Viajar para uma Olimpíada

País Olímpico !

Uma cidade olímpica nunca será igual, ela dá lugar a um ambiente novo, com novas pessoas, tradições e costumes, se você viajou para algum lugar que estava tendo olimpíadas, esquece, não conheceu de fato, pois muda, e muda muita coisa, principalmente a rotina da cidade que fica completamente impactada e dá o País dá lugar ao novo e temporário País Olimpico.

O transporte público é todo modificado, os trajetos repensados, feriados vem para ajudar na logística e o povo que vive por ali acaba sentindo bem a mudança, mais que os turistas, que quase nunca estão por aqui. Obras são feitas para receber os atletas e o mundo todo, muita coisa vem para melhorar, o país inteiro passa por um amadurecimento e mudanças que ficarão marcadas na alma, pessoas que nunca pensaram em gostar de esporte, se veem envoltas a energia, esportes que nunca ouvimos falar começam a ter espaço, estádios entram no novo cenário da cidade, enfim, tudo muda!

Aqui no Rio de Janeiro, muitos foram contra os gastos desnecessários, eu também! Porém, na verdade, eu sou contra a corrupção, se todo o dinheiro fosse realmente investido no esporte, teríamos um futuro brilhante, estaríamos ganhando vida e crianças de bem, pessoas que poderiam ressurgir do fundo do poço, famílias que teriam um belíssimo futuro pela frente, esporte também é educação, é saúde é futuro, é esperança, esporte é vida, mas bem, esse não é um blog de política e sim de viagem! Vamos a minha visão da cidade olímpica!


Essa é nossa segunda experiência com olimpíadas, primeiro fomos a Londres em 2012 e começamos a ver a diferença com a aproximação dos jogos , não chegamos a comprar nem vivenciar os estádio lotados com as torcidas vibrantes, mas o clima na rua já era bem esse, o território se torna internacional, idiomas diversos para todos os lados, as pessoas estão mais abertas a fazer amizade, sempre sorrindo e felizes por estarem ali participando da festa!

As estações de metro estavam com wi-fi disponível, o que ajudou bastante a gente na época, tinha estátua de mascote para todo lado, o símbolo olímpico fazia parte dos cartões postais mais famosos de Londres! A cidade realmente respirava olimpíada. Nesse caso, em Londres até o sol resolveu curtir conosco, foram dias de sol escaldante e céu azul, de fato um cenário que não é comum e todos falam que eu conheci uma cidade completamente atípica.

Além de todo preparo para receber turistas, ainda existem pontos para confraternização de cada nação, com suas famosas casas! Infelizmente em Londres eu não sabia desse detalhe, que faz total diferença, mas aqui no Brasil estou vivendo isso e amando, parece que posso dar a volta ao mundo em poucos dias e conhecer a cultura de muitos lugares em pouco tempo. Visitei a casa da Holanda, onde fizeram uma mini Amsterdã com direito a festas alucinantes, ou na casa da França onde também tem festas ótimas e a gastronomia de lá é muito bem apreciada, podemos matar um pouquinho de saudade de Paris, com uma mini tour Eiffel e tudo.

Cada país se fez presente com um pouco da sua história, cultura e gastronomia, pena que não consegui visitar todos, as olímpiadas poderiam ser o mês todinho, é uma festa tão gostosa, que já estou com saudades! O país olímpico é uma licença poética na vida normal do país, com eventos que nunca mais voltarão, com alianças que nunca mais faremos, com amigos que muitas vezes não veremos mais, com o Mundo inteiro estando em casa, mesmo estando a quilômetros de distancia, o país olímpico é sede do Mundo inteiro, o país olímpico tem a vila olímpica, colocando países brigados lado a lado como amigos, o país olímpico é uma trégua e traz paz.

Aqui no Brasil que consegui viver mais esse espirito olímpico e entender de fato o que é uma olimpíada, aquele arrepio e água nos olhos de ver os atletas que tanto lutaram, ali tão pertinho e conquistando o sonho olímpico, ver as pessoas tendo esperança de mudança, ver que o esporte realmente transforma!

A história por trás de cada medalha, seja de fome, violência, depressão, superação ou de força de vontade de tudo! Ver que o ser humano é capaz, muito capaz de absolutamente tudo, só precisa ir e correr atrás! Ver as crianças se espelhando no bem, querendo ser aquele Usain, ou o Phelps, aquele De Deus, Isaquias Queiroz, Thiago Braz, Rafael Silva, Robson Conceição, Rafaela Silva, Mayra Aguiar, ou Arthur Zanetti, sendo o Thiago Pereira, que acreditou no sonho e ficou pau a pau com mito do Phelps, e recebeu um dos maiores presentes, o aplauso de uma nação inteira e o respeito de um belíssimo competidos, aquele que vai além dos seus limites, faz história e nos ensina o que é o espirito olímpico.

Ser um país olímpico é mostrar para a nação que o país não vive só de futebol, coloca a marcha atlética, a vale, ou a canoagem na história também, lembra que temos ótimos boxeadores, que a vela é boa, que a canoa não é só da canção do indiozinho, que o judô também é praticado por meninas e que o Brasil não tem limites.

O país olímpico muda completamente o país sede, nos vemos em outro lugar por 20 dias e quando esses 20 dias se vão, algumas dessas mudanças ficam para sempre em nossos corações e espero que uma delas seja a importância do esporte em nossas vidas e mostre que o Brasil ainda tem muito que melhorar e apoiar mais essa população que tem diversos medalhistas pedidos por aí por falta de incentivo.

Que venha Toquiooo!, mas será que conheço a cidade antes para poder fazer a comparação também? Rs. Porém antes das próximas olimpíadas, estou tendo o prazer de presenciar as paralimpíadas! Um espetáculo de encher meus olhos mais ainda de água, que mostra superação em cima de superação, um ensinamento que vale para qualquer um, já garanti meus ingressos e vocês???

#olimpíada #blogdeviagemtravelblogger #porqueviajar #rio2016 #londres2012 #london2012 #olimpíadas #oquefazer #PaísOlimpico #melhorblog

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram