Viana do Castelo – Saia do tradicional e apaixone-se

Uma das mais belas cidades do litoral português

Sabe aqueles sítios que visitamos e queremos guardar para sempre? Viana do Castelo foi assim e acabou por se tornar um dos destinos mais bonitos que pude viajar em Portugal. Seu belo litoral tira o fôlego e suas paisagens marcam a alma.

Lenda de Viana do Castelo

Nosso passeio já começou com uma curiosidade digna de uma destinos de contos de fadas, Viana do Castelo nem sempre se chamou assim, antes era conhecida como Viana da Foz do Lima ou Viana do Minho. Entretanto, reza a lenda, que existia um castelo em Viana, com uma lindíssima menina que se chamava Ana. Ela era muito tímida e quase não aparecia a janela, entretanto sua beleza era tanta, que poucas vezes foi o suficiente para fazer um apaixonado, que ficava contando as horas para Ana aparecer pelas janelas do Castelo. Quando isso acontecia, o rapaz gritava feliz e apaixonado: Vi Ana, vi Ana, vi Ana, do Castelo! E assim o sítio teve um novo nome oficial: Viana do Castelo.

Se esta lenda é verdade ou não, nunca saberemos, mas sem dúvidas remete a essência encantada de Viana do Castelo e fica uma linda história para lembrarmos da cidade.

Santuário de Santa Maria

Agora deixamos as histórias de lado e vamos aos encantos de Viana, começando pela vista mais privilegiada que vai fazer você não querer ir embora jamais. O Monte de Santa Luzia, além de ter um visual a perder de vista e mostrar o que Viana tem, ainda é a casa do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, conhecido popularmente como Santuário de Santa Maria.

O Santuário é visto de longe, quase como se tivesse dando as boas vindas para quem entra em Viana do Castelo e mostrando que está ali para abençoar a cidade.

Sinta-se abençoado

A energia do Santuário é sem igual, sua majestosa basílica, lembra a arquitetura da Sacre Couer em Paris, alguns até dizem que Ventura Terra, quem a construiu se inspirou de fato na basílica parisiense, entretanto por outro lado alguns debatem a veracidade deste fato, já que ambas foram construídas em períodos bem próximos e ele não teria tido tempo de ver a Sacre Couer pronta de verdade, e assim não teria como se inspirar em algo inacabado. Vai saber.

O que sei mesmo é que a Basílica é simplesmente LINDA e seus vitrais valem a visita, e se você não estiver satisfeito com esta vista, ainda é possível subir no zimbório da Basília e ter uma vista ainda mais impressionante.

Ponte Eiffel

Se por um lado alguns notaram a semelhança do Santuário de Santa Maria com a Basílica de Sacre Couer, por outro, não pode-se negar que a Ponte Eiffel de fato tem essa ligação. A beleza da Ponte Eiffel, com toda sua arquitetura não é apenas algo inspirado na capital francesa, Paris. O próprio Gustave Eiffel a desenhou sobre o Rio Lima no século XIX.

Andar pela praça da República

Passear por toda arquitetura de Viana do Castelo é uma atração que não pode-se deixar de fazer. São construções do século xvi, como a própria fonte construida em 1559 ou a Santa Casa da Misericórdia de 1589, com rico exemplo de arquitetura inspirada no renascimento e maneirismo, com influências flamengas e italianas.

As construções chamam a atenção

As construções da Praça da República chamam atenção pelas paredes de pedra e arquitetura forte, antigamente os monumentos eram feitos para durar e só temos a agradecer por podermos ver até hoje essa linda arquitetura e ao menos tentar imaginar o que aconteceu por ali, onde antigamente funcionada a câmara municipal da cidade. Mas se você quer mesmo ver uma arquitetura mais antiga, passeie até a Sé, que segue com suas torres quadradas do século XV

Navio Hospital Gil Eannes

Impossível ir a Viana do Castelo sem ao menos ver o enorme Navio Hospital Gil Eannes. É possível visitar e conhecer suas salas internas, com seus laboratórios, salas de operações e que na época serviam para dar auxílio a pesca do bacalhau.

É incrível passear pelo navio e imaginar tudo que já deve ter acontecido por lá, será que aconteceram muitas operações em meio a tempestades incríveis no meio do mar? A história do Navio é longa e vai mundo além de um Navio Hospital, visite o navio e se encante também com toda história. Continue seu passeio pela zona portuária, sua arquitetura moderna, com certeza, vai ganhar a atenção.

Museu do Traje

O museu é uma verdadeira jóia, eu sou louca pelo folclore e cultura de cada sítio então a visita ao museu é um prato cheio. Adorei poder ver cada traje em seu detalhe! É pura tradição e história vianense, claro que além de Viana, está presente as vestimentas de todo Minho. O prédio que o Museu do Traje se encontra, também merece destaque, com seu amarelo forte destacando-se das demais casas.

Praia do Norte

A tranquilidade de Viana do Castelo encanta e as surpresas são muitas. Se fores para Praia do Norte, não vais se arrepender! Além de ser uma ótima opção de passeio para quem vai a Viana do Castelo com criança, ainda tem paisagens de cair o queixo! É na Praia do Norte que vais encontrar um bom parquinho com a replica do Navio Gil Eannes, onde os miúdos podem se fartar de brincar e além disto é lá que ficam as lindas piscinas no meio do mar!

Essa é uma verdadeira jóia de Viana do Castelo que poucos conhecem, já que as piscinas só aparecem na maré baixa. A ventania nesta região é forte, vá preparado, mas tenho certeza que mesmo assim o por do sol visto dali, é inesquecível! O sol some no mar, refletindo seus raios e tornando tudo dourado, é simplesmente espetacular.

Farol da Praia do Norte

Porém se queres paisagens de tirar o fôlego, as surpresas não acabaram, vá até o farol da Praia do Norte. Onde sua passarela no meio do mar, mais parece que vai te levares ao paraíso, tonando o por do sol outro espetáculo.

Perca se por Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma delicia para se perder e andar sem rumo, sua lojinhas, pastelarias e cafés parecem te chamar a todo momento! Sente e aprecie a calma que a cidade te traz, mas não deixe também de ao menos ver um dos lindos e tradicionais lenços de Viana, é um mais lindo que o outro.

Sinta o sabor de Viana do Castelo

Gostos e sabores são um destaque na rua principal ou na frente do cais, mas cuidado com a hora! Os almoços param por volta das 15 horas e só conseguirás comer em uma pastelaria, caso se perca na hora.

Obrigada Viana do Castelo, por suas lindas paisagens

Ahh Ana, que bom que saístes da janela do Castelo e nos mostraste o que Viana do Castelo tem de bom! Já estou ansiosa para voltar e conhecer mais ainda suas belezas como o Castelo de Santiago da Barra, ou a Citânia de Santa Luzia, ou até quem sabe os moinhos de Mentador. É tanto lugar bonito que preciso voltar para ficar um bom tempo a desbravar.

Veja também:

Castelo do Almourol Roteiro Romano em Braga

Além da Serra da Estrela Douro Verde

Onde se hospedar em Lisboa Onde se hospedar no Geres Acampar no Geres Viagem Medieval O que fazer em Braga Festival do Chocolate de Óbidos

Olá, que bom ver você por aqui!

Não deixe de se cadastrar para receber toda as novidades do site!

Fique por dentro de todos os posts

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Tem dicas, sugestões ou dúvidas? Envie agora mesmo a sua mensagem!

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram