo de vida!

Como é um motorhome


O motorhome também é conhecido como casa itinerante, veículo recreativo ou como se diz aqui em portugal, autocaravana. Existem diversos modelos para você viajar de motorhome, uns maiores que os outros. Nós alugamos o nosso com a INDIE CAMPERS, amamos a opção pois são um pouco menores que os tradicionais e continuam com total conforto, igual ao dos grandões. Isso facilitou demais a nossa viagem pelas aldeias portuguesas. O modelo Active Plus tem como base uma Fiat Ducato que foi completamente adaptada e virou uma verdadeira casa, com capacidade para até 4 passageiros com muito conforto.

Nós tínhamos duas camas de casal uma pia, fogareiro, geladeira, sala de jantar, chuveiro e a um mini banheiro químico (sanita) como item opcional.

Estradas e seus encantos

Conheça as estradinhas e aprecie a vista, isso é uma das coisas mais gostosas de viajar de motorhome. Fuja das vias principais, aproveite para curtir cada momento e conhecer lugares lindos, às vezes tem uma surpresa te esperando nas vias secundárias.

Estude as vias e considere a acessibilidade das estradas, algumas vias são estreitas e não são recomendadas para motorhomes, é aí que está a vantagem de se alugar uma van pequena. Outra coisa deve ser lembrada, ir de motorhome até o centro das grandes cidades pode ser um problema. Nem sempre achar uma vaga é fácil e pode-se perder muito tempo nesse desafio.

Aconselhamos aproveitar a oportunidade para fugir dos grandes centros e desbravar mais das aldeias menores, até porque não é preciso se preocupar com hotéis por exemplo, você já tem o seu sobre rodas!

Dormimos no alto da Torre da Serra da Estrela, mágico!

Banheiro

Alguns motorhomes possuem banheiros completos, mas no caso do modelo que pegamos, não. A Indie Campers dá opção de alugar com ou sem “sanita”, como é chamado privada aqui em Portugal. Nós preferimos levar a sanita, que nada mais é do que um banheiro químico bem portátil. Isso mesmo, enquanto tomávamos banho, deixávamos a sanita do lado de fora do banheiro e quando terminávamos, era só colocar de volta. Ela tem um reservatório e vem com um kit de preparo, umas pastilhas dissolvidas em água. Quem mais utilizou foi o Emmanuel, eu gostei, não há qualquer mal cheiro.


Água e banheiro

Por mais que você esteja em casa, economizar água é sempre bom né?! O reservatório da para 2 ou 3 dias de uso consciente, porém optamos por economizar água para cozinhar e lavar louça. A água para o banho ficou em último caso, acabamos tomando banho nos vestiários dos campings, que por sinal são mais confortáveis também. As idas ao banheiros, além do camping, também eram preferencialmente feitas em bares e restaurantes, além dos museus que visitávamos. Mas sem estresse, há possibilidade de reabastecer a água tanto em camping quanto em postos de gasolina. Nos postos, vai depender da boa vontade dos funcionários do posto, pode haver custo por isso.

Geladeira

A geladeira do motorhome é bem pequena, não compre muitas coisas de uma só vez. Eu sugiro ir ao mercado de 2 em 2 dias, assim além de ter tudo fresquinho, não sobrecarrega a geladeira. Afinal de contas, você não quer viajar de motorhome com aquele cheiro de azedo e coisas estragadas, né?

Limpeza

Lembre-se que você vai dormir no motorhome, então mantê-lo limpinho e cheiroso é essencial.  Ninguém quer dormir com mal cheiro ou cama cheia de areia. Fazer uma mini limpeza diária, poupa muito trabalho depois, até porque é preciso devolvê-lo limpo!

Guardar bem as suas coisas

Guardar bem as coisas em uma viagem de motorhome é super importante. Afinal de contas, você vai se locomover, fazer curvas e não quer nada voando por aí, né? Então deixar tudo nos armários ou redinhas é imprescindível. Os armários têm trancas que não deixam ser abertas durante o trajeto, tudo bem pensado. O que eu mais tive cuidado foram com os vinhos, imagina eles rolando até quebrar e sujar tudo?? Claro que é a última coisa que queremos, né? Então não se esqueça e deixe tudo guardado em segurança.

Seguro

Quando você vai efetuar de fato o aluguel, sempre perguntam sobre o seguro que você quer. Eu sugiro pegar o mais completo, principalmente se for a sua primeira vez com motorhome. Acidentes e incidentes acontecem, por mais que seja mais caro, pode valer a pena no futuro. Acredite! Lembre que os motorhome são carros bem maiores que os tradicionais, e por mais que você dirija bem, isso pode fazer diferença.

Será mesmo que esse estilo de viagem combina com você?

Essa maneira de viajar não combina com todos, principalmente se você quer luxo em qualquer lugar, ou não gosta muito de trocar de destinos na viagem. Ou até se você ama aquele café da manhã completo de hotel em suas férias. No motorhome, se você não preparar sua comida, ela não ficará pronta e seu café não vai brotar na mesa. Porém, se você quer mesmo uma aventura, já acampou e ama estar na estrada e dirigir é no mínimo ok, tenho certeza que você não vai querer outra vida!

Documentação

Na Europa e nos EUA, você pode dirigir o motorhome com sua habilitação normal, categoria B. Já no Brasil você está limitado a veículos de até 6 toneladas. Porém lembre-se, nem todos os países da Europa fazem parte da União Europeia e talvez você necessite de um visto para entrar em tais países. O seu passaporte tem que estar válido em todo trajeto, não é porque está viajando de carro que as leis não se aplicam como se tivesse viajando de avião. Existem países onde a carteira de motorista do Brasil não é válida, vale checar isso também. Então veja toda rota e se sua documentação está ok!

Vantagem em alugar

Claro que eu amaria ter um motorhome para chamar de meu! Principalmente depois que tive o gostinho e vi como é viajar de motorhome. Masss quando você aluga, algumas preocupações ficam para trás, como: Taxas anuais, manutenção e espaço para estacionar. Sem contar o tempo que ele fica parado à toa, já que não dá para viajar 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias por ano, não é mesmo? Acho que só valeria comprar um se realmente fosse morar nele, que por sinal é o MEU SONHO, rsrsr Sério! Eu adoraria morar por uns bons tempos em um motorhome. Mas enquanto isso não é possível, nós alugamos e eu adorei a experiência com a Indie Campers. Eles são uma empresa gigantesca portuguesa, mas que está presente em quase toda Europa.

Gastos

Normalmente uma viagem de motorhome não sai mais barata do que uma viagem convencional. Tem que ter em mente que a grande maioria dos campings com estrutura cobram por pessoa e veículo. Além claro, do valor da gasolina e pedágios que encontrarão pelo caminho. Em Portugal as estrada não são nada baratas. Inclusive esse é um ponto bem interessante, veja com antecedência quantos pedágios encontrará, para não ter surpresa.

Fuja da alta temporada

Principalmente se você vai viajar de motorhome pela Europa, sério os europeus sabem o que é bom e os campings ficam LOTADOS. Por isso evite datas de junho a agosto e fique de olho que o no inverno além do frio, alguns campings também não funcionam.

Melhor época para viajar de motorhome

Sem dúvidas a primavera e o outono, além das flores estarem lindas, a temperatura também é agradável. Nós viajamos na primavera e por não ser alta temporada, pudemos dormir em lugares incríveis sem muitos carros para concorrer. Por exemplo, nós dormimos no estacionamento bem em frente ao Castelo de Pedro Álvares Cabral! Já se tivesse em alta temporada, isso seria impossível! Como há tantos motorhomes passeando pela Europa, parar fora de campings é impossível.

Onde dormir

Viajar de motorhome é ter uma liberdade incrível, mas também é ter o mínimo de planejamento. Nós traçamos uma rota com tudo que queríamos ver e possíveis campings pelo caminho. Imagina não ter nenhum lugar para dormir?? Quer dizer, para estacionar, rs. Pois é, no meio do caminho mudamos nossos planos nas duas primeiras noites, encontramos lugares melhores para estacionar, mas havia “carta na manga” caso não encontrasse. Você não pode simplesmente estacionar e dormir, se sentir seguro é essencial! Por mais que nos sintamos seguros na Europa, todo cuidado é pouco.


Imprevistos naturais também devem ser levados em consideração. Evite locais perto de rios e penhascos, principalmente em dias chuvosos. Veja se é proibido estacionar motorhome ou se é propriedade privada.

Energia no motorhome

Os motorhomes possuem tomadas e até entradas USB, mas nem todas funcionam se o motorhome não estiver literalmente ligado na tomada. Existem power áreas em alguns campings, onde há uma tomada gigantesca para ligar o motorhome e aí sim fazer funcionar todas as tomadas. Como levamos tudo muito bem carregado e alguns power banks, só precisamos de camping com power área depois de dois dias e assim que ligamos nosso carrinho na tomada, conseguimos carregar todos nossos apetrechos.

Motorhome também é um carro

Não se esqueça que o motorhome é um carro e é necessário abastecê-lo. Além disso ver o nível de óleo e tudo mais que um carro necessita é importante, afinal queremos continuar andando, certo? Ou já imaginou ficar parado de bobeira??

Camping

Existem dois tipos de camping, os públicos e privados. Claro que os públicos nem sempre tem tudo que precisamos e normalmente são o básico rs, só o espaço.

Lembre de confirmar se seu camping tem:

  1. Eletricidade – com tomadas para ligar seu motorhome

  2. Abastecimento de água – para repor água do reservatório do motorhome

  3. Despejo de esgoto – para jogar o esgoto do motorhome em lugar próprio.

  4. Horário de funcionamento – alguns campings não ficam abertos 24h.

Muito gostoso

Sério, eu amei a possibilidade de acordar cada dia em um canto diferente. Acordamos tomamos café e seguimos para um lugar lindo, almoçamos em cenários paradisíacos e depois seguimos até outro local maravilhoso e assim eram nossos dias. As surpresas são tantas, que conseguimos descobrir lugares que nem imaginávamos! Que não estavam descritos em lugar nenhum.

Não deixe de nos seguir no Instagram e curtir todas as nossas viagem em tempo real. Ahhh também temos muitas novidades toda semana por aqui! Ou viajar junto conosco em nossos vídeos no YouTube!



#camping #viajar #viajardemotorhome #comoéviajardemotorhome #cozinha #água #motorhome #banheiro #despejodeesgoto #águanomotorhome #cozinhar #camas

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram